Eu levantei também a questão de auras com meus jogadores. Auras por exemplo simplesmente inutilizam os minions praticamente.
Eu pensei em duas soluções para esse problema. A primeira é exigir que minions só sejam mortos por ataques que efetivamente façam uma rolagem contra eles. A segunda opção é criar uma categoria de "super minions" que tenham um pouco mais de HP, o suficiente para morrer com um ataque porém não tão pouco ao ponto de morrer com um efeito de dano direto como os mencionados acima. 20 HP provavelmente seria o suficiente.
Da forma como está eu estou inclinado a simplesmente parar de usar minions e usar NPCs com HP reduzido pois a situação atual torna os minions praticamente inúteis.
Aventuras épicas, cara.
Tenta o sistema Magic da coisa: colocar minions com "contadores", então seria uma boa. Cada golpe / ataque certeiro tira um contador. N ataques que causem dano, matariam.
Ajusta de 2 a 5, a gosto do freguês.
BTW, aqueles que simplesmente estão dizendo distribua melhor os minions, use minions de artilharia, etc, concluindo que o erro é meu e não do sistema. Bem eu vou ignorar as opniões de vocês, pois eu já faço tudo isso. Além disso um sistema que força você a ter que usar apenas um tipo de role para os minions e que exige que você os mantenha constantemente afastados uns dos outros para evitar mortes em massa obviamente está errado, porém neste fórum há uma constante em que várias pessoas simplesmente se acham certas e crêem que os sistemas são todos perfeitos. Desta forma estou ignorando as opniões de vocês e discutirei apenas com quem tiver interesse em discutir o problema e não em dizer que ele não existe e que o sistema é perfeito. Se você acha isso por favor não opine.
Nada impede você de alterar o sistema, como várias pessoas já propuseram sugestões. Não lembro de nenhum post desse tópico falando que 4e é O sistema perfeito, então menos generalizações e mais argumentos.
Desta forma, tou tentando te ajudar a achar uma solução... A maioria das pessoas aqui também; pelo que você passou, você está reclamando que os personagens épicos são forte. Mas, DUH! São personagens épicos, cara...