Silva
Esse é dos artigos mais mal escritos que eu já vi em toda a minha vida. Antes de tudo, ele já começa com a pérola "Which is odd, because I haven't run anything there for over 15 years.", ou seja, ele basicamente deixou de lado o cenário por quase toda sua história e agora vai dizer uma série de motivos que se contradizem entre si:
1.Ele vai reclamar por todo artigo que Forgotten Realms é um "antro de powergaming" - e isso não faz o menor sentido. Powergaming é uma atitude de jogador, não um elemento do cenário. Entretanto supondo que por algum motivo profano ele usou powergaming como "Os Personagens são mais Poderosos", adivinhe só: Ele continua errado.
Forgotten Realms sempre foi, pelas regras, um dos cenários que refletem o "poderio médio" de D&D - faria muito mais sentido reclamar de Powergaming por exemplo, em Dark Sun, onde em AD&D e D&D 4e, um personagem médio de Dark Sun é mais forte que seu equivalente de D&D "Padrão" - ou de Eberron, no caso de D&D 3.5 (Oh, olá Action Points).
E sendo generoso e permitindo que ele tenha dito que Powergamer quer dizer "Tem NPCs poderosos demais" - de que diabos ele está reclamando? Estamos falando de um cenário que desde o AD&D 1e já era um cenário de High Fantasy, com uma vasta história e que tem meios para que poderosos personagens de um passado distante continuem vivos (Lichdom, por exemplo) no presente. Reclamar disso em Forgotten Realms é como reclamar que homens tem pênis.
2. Forgotten Realms 3e é um livro "mecânico demais" - Profano Zeus, essa é uma das maiores idiotices ditas por Old Schoolers: A separação entre mecânica, cenário e roleplay. Descrição mecânica de classes de prestígios, talentos, raças e o que mais for
são elementos do cenário. São os fatores mecânicos que mostram aos jogadores o que é que um herói Harper é ou por que os Purple Dragons são uma unidade temida de cavalaria - principalmente,
o que os diferencia de outros tipos de personagens.
3. Reclamar que Forgotten Realms tem diversas pseudo-culturas terrestres ao mesmo tempo que aceita que Toril é um "mundo-irmão" da Terra e que elementos de um influenciariam no outro é paradoxal: Está negando justamente o que é estebelecido na edição de Forgotten Realms que se elogia.
4. Eu já falei que ele usa o termo Powergaming para "qualquer coisa que ele não gosta" e sequer explica o que ele quer dizer com isso?
5. E por fim ele reclama de quem conhece e leu suplementos de D&D lançados durante o período em que ele deixou o cenário de lado. Bem - então por que diabos ele está criticando algo que ele sequer conhece - embora ele tenha estabelecido no começo que também tem se interessado e lido Forgotten Realms 3e.
6. Por fim, há ao menos uma coisa em que eu concordo com ele: As "novels" de Forgotten Realms são horrendas.

"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil
When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.