[4e] Dúvidas de D&D

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 19 Jan 2009, 07:32

Nibelung escreveu:A regra mais próxima que eu encontrei quanto a isso são poderes que causam dano baseado em mais de um elemento, como dano por ácido e fogo. Aí tu só fica protegido caso tenha resistência aos dois elementos, e apenas o menor vale.

Eu acho que a situação é assemelhada. Se tu tiver bônus contra os dois efeitos, vale o menor.

Na verdade Nibe tambem tive essa dúvida alguns tempos atrás e o que achei é que voce divide o dano pela quantidade de elementos para saber quanto de dano é de cada elemento, depois aplica as resistencias e vulnerabilidades a cada parcela desse dano. Ver pg. 55 - Keywords, 4º parágrafo.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 19 Jan 2009, 08:12

Styker escreveu:Na verdade Nibe tambem tive essa dúvida alguns tempos atrás e o que achei é que voce divide o dano pela quantidade de elementos para saber quanto de dano é de cada elemento, depois aplica as resistencias e vulnerabilidades a cada parcela desse dano. Ver pg. 55 - Keywords, 4º parágrafo.

Isso foi corrigido pela errata:
Keywords [Revision]
Player’s Handbook, page 55
Replace the second and third sentences of the fourth paragraph with the following: “Also, resistance doesn’t reduce damage unless the target has resistance to each type of damage from the attack, and then only the weakest of the resistances applies. For example, a character who has resist 10 lightning and resist 5 thunder who takes 15 lightning and thunder damage takes 10 damage because the resistance value to the combined damage types is limited by the lesser of the two resistances.”

Ou seja, o Nibe está correto: quando você é atingido por um ataque multielemental, só a resistência mais baixa vale.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Mark Logan em 19 Jan 2009, 08:36

Muito obrigado pelas repostas!

Agora outra dúvida, melhor explicitada através de um exemplo...

Um ghoul está em combate com o personagem e acerta este com o seguinte ataque:

Claws (standard; at-will)
+12 vs. AC; 1d6 + 4 damage, and the target is immobilized (save ends).

E no turno seguinte ataca o mesmo personagem, que está "immobilized" com o seguinte ataque e acerta:

Ghoulish Bite (standard; at-will)
Target must be immobilized, stunned, or unconscious; +10 vs. AC; 3d6 + 4 damage, and the target is stunned (save ends).

O personagem alvo agora estará "stunned".

A pergunta é, ele está "immobilized" e "stunned" ao mesmo tempo? Se sim, as duas condições fariam efeito ao mesmo tempo ou a primeira, "immobilized", ficaria em stand by enquanto a outra não terminasse? Ele teria de fazer saves diferentes pra cada uma?
Easy come, easy go!
Mark Logan

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 19 Jan 2009, 09:15

As duas fazem efeito ao mesmo tempo. Cada uma tem um save diferente. É aquela situação que eu falei e que me corrigiram: Dois efeitos no personagem.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Styker em 19 Jan 2009, 12:25

Isso me leva a outra pergunta: Se na situação acima eu fico stunned e caio com -5 pvs. Eu rolo o save de death e stunned ou rolo apenas death?
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 19 Jan 2009, 13:21

Styker escreveu:Isso me leva a outra pergunta: Se na situação acima eu fico stunned e caio com -5 pvs. Eu rolo o save de death e stunned ou rolo apenas death?

Os dois. Um efeito não interfere com o outro. Por exemplo, se você for curado e ainda não tiver passado no teste do Stunned, continuará atordoado.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Mark Logan em 19 Jan 2009, 13:57

E essa dúvida do Styker me fez levantar outra:

Se o encontro termina e eu estou sendo vitima de algum efeito, eu vou rolando saves até passar ou ele termina no fim do encontro?
Easy come, easy go!
Mark Logan

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Deicide em 19 Jan 2009, 14:36

Mark Logan escreveu:E essa dúvida do Styker me fez levantar outra:

Se o encontro termina e eu estou sendo vitima de algum efeito, eu vou rolando saves até passar ou ele termina no fim do encontro?

Em si, as condições duram por 5 minutos ou até você passar no save.

Deicide

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 19 Jan 2009, 19:03

Deicide escreveu:
Mark Logan escreveu:E essa dúvida do Styker me fez levantar outra:

Em si, as condições duram por 5 minutos ou até você passar no save.

O que na prática quer dizer que a única condição que tu tem que se preocupar na maioria do tempo com isso é dano contínuo.
Imagem
Imagem
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Fëanor em 19 Jan 2009, 19:15

Keywords [Revision]
Player’s Handbook, page 55
Replace the second and third sentences of the fourth paragraph with the following: “Also, resistance doesn’t reduce damage unless the target has resistance to each type of damage from the attack, and then only the weakest of the resistances applies. For example, a character who has resist 10 lightning and resist 5 thunder who takes 15 lightning and thunder damage takes 10 damage because the resistance value to the combined damage types is limited by the lesser of the two resistances.”

Ou seja, o Nibe está correto: quando você é atingido por um ataque multielemental, só a resistência mais baixa vale.

Achei isso meio estranho.
Eu dividiria o dano do poder pela quantidade de elementos e analizaria cada um separadamente.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 19 Jan 2009, 19:31

Eu entendi o motivo da mudança: Agilizar o jogo.

Dividir por 2 até que passa, mas pegue as magias mais fortes que causam dano de três elementos. Já não é mais tão intuitivo de se dividir. Além disso, múltiplas resistências fracas seriam mais efetivas do que uma forte.
Imagem
Imagem
Nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 19 Jan 2009, 20:05

Três duvidas meio bobinhas, de quem pegou a aventura em português e começou a ler hoje :b

Qualquer poder que tenha um TR (Teste de Resistencia) Encerra, é só rolar o d20, 10+ passa, 9- Falha? É só isso? Não soma nada ou compara com algum valor pré-estabelecido?

E outra, A condição Morrendo (que pelo que entendi) mudou drasticamente, não?
A duvida: Quando o personagem está com PVs negativos, ele estará morrendo, mas não perde PVs por rodada (como na 3.5), e somente morrerá se falhar em três TRs seguidos (os mesmos da duvida acima). Quer dizer, se o personagem obtiver sucesso infindavelmente, ele não morrerá nunca, mas ficará desacordado, até que alguém venha levantá-lo?

E pra finalizar, algo que eu tenho certeza de ter entendido errado:

Um personagem morrendo (com PVs negativos), que receber, suponhamos, 10 pontos de cura, irá levantar com 10 Pontos de Vida? Porque o que eu entendi da descrição é: Se um individuo morrendo receber uma cura de qualquer tipo, seus PVs sobem automaticamente para Zero e a cura é adicionada a partir daí.

Obrigado, e aguardem mais Duvidas Diversas (ou D&D, sacaram?¹)

¹ Duvidas Diversas era um saudoso tópico da Spell Brasil parecido com esse, mas para duvidas da 3.X
Editado pela última vez por Bahamute em 19 Jan 2009, 20:43, em um total de 1 vez.
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Kinn em 19 Jan 2009, 20:28

Bahamute escreveu:Três duvidas meio bobinhas, de quem pegou a aventura em português e começou a ler hoje :b

Qualquer poder que tenha um TR (Teste de Resistencia) Encerra, é só rolar o d20, 10+ passa, 9- Falha? É só isso? Não soma nada ou compara com algum valor pré-estabelecido?

Não. É só isso mesmo, mas alguns poderes de monstros ou manobras de jogadores podem alterar essa jogada aumentando ou diminuindo o valor do teste.
Anões por exemplo tem TR+5 contra veneno, então passam com 5+

A duvida: Quando o personagem está com PVs negativos, ele estará morrendo, mas não perde PVs por rodada (como na 3.5), e somente morrerá se falhar em três TRs seguidos (os mesmos da duvida acima). Quer dizer, se o personagem obtiver sucesso infindavelmente, ele não morrerá nunca, mas ficará desacordado, até que alguém venha levantá-lo?

Sim, apenas quando falhar em 3 TR contra morte, mas não precisam ser seguidos. Podem ser 2 num encontro e +1 em outro... o status de falhas no teste cessam com um descanso prolongado.

E pra finalizar, algo que eu tenho certeza de ter entendido errado:

Um personagem morrendo (com PVs negativos), que receber, suponhamos, 10 pontos de cura, irá levantar com 10 Pontos de Vida? Porque o que eu entendi da descrição é: Se um individuo morrendo receber uma cura de qualquer tipo, seus PVs sobem automaticamente para Zero e a cura é adicionada a partir daí.

Sim. Cura presume agora você ter sempre 0pv, para garantir que ao ser curado tenha sempre Pvs positivos.

Obrigado, e aguardem mais Duvidas Diversas (ou D&D, sacaram?¹)
¹ Duvidas Diversas era um saldoso tópico da Spell Brasil parecido com esse, mas para duvidas da 3.X

:victory:
Kinn

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Nibelung em 19 Jan 2009, 20:47

Kinn escreveu:

Sim, apenas quando falhar em 3 TR contra morte, mas não precisam ser seguidos. Podem ser 2 num encontro e +1 em outro... o status de falhas no teste cessam com um descanso prolongado.

Só consertando. O livro do jogador diz que é com um descanso, mas não cita se é um breve ou prolongado.

Pessoalmente, eu considero que é um descanso breve, porque é muito comum o defensor cair várias vezes por combate.
Imagem
Imagem
Nibelung

[4e] Dúvidas de D&D

Mensagempor Bahamute em 19 Jan 2009, 21:07

Obrigado pelas respostas, mas agora surgiu uma nova duvida:
Kinn escreveu:Sim, apenas quando falhar em 3 TR contra morte, mas não precisam ser seguidos. Podem ser 2 num encontro e +1 em outro... o status de falhas no teste cessam com um descanso prolongado.

Então, seu meu personagem falhou duas vezes num encontro, e não descansou antes de entrar num novo encontro, caso ele fique morrendo de novo, ele morre com apenas uma falha de TR?
Aquele abraço!
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários