Oda escreveu:Mas sinceramente, quem pode culpa-los? É uma fonte restritiva, estupida, clichezada, criada por ocidentais para representar o "exotico" oriente, chega até mesmo ser desrespeitoso. Quer dizer só porque a classe é oriental ela é "especial"? "Diferente"?
Discordo em parte. Concordo que seria ridículo encaixar TODAS as classes orientais nessa fonte. Concordo também que, na essência, não faz muito sentido distinguir entre Psionismo e Ch'i Kung (artes de manipulação do Ch'i/Ki). Mas as técnicas e tradições que culminaram nos diversos sistemas de Ch'i Kung conhecidos hoje (muitos dos quais fazem parte do currículo de escolas de Kung Fu), sem falar de técnicas associadas como a própria acupuntura, são um universo tão vasto e rico, que eu acho sim que justificaria uma fonte de poder própria, se houvesse interesse. Não sei dizer com quais classes exatamente eu preencheria essa fonte, mas acho que Warden e Avenger estão aí pra comprovar a criatividade dos autores. Acho que muitas classes orientais se enquadrariam como Marciais, Arcanas, Divinas e Primais. Me causa estranheza chamar monge de psiônico, parece que arrancamos toda uma bagagem cultural dele. Mas, realmente, a essência é a mesma: treinar a mente para dominar a si e ao que te cerca. Chamar de "disciplinas" os poderes dessa fonte é perfeito. De qualquer modo, acho importante que a classe seja suficientemente neutra em relação a cultura pra você poder encaixá-la em contextos diversos. Só não consigo conceber um monge chamando suas disciplinas pelo termo "psiônico". Mas isso é preocupação de interpretação, não de mecânica.
Com relação às armas, eu achei muito esquisita a seleção de armas do monge. Se era pra limitar, acho que deveria seguir a filosofia do clérigo default da segunda edição, que só podia usar armas contundentes com a idéia de evitar lutar letalmente, pois era mais fácil (sem magia) consertar ossos do que tratar infecções, gangrena, mutilações e perfurações de órgãos vitais. Mas tem adaga e lança na lista! Se tem lança, também deveria ter cimitarra (dao), espada longa (jian), espada curta (borboleta) e por aí vai. O que é que shuriken tem a ver com monge? Claramente, esse monge em alguns pontos tenta fundir diversos conceitos de lutador místico oriental, mas ao mesmo tempo ignora conceitos mais triviais. Acho que esse aspecto poderia ter sido melhor implementado.