[4e] Resgatando um pouco do OLD SCHOOL na 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Styker em 21 Jan 2010, 10:52

Kasuya escreveu:Cara, seus jogadores estão nessa de "ah, usa um surge para compensar a armadilha e está tudo bem"?

No momento em que você colocar uma armadilha-alarme que envenena os strkers deixando-os enfraquecidos (causando sempre metade do dano) e fazer a armadilha "chamar" algum grupo de inimigo onde muitos parecem claramente ser burtos, elites ou até solos e você verá a cara de desespero deles.

A minha idéia de armadilha é JUSTAMENTE essa. :D

A minha reclamação era a falta de armadilhas que fizessem isso, vendo somente armadilhas que são melhor usadas durante o combate, esse tipo de armadilha é justmente o que eu pretendo estar usando nas próximas aventuras.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Darin em 21 Jan 2010, 10:54

Faça melhor... Faça com que as armadilhas tirem surges de uma vez... e de quem mais precisa deles (ladino, por exemplo)
Darin

Mensagempor Kasuya em 21 Jan 2010, 11:31

A minha reclamação era a falta de armadilhas que fizessem isso, vendo somente armadilhas que são melhor usadas durante o combate, esse tipo de armadilha é justmente o que eu pretendo estar usando nas próximas aventuras.

Então isso não caracteriza em si uma reclamação. É só criar a armadilha. É como reclamar da 4e por sentir falta de monstros como um "homem-escorpião" no livro do jogador 1. Cria oras!

O sistema foi feito pensando em você que não tem exatamente o que quer: agora você pode criar sem quase nenhum esforço além da ideia inicial.

Sabe essa armadilha? Tudo o que tu vai fazer é criar um ataque contra fortitude se acertar os alvos ficam enfraquecidos (TR encerra) e pronto. Sua armadilha está feita. O único trabalho que você vai ter é olhar lá no livro o nível que você quer (para definir o bônus de ataque).

Aliás, se você quiser ser particularmente sacana, coloque mais de uma armadilhas do tipo com áreas de efeito em intersecção de modo a atacar um alvo mais de uma vez. Isso faria com que a cara do ladino ao descobrir que está enfraquecido três vezes (ou seja, metade do dano e só se livra se passar por três TRs) em frente a um monstro obviamente solo fosse a mais hilária possível!
Imagem
Kasuya

Mensagempor Luminus em 21 Jan 2010, 12:12

Aliás, se você quiser ser particularmente sacana, coloque mais de uma armadilhas do tipo com áreas de efeito em intersecção de modo a atacar um alvo mais de uma vez. Isso faria com que a cara do ladino ao descobrir que está enfraquecido três vezes (ou seja, metade do dano e só se livra se passar por três TRs) em frente a um monstro obviamente solo fosse a mais hilária possível!

... foi só aqui comigo, ou esse argumento melou a tela toda com um creme de AD&D?

E.
Luminus

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Jan 2010, 12:27

se for o creme "Foder com PC's", então sim
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Lumine Miyavi em 21 Jan 2010, 12:42

Se o creme de AD&D for "ser babaca com os jogadores", é o clima perfeito pro PUDIM DA MORTE.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Elven Paladin em 21 Jan 2010, 14:23

se for o creme "Foder com PC's", então sim...

Se o creme de AD&D for "ser babaca com os jogadores", é o clima perfeito pro PUDIM DA MORTE.

Eu não diria que é exatamente assim. Embora eu concorde com a ideia geral de que não se deve punir um jogador por fazer o que se deve fazer, há certos tipos de ambiente onde sim, o DM tem que "foder os jogadores".

Por exemplo, se o DM descreveu uma certa masmorra como "o antigo templo profano de um demonologista paranóico que antes de seu enigmático fim, encheu todo o lugar com armadilhas mortais e encantos terríveis", nada mais coerente do que ele realmente ferrar por completo os jogadores que não forem cuidadosos e mesmo paranóicos naquele ambiente.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Luminus em 21 Jan 2010, 14:35

se for o creme "Foder com PC's", então sim

Pessoas, por favor, saiam da defensiva... era só dizer "não".

E.
Luminus

Mensagempor Kasuya em 21 Jan 2010, 15:06

... foi só aqui comigo, ou esse argumento melou a tela toda com um creme de AD&D?

Melou. O fato não é o que EU quero que aconteça na minha mesa (não, eu não faria isso... talvez nos maus dias mais sádicos :P), mas sim o que ELES querem para mesa deles. Se os jogadores do cara gostam disso, tranquilo, então estou dizendo como ele poderia fazer na 4e.

Deixa eles se divertirem, oras. ;)
Imagem
Kasuya

Mensagempor Luminus em 21 Jan 2010, 15:51

Kasuya,

Concordo contigo. RPG só é jogado errado quando os jogadores e o mestre não se divertem. Se é isso que agrada ao grupo, então que eles o recebam!

E.
Luminus

Mensagempor Styker em 21 Jan 2010, 17:25

Luminus escreveu:Kasuya,

Concordo contigo. RPG só é jogado errado quando os jogadores e o mestre não se divertem. Se é isso que agrada ao grupo, então que eles o recebam!

E.

Justamente, descobri essa semana que meus jogadores estão com saudades de terem medo de algumas criaturas, de terem medo de algumas armadilhas. Sinceramente NEM EU sabia disso.

Não sei quem acompanha aqui mas achei no blog slyflourish artigos que são a cara do meu grupo, especialmente um que turbina os dragões (uma das reclamações deles é que os dragões viraram apenas mais um monstro solo - não que EU concordo com isto mas que seja...)
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Kasuya em 21 Jan 2010, 19:44

Já meus jogadores sempre foram irremediavalmente frustrados por nunca terem enfrentado um dragão. Eu sou do tipo de narrador que adora os níveis baixos e aquele clima de "início de carreira". Então iria demorar muito para eles chegarem em níveis compatíveis com um dragão da 3.x. Só que o jogo morria ou acabava antes disso.

Cara, e você devia ver a cara de desespero deles (e empolgação, depois) ao ver um dragão emergindo na frente deles na primeira aventura que eu narrei no primeiro nível!!! Foi impagável! (Por sinal, foi a batalha que consolidou o bárbaro lá em cima no nosso conceito, porque tornou o combate muito mais emocionante do que já seria se fosse só o dragão e os outros personagens).

Fancamente, dizer que o dragão virou "só" um "monstrinho solo" chega quase a me ofender. Eu sei que é gosto deles e gosto não se discute mas... é phoda... =/

Faz o seguinte. Dá próxima vez, põe apenas um dragão (um solo, nada de "filhote/jovem/whatever") com uns dois ou três níveis acima do grupo (leve em conta QUANTOS personagens tem no grupo). Você vai ver o desespero deles e eles vão redescobrir o prazer de matar um dragão.

No meu exemplo, os jogadores estavam no nível um e enfrentaram um dragão marrom de nível 3. Foram mais de duzentos pontos de dano de pura adrenalina, pode ter certeza! Quatro dos seis personagens cairam e o bárbaro (literalmente) no tudo ou nada cortou a cabeça do bicho e tomou banho com o sangue (se ele falhasse, ele teria dado tanto bônus para ser atingido pelo dragão que era certeza o dragão acertar o combo garra-garra-mordida e ele já era). (E olhe que ninguém lá tem essas tendências sado-masorquista dos seus jogadores XD).
Imagem
Kasuya

Mensagempor Styker em 21 Jan 2010, 21:57

Kasuya escreveu:Já meus jogadores sempre foram irremediavalmente frustrados por nunca terem enfrentado um dragão. Eu sou do tipo de narrador que adora os níveis baixos e aquele clima de "início de carreira". Então iria demorar muito para eles chegarem em níveis compatíveis com um dragão da 3.x. Só que o jogo morria ou acabava antes disso.

Cara, e você devia ver a cara de desespero deles (e empolgação, depois) ao ver um dragão emergindo na frente deles na primeira aventura que eu narrei no primeiro nível!!! Foi impagável! (Por sinal, foi a batalha que consolidou o bárbaro lá em cima no nosso conceito, porque tornou o combate muito mais emocionante do que já seria se fosse só o dragão e os outros personagens).

Fancamente, dizer que o dragão virou "só" um "monstrinho solo" chega quase a me ofender. Eu sei que é gosto deles e gosto não se discute mas... é phoda... =/

Faz o seguinte. Dá próxima vez, põe apenas um dragão (um solo, nada de "filhote/jovem/whatever") com uns dois ou três níveis acima do grupo (leve em conta QUANTOS personagens tem no grupo). Você vai ver o desespero deles e eles vão redescobrir o prazer de matar um dragão.

No meu exemplo, os jogadores estavam no nível um e enfrentaram um dragão marrom de nível 3. Foram mais de duzentos pontos de dano de pura adrenalina, pode ter certeza! Quatro dos seis personagens cairam e o bárbaro (literalmente) no tudo ou nada cortou a cabeça do bicho e tomou banho com o sangue (se ele falhasse, ele teria dado tanto bônus para ser atingido pelo dragão que era certeza o dragão acertar o combo garra-garra-mordida e ele já era). (E olhe que ninguém lá tem essas tendências sado-masorquista dos seus jogadores XD).

Pode ter certeza que eu não sou nem um pouco generoso quando uso dragões, meus players sempre souberam que eu só escolho os bixanos quando é pra ser aquela tensão. Também sigo a regra de não é porque ele é solo que ele vem sozinho ou em ambiente quadrado sem features. MAS os players reclamam da ficha do bixo mesmo, no slyflourish tem uns poderes pra dar um tuning nos dragoes, achei bem legais.
Imagem
Styker

Mensagempor Darin em 21 Jan 2010, 22:18

Não gosto de player que vai atrás de estatísticas que não são para players...
Darin

Mensagempor Lorde da Dança em 21 Jan 2010, 22:21

Eu pessoalmente sou da filosofia "dragão voa e cospe fogo, fora disso já não é mais um dragão".
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários