Smaug escreveu:Na verdade, eu estou tentando entender a sua critica, deixa ver se consigo expor melhor o que eu penso:
Vc disse que não gostava de planescape no sistema de D&D (em qualquer uma de suas encarnações) por não aproveitar o potencial filosófico e abstrato do cenário, resumindo tudo a dungeon crawl etc. Eu, tendo já visto outras pessoas reclamarem disso e viverem falando de cenários mais abstratos etc, gostaria de saber como seria uma aventrua com esse carater abstrato, no caso em planescape que é o cenário do tópico ? Digo estrutura da aventura, desafios (se eles vão mesmo existir), coisas assim.
Porém, as idéias que vc apresentou não são podem ser aplicadas junto com o dungeon crawl, como parecem sim dentro do espirito de D&D, mostrando que o cenário está sim bem "casado" com o sistema.
Agora entendi. Bem, minha crítica tem a ver com as prerrogativas do sistema não baterem com o que eu acho interessante no cenário. Ou seja, um sistema que reduz personagens à meras funções belicistas (long range artillary[mage], trooper[warrior], paramedic[cleric], scout [thief], etc) em um cenário onde "crer é poder"; um sistema que força "camisas de força" nos personagem através de conceitos como "classes e niveis", em um cenário que clama por liberdade criativa total (tente criar em D&D um personagem que é um crânio flutuante que escapou do PIllar of Skulls de Baator, e você entenderá o que digo; ou uma armadura de placas que tomou vida própria e adquiriu consciência).
Alguns defendem que o fato de ter "Alignment" já é suficiente pra AD&D cair como uma luva no cenário. Eu discordo - acho que a
mecânica de alignment unicamente, sim, cai como uma luva no cenário, nada mais além disso. Mas isso já foi discutido à exaustão
aqui.

(foram sugeridos alternativas interessantes, como FATE, Mago, Unknown Armies e a mecânica de Afiliação do DM handbook 2. Todas, na minha pequena opinião, mais alinhadas com planescape do que D&D jamais poderia).
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda