[4e] Descanso Prolongado = Turno do vilão

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Agnelo em 11 Ago 2009, 10:41

Luminus escreveu:Escolher em qual noite de descanso você recupera seus poderes = complete suspension of disbelief

Recuperar ferimentos de uma baforada de dragão que o deixou as portas da morte com 6h de sono também. Ainda não entendo seu ponto.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor ferdineidos em 11 Ago 2009, 11:55

O que ele está propondo é muito crível para uma situação dessas.

Os heróis não terem direito ao extended rest significa que estão focados no objetivo da missão. É a mesma coisa que se pensar que você está estressado por causa de um projeto, enquanto ele não termina, não tem sono que restaure.

E o "turno do vilão" não quer dizer que o tempo não vai passar pra ele, a coisa vai continuar a correr normalmente, mas assim que o grupo parar pra um descanso prolongado ao invés da ameaça aumentar em P.A. vai aumentar em P.G. Isso força os jogadores a só fazer o descanso prolongado quando for realmente necessário. Dessa forma, aqueles 5 encontros espalhados em uma semana vão ser um desafio.

e Hermes: "A diferença do resultado de uma batalha difícil contra um grupo com os poderes daily esgotados contra um com os poderes daily intactos é muito pequena." Só em nível baixo né? Por que em níveis elevados tem uma grande diferença.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Luminus em 11 Ago 2009, 13:24

@Luminus: tl;dr

Reveja seus conceitos.

Peraí, deixa eu ver se eu entendi:

Deixo, claro...

Antigamente o gerenciamento de recursos era mais importante, já que os recursos eram mais escassos, e por isso o gerenciamento de recursos está se tornando um foco nas novas edições?

Não, nada disso. Gerenciamento de recursos sempre foi importante. Antes era mais importante (ou, mais significativo) porque os personagens tinham menos recursos à sua disposição, então seus jogadores (e apenas os seus jogadores) se preocupavam com isso. Hoje em dia, os mestres também tem de se preocupar, porque em um "mundo equacionado", qualquer economia conseguida por parte de um dos lados reflete-se em um prejuízo para o outro. Em um jogo onde os melhores poderes dependem de um descanso de oito horas, o valor dessas oito horas aumenta demais. Assim sendo, aumenta o foco do gerenciamento de recursos, que virou um problema do mestre e dos jogadores.

E... o que esse seu post imenso tem a ver com a House Rule do Nib?

A House Rule dele trata justamente de gerenciamento de recursos.

Recuperar ferimentos de uma baforada de dragão que o deixou as portas da morte com 6h de sono também. Ainda não entendo seu ponto.

O ponto é que um passo em uma direção é uma coisa; dez passos naquela mesma direção é uma outra coisa.

E.
Luminus

Mensagempor Hermes em 11 Ago 2009, 15:38

DracoDruida escreveu:Só que nesse ponto você está sendo imediatista. A proposta do Nibelung é, enquanto ele dá um limite de tempo, o limite de tempo é em dias, não é algo curto como "O ritual vai ser feito em 16 horas.".
Como ele disse, pense em uma campanha urbana investigativa, algo mais noir. A quantidade de encontros por dia é muito baixa, e utilizando a mesma regra de gerência de recursos, os personagens não recuperar não só seus daily como seus healing surges. Imagine que todos os personagens tenham infinitas healing surges para usar, embora limitados pela quantia que podem usar por encontro, em todos os combates. Isso sim é algo surreal.

Nibelung escreveu:Mas sim, a ideia é essa: Aventuras de longo prazo, onde ela não se resolve em "um dia". Uma briga com capangas na terça, uma tentativa de roubo na quarta, dois desafios de perícia na quinta, um assassino contratado na sexta...

Como eu disse antes, não vejo problemas nisso. Se você fizer encontros bem balanceados não serão a quantidade de recursos disponiveis no momento do encontro que criarão a dificuldade e sim a dificuldade do próprio encontro.

Até entendo isso quando observado do ponto de vista de quem jogava 3.5, antigamente realmente exaurir os recursos dos personagens se fazia necessário para poder impor um desafio. Hoje em dia simplesmente não vejo motivos para fazer isso.

Não faz muito tempo que eu mestrei uma aventura extremamente frenética na qual os jogadores só conseguiram dar 2 short rest na aventura inteira. Essa aventura era composta de 5 encontros, sendo 3 deles de nível de dificuldade normal e 2 desafiadores. Os jogadores conseguiram passar pela aventura bem, obviamente sairam feridos, alguns tombaram algumas vezes sem morrer. No encontro final da aventura, mesmo exauridos os jogadores foram capazes de sobreviver e completar o objetivo da missão (no caso escapar). Da mesma forma, pouco depois eu mestrei outra aventura em que os personagens estavam completamente descansados e durante um encontro dois personagens tombaram a beira da morte e o grupo sofreu uma barbaridade para derrotar o encontro, mesmo tendo todos os daily e surges cheios. Ou seja, não é a quantidade de recursos que vai definir a dificuldade do encontro. É plenamente possível fazer encontros desafiadores mesmo com os personagens com os recursos no máximo.

Não estou levando em consideração se é viavel ou não um personagem se recuperar completamente do dia para a noite. Isso é outra discussão para mim, uma que nem desejo adentrar, até porque D&D 4 não é um sistema apropriado para realismo. Só acho que não há motivos para querer impor esse gerenciamento de recursos quando o sistema não demanda mais isso (pelo menos do meu ponto de vista).

ferdineidos escreveu:e Hermes: "A diferença do resultado de uma batalha difícil contra um grupo com os poderes daily esgotados contra um com os poderes daily intactos é muito pequena." Só em nível baixo né? Por que em níveis elevados tem uma grande diferença.

Tenho mestrado em nível 15+ com frequência já que minha campanha anterior se situava mais ou menos neste padrão e tenho visto esse cenário com frequência. O que realmente força o grupo a parar não são os poderes daily e sim a quantidade de surges disponiveis. É plenamente possível e plausivel para o grupo continuar progredindo em uma aventura com apenas at-will e encounters desde que eles ainda tenham surges.

Porém é fato que alguns jogadores vão querer de tempos em tempos descansar para recuperar seus dailies. Afinal são poderes fortes e bons, no entanto quando colocados em situações extremas é viavel eles jogarem e progredirem sem eles.
Hermes

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2009, 15:49

Reveja seus conceitos.

Escrever menos "Whiskas Sachê" e mais objetivamente. :cool:

Eu ainda não entendi a implicância com a HR da mesa do Nibe...

Tipo, se você aceita Pontos de Vida, Poderes de Encontro, Poderes Diários e um monte de outros termos metajogos como a realidade do jogo, aceitar que durante o descanso outras podem acontecer é tão... dificil?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Torneco em 11 Ago 2009, 19:49

Bem, coisas que poderiam fazer o jogo parcer mais realista seria tornar o Descanso Prolongado (Também conhecido como "fui dormir em uma Inn, já volto" por aqui) mais longo, algo como um dia inteiro de descanso, ou diminuir o efeito dele, como recuperando algumas surges e menos dailys que o normal (Eu diria por exemplo um terço dos recursos).

Aqui em casa eu não sinto muito esse problema pois eu não conto mais o xp por encontro, eu evoluo o povo por aventuras. Então, quando é algo mais investigativo e só vai ter aquele combate no dia, eu coloco um bem difícil.
Torneco

Mensagempor Luminus em 11 Ago 2009, 20:27

Escrever menos "Whiskas Sachê" e mais objetivamente.

O ponto é: não é necessário criar uma regra que diga que, quando os personagens descansam, o mundo anda ao seu redor, porque isso é o normal de se acontecer. Em uma campanha, então, é o esperado.

Eu ainda não entendi a implicância com a HR da mesa do Nibe...

Implicância? Onde?

aceitar que durante o descanso outras podem acontecer é tão... dificil?

Na verdade, é tão fácil, mas tão fácil, que é difícil de se pensar que alguém da inteligência do nibe acredite que seja necessária uma regra para deixar claro que isso aconteça. Foi isso que eu escrev... ah, é: você não leu.

E.
Luminus

Mensagempor Lumine Miyavi em 11 Ago 2009, 20:32

Luminus, eu não DISSE que você fez isso, velho. >.>

Eu li t'eu post, só achei loooooooongo, redundante, extenso, redundante, desnecessário e redundante. Parecia um post do Planes, pô! (E redundante!)

Meh, me ache no msn. xD
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 11 Ago 2009, 21:34

Implicância? Onde?

Não foi da sua parte. Tem muita gente que primeiro criticou a HR antes de tentar entender.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Styker em 11 Ago 2009, 21:54

Luminus escreveu:Escolher em qual noite de descanso você recupera seus poderes = complete suspension of disbelief

E.

Na verdade o que propus é que em locais perigosos voce só recupera os poderes se puder realmente descansar em paz. (Até permito personagens usarem nature ou dungeonering para encontrar locais tranquilos.)
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Mensagempor Agnelo em 12 Ago 2009, 08:11

Luminus escreveu:
aceitar que durante o descanso outras podem acontecer é tão... dificil?

Na verdade, é tão fácil, mas tão fácil, que é difícil de se pensar que alguém da inteligência do nibe acredite que seja necessária uma regra para deixar claro que isso aconteça. Foi isso que eu escrev... ah, é: você não leu.

Luminus,

Pra alguém que reclama tanto que não lêem teus posts talvez fosse importante que você lê-se mais os dos outros usuários.

Em primeiro lugar essa parte do post do Lumine não foi pra você, por isso tudo que fizeste foi passar ridículo.

Em segundo lugar toda a sua análise foi um off-topic sem-vergonha que só prova não teres digerido a proposta do nibelung antes de dar sua "verdade" sobre ela.

Em terceiro lugar nesse quote tu foste desnecessariamente provocativo sem a menor necessidade. pare com isso, ou vamos ter problemas por aqui.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Luminus em 12 Ago 2009, 10:24

Pra alguém que reclama tanto que não lêem teus posts talvez fosse importante que você lê-se mais os dos outros usuários.

"Reclamo tanto", você diz. Onde? Cadê? Comentei que o cara não leu o que eu escrevi, que aliás foi o que ele mesmo disse sobre o meu texto: ou então "tl;dr" quer dizer outra coisa que não "too long; didn't read". Não é sequer uma reclamação, e sim uma citação. No mais... onde estariam as outras reclamações, por favor? Poderia citar ao menos três? Afinal de contas, se elas são "tantas"...

Em primeiro lugar essa parte do post do Lumine não foi pra você, por isso tudo que fizeste foi passar ridículo.

A cara é minha, se eu passar um ridículo (ou dois, ou três...) é problema meu. E, sendo para mim ou para outros, o comentário que eu fiz é pertinente. E, de mais a mais, ele já me disse que não era para mim, e já estamos conversados e entendidos (eu e o Lumine). Assim sendo, sua intervenção nesse ponto, além de tardia, é inócua, quando não prejudicial, pois reaviva um ponto irrelevante, superado e abandonado por ambas as partes da conversa.

Em segundo lugar toda a sua análise foi um off-topic sem-vergonha que só prova não teres digerido a proposta do nibelung antes de dar sua "verdade" sobre ela.

Não, não foi um off-topic sem vergonha. E eu não tenho uma verdade a respeito de nada, muito menos regras caseiras: provavelmente, você está me confundindo com outra pessoa. E, na proposta do Nibe, não tem nada para ser "digerido", uma vez em que ele pediu opiniões, e não testes de paladar, acerca de uma regra que, em seu âmago, diz: quando você se recupera, os outros também o fazem. Um quilômetro de duodeno não te ajuda nisso, mas um pouquinho de cérebro pode te levar longe na questão, talvez até mesmo para além do óbvio.

Em terceiro lugar nesse quote tu foste desnecessariamente provocativo sem a menor necessidade. pare com isso, ou vamos ter problemas por aqui.

Opa, as pessoas então passaram a receber advertências logo na primeira provocação, mesmo quando não há uma ofensa contrabandeada nessa provocação? Puxa, que mudança bacana no fórum da spell!!! Tomara que dure!

E.
Luminus

Mensagempor ferdineidos em 12 Ago 2009, 11:22

Luminus escreveu:E, na proposta do Nibe, não tem nada para ser "digerido", uma vez em que ele pediu opiniões, e não testes de paladar, acerca de uma regra que, em seu âmago, diz: quando você se recupera, os outros também o fazem.

Não, a regra em seu âmago não quer dizer isso. Isso só esclarece que você não entendeu o ponto.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Ago 2009, 11:27

Uhul! Porrada!

Na verdade o que propus é que em locais perigosos voce só recupera os poderes se puder realmente descansar em paz. (Até permito personagens usarem nature ou dungeonering para encontrar locais tranquilos.)

Rapá, elas por elas, não esqueça que sempre alguém pode sempre ficar "de vigia", e depois fazer rotação. Então mesmo que demore mais, acho que é sim possível "descansar" em qualquer lugar, nem que seja de maneira precária.

Palavras de um cara que vivia dormindo na escada da rodoviária. XD
Lumine Miyavi

Mensagempor Luminus em 12 Ago 2009, 11:53

Meu querido Ferdineidos,

Direto do texto do Nibelung:

"Ao invés de vincular o descanso prolongado com o ciclo do dia e da noite (um por dia, esperar 16 horas pra fazer outro, etc), eu vou dividir os turnos em "vez dos heróis" e "vez do vilão"."

E, o que seria isso? Nibelung explica mais à frente:

"Durante o turno dos heróis, eles chegam na vila, descobrem que eles precisam de sua ajuda, conhecem o básico do vilão, e fazem sua primeira investida. O vilão, até agora, não sabe nada dos personagens, e vai sofrer o ataque como se fosse qualquer outro, com as defesas que ele tem preparada."

Ou seja, os heróis agem, gastam seus recursos, etc... e o que teremos depois? Direto do texto do Nibelung:

" Até a hora que os personagens resolvem tirar um descanso prolongado. Aí chega o turno do vilão."

Opa, os personagens decidiram se recuperar... chegou a vez do vilão. O que será que ele fará?? Vejamos como Nibelung escreveu:

"Durante o turno do vilão, o plot favorável a ele vai avançar. A epidemia mortal vai afetar mais vítimas, o artefato maligno vai estar próximo de ser concluído, a princesa sequestrada vai ser morta ou sacrificada, o serial killer vai fazer outra vítima, e a formação defensiva na Fortaleza da Perdição vai ser repensada com base nos últimos invasores e nos soldados restantes."

Ou seja, as pilhas do vilão recarregam-se, sua história anda e ele se recupera. E por que eu coloquei essa recuperação como o âmago da coisa? Simplesmente porque, durante o turno dos personagens, eles só interagiram com esse aspecto. Não faz muito sentido você se recuperar de um ataque que não ocorreu, correto? Os personagens não tem como ter essa percepção de mudança naquilo com o qual não interagiram, concorda? Então...

Entendeu?

EDITADO = Onde estava escrito "Texto do Lumine", corrigido para "Texto do Nibelung", logo nas primeiras linhas.

E.
Editado pela última vez por Luminus em 12 Ago 2009, 13:23, em um total de 1 vez.
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários