Samm nasceu em Garund, no ano de 483, filho de Drew (de Nesneru) e Marilin (de Garund). O mais novo de três irmãos, Samm sempre foi muito próximo de seu pai. Drew havia tido um início de carreira como aventureiro, mas se aposentou precocemente quando conheceu a mãe de Samm. Seu estilo de vida havia sido fortemente influenciado pelo contato com druidas de fora dos vales de Koldarv, e foi este o estilo de vida que passou ao seu filho Samm: respeito e admiração pela vida selvagem. Como conhecido ex-aventureiro, Drew era frequentemente requisitado para ajudar a milícia local a defender a cidade dos ataques de orcs e golias. Samm e seu irmão mais velho frequentemente iam junto, apesar de Samm só ter recebido permissão para atuar em postos de vigia e mensageiro, devido a sua idade. Em uma destas missões, em 494, Drew foi morto por um grupo de orcs.
Desde então, Samm reforçou todos comportamentos ensinados pelo pai, como forma de manter viva sua memória (objetivo que foi sendo esquecido com o passar dos anos, conforme tal comportamento foi sendo realmente fixado em seu caráter). O irmão mais velho, Otávio, permaneceu lutando na guarda da cidade até 505, quando morreu defendendo um grupo de mercadores do sul de um ataque de saqueadores. O outro irmão, Levslar, permanece até hoje trabalhando nas minas e morando com sua mãe. Nada disso parecia oferecer a Samm o que ele esperava para seu futuro, e por isso na primavera de 500, partiu para Nesneru, onde viveria (e trabalharia) com seu tio Oldo, que após 5 anos lhe concedeu um pedaço de terra onde poderia plantar alguma coisa. Guiado pelo seu próprio gosto, Samm iniciou o plantio de cevada, que mais tarde usou para fabricar cerveja. Em questão de 3 anos, já era conhecido pela qualidade de sua bebida e teve de contratar um ajudante, o imigrante recem chegado Lao.
Nesta época a vontade de voltar para casa foi muito forte (principalmente por já ter um dinheirinho, que poderia ser de alguma ajuda para sua mãe), e foi a partir de então que passou a ter maior afeição por seu cachorro Barf (nomeado assim em homenagem a um velho e gordo anão que vivia cortejando sua mãe quando Drew não estava por perto, ato que provocava gargalhadas em Samm e seus irmãos), adquirido originalmente 2 anos antes para servir apenas como guarda dos campos durante a noite. Foi também então que Samm passou a defender agir a favor da guilda de comerciantes, o que fez com que, certa vez, fosse sequestrado junto com outros dois membros da guilda e mantidos em um cativeiro por causa de suas manifestações. Até hoje a identidade dos agressores não foi desvendada, apesar de Samm e seus companheiros suspeitarem que foram homens do Barão dos Olhos de Fogo. Durante o seu confinamento, Samm recordou de alguns rituais ensinados pelo seu pai a muitos anos, e num ato de desespero invocou a ajuda de espiritos selvagens, que o ajudaram a escapar do cárcere.
O ritual, porém, tinha um custo: Samm deveria se engajar na luta pela preservação dos espiritos naturais. Apesar da falta de preparo, Samm já havia considerado esta opção a muitos anos atrás, e seu espírito sempre foi o de um shaman. Desde então, Samm aprendeu sozinho a usar seu companheiro espírito (que possui a forma de um cervo enorme, que o lembra de Garund e faz com pense ser um espírito que o acompanha desde sua infancia) e outros espíritos da natureza para proteger outras pessoas e se defender quando necessário. Ao longo de um ano, se envolveu em algumas batalhas pela guilda, apenas para garantir que saberia o que fazer quando chegasse a hora de realmente usar seus poderes.
Já há um ano, Samm está se preparando para cumprir sua parte no trato, e enquanto mantém suas atividades de cervejeiro, sabe que pode ter que partir a qualquer momento. E infelizmente, não será para visitar sua mãe e seu irmão...