[4e] Aprofundando o uso de perícias.

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

[4e] Aprofundando o uso de perícias.

Mensagempor Mirallatos em 02 Jul 2009, 22:23

E aí turma, beleza?

Seguinte, postei no Dado Mestre um house rule que eu usava no 3.5 e agora, como converti a campanha para a 4ª Edição, usarei nela também. Trata-se do uso das perícias para a manufatura itens não mágicos, mas que ainda assim são bacanas de usar. Minha principal fonte de inspiração foi o World of Warcraft e Neverwinters Nights.

Não vou copilar todo o post aqui porque a maioria da turma aqui é macaco velho. Até porque o conteúdo lá possui uma linguagem pseudo didática, mas quem quiser ver o post na íntegra, é só clicar aqui.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Sobre os Ingredientes: Servem para o mestre manter o controle da quantidade destes itens no jogo. Quanto mais raro difícil conseguí-los, melhor deveria ser o benefício do item. Num artigo postarei uma tabela comparativa como referência.

Perícia: A perícia utilizada deve ser coerente com o benefício, ou abranger algum conhecimento da área. Por exemplo, um adaga feita de cristal translúcido pode utilizar Ladinagem, caso o item seja feito para fornecer um bônus de +1 de bônus na jogada de ataque no primeiro ataque feito com a arma.

Efeito: Que fique claro, alguns bônus e benefícos podem ser utilizado mais de uma vez, como os testes de perícia. Mas no caso de PV’s temporários e Pulsos de Cura ou Venenos, não há o menor sentido em manter o personagem com o benefício. Neste caso, uma vez que ele utilize, terá que consumir ou utilizar outro item. E mais, a regra de acúmulo de bônus também é válida para estes itens, ou seja, uma vez que o personagem tenha +2 de Bônus nos testes de Fortitude proveniente de um item que tenha feito, esse bônus não se acumulará com outro item de uma receita que conceda o mesmo bônus.

Preço de Mercado: É preço do item, caso o personagem queira comprá-lo. Seja moderado neste ponto.

Efeito: Nunca, mas nunca mesmo, adicione efeitos que suprimam um item mágico na campanha. A menos que não existam itens mágicos por algum motivo. O melhor mesmo é pesar e comparar o item com um item mágico semelhante. Por exemplo, a Adaga de Cristal citada ali encima deveria conceder +1 de bônus apena no primeiro ataque do encontro usando a arma. Esse bônus seria de +2 ou +3 de acordo com o resultado no teste de perícia.

Tempo de Preparo:
Variável, uma adaga pode levar um ou dois dias para ser forjada, enquanto um bolo pode ser feito em uma hora.

E aí, o que acham? Alguma sugestão?
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

[4e] Aprofundando o uso de perícias.

Mensagempor Youkai X em 03 Jul 2009, 00:20

Pô, bacana o artigo e bem interessante a proposta. Vou ler com mais calma no blog e ver a quem do grupo interesse esse tipo de manufatura exótica.


Uma coisa que eu ouvi falar de um amigo meu é a existência de um suplemento onde é possível usar uma skill challenge para simular as maneiras como o Kratos mata os monstros de forma brutal e na mão.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[4e] Aprofundando o uso de perícias.

Mensagempor Kazack em 17 Jul 2009, 17:53

Mira,

Achei bem interessante, parece o suficiente com o crafting de wow :P
Mas nele se pode criar itens mágicos, o que deveria ser permitido com a skill, mas veja só, o custo dos materiais será o mesmo que o item mágico (Ou seja, fluff puro mesmo).

Quanto a duração, em WoW e MMOs tempo funciona bem, mas na 4th seria melhor deixar /encontro ou /dia, por que a duração de um encontro é variavel, um descanço curto (short rest) dura em torno de 5 minutos, durações de 30m, 1h e outros, seriam bem complicadas de controlar, podendo acabar até no meio de um encontro.


Abraços
Powered by Necromancy®
Avatar do usuário
Kazack
 
Mensagens: 217
Registrado em: 26 Ago 2007, 19:22


Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron