[TOP 3] Raças mais toscas

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Quais as 3 raças/criaturas mais toscas?

Giff
5
8%
Durulz
3
5%
Were-Bundgie
9
15%
Illumians
3
5%
Were-Whales
9
15%
Flumphs
5
8%
Dragonborn
3
5%
???
3
5%
Walktapus
11
18%
Gnomos/Kender/Framlins/Halflings
3
5%
Outra (cite)
7
11%
 
Total de votos : 61

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Madrüga em 02 Fev 2011, 10:01

Gladius Dei escreveu:Não leve a mal, Madrüga, mas do jeito que falou me pareceu (e obviamente posso estar completamente equivocado, mas não posso deixar de notar) que você viu as suas considerações sobre raças e racismo da vida real em um jogo de fantasia tão variado quanto é o D&D e suas abstrações, incluindo aquelas feitas pelos grupos de jogadores. Mas esse tipo de consideração é completamente subjetiva, não concorda? Eu poderia abstrair qualquer tipo de mensagem dependendo do que e como eu vejo alguns dos elementos do D&D, ou do qualquer outra coisa (incluindo SdA).


Não, isso já é filosofia de boteco. Segundo você, qualquer pessoa pode ver qualquer coisa em qualquer obra. Aí já é besteira.

O jogo não é tão abstrato assim, porque foi escrito por pessoas em um contexto bem definido. Você viu ali a citação do Elven, existia mesmo uma política de cor com relação à arte dos livros, principalmente porque ele tinham (supostamente) um público majoritariamente branco. Não adianta idealizar a obra, ela tem um contexto rasteiro, foi escrita por pessoas, seguindo a demanda de uma empresa (que tem seus próprios objetivos, preconceitos, etc). Ainda mais em se falando de americanos, conhecidos por coisas como o "perigo amarelo", XD

O que estou dizendo é que é meio "cheesy" que houvesse tantas ilustrações com raças brancas. Raramente aparece alguma coisa que não é branca, mesmo os anões e elfos em sua maioria têm esses traços "eurocêntricos". Não é "MEU DEUS PAREM DE JOGAR ESSE JOGO RACISTA", é uma observação de que, pelo menos até a 3a edição, havia muitas raças "não-brancas" malignas. Por que não eram ruivos? Por que não eram loiros? Por que não tinham a pele azul, sei lá? Por que necessariamente "escuro", "cinzento", "negro"? Como eu disse, sem falso alarmismo, mas tem alguma coisa podre aí.

Elven Paladin escreveu: Mas existem um fundo de verdade nisso devido ao caso da arte do Regdar/Captain Whitebread. Citando Monte Cook (eu já coloquei isso em outro tópico)


Eu lembro dessa citação. É complicado você ver que a SACROSSANTA ordem das ilustrações é perturbada por esse tipo de coisa, ainda mais, digamos, numa época em que preconceitos já deveriam estar mais esclarecidos.

Mas alguém tem alguma coisa com relação às raças não-brancas e não-europeias que eu citei?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Russel em 02 Fev 2011, 10:09

Por que necessariamente "escuro", "cinzento", "negro"?


eu acho que em parte isso se deve aquela ideia de trevas = mal e luz = bem
"Existem duas soluções pra tudo: O tempo e o foda-se"
Avatar do usuário
Russel
 
Mensagens: 638
Registrado em: 15 Out 2010, 17:52

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Lumine Miyavi em 02 Fev 2011, 10:13

Por que não eram ruivos? Por que não eram loiros? Por que não tinham a pele azul, sei lá? Por que necessariamente "escuro", "cinzento", "negro"? Como eu disse, sem falso alarmismo, mas tem alguma coisa podre aí.


Pensei aqui com meus borbotões que uma raça de malignos loiros de olhos azuis seria... catastrófica, talvez mais que uma raça de negões (que nem era de negões, eram ROXOS).
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Batousa em 02 Fev 2011, 11:59

Roxos cinzas e tudo mais é da versão mais nova ne??
pq se voce pegar ilustrações mais antigas eles são negros mesmo
Imagem


Ate mesmo na capa da Estilha de Cristal o Driztt não ta nada cinza
Imagem


Editado: Quanto ao homem polvo, o que mais detona é a ilustração, que se voce pegar por exemplo o capitão polvo do piratas do caribe 2, ele é muito doido.
Imagem
Avatar do usuário
Batousa
 
Mensagens: 1780
Registrado em: 03 Fev 2009, 10:10
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2011, 12:24

Batousa

A primeira imagem é de fato com a coloração em tons marrons, mas os Drows já tinham a coloroção de pele em tom negro (eu estou falando da cor aqui, não de quem tem a pele em tons marrons e por algum motivo que eu nunca entendi, são chamados de negros) desde AD&D: Vide essa ilustração do Demihuman Deities:

SPOILER: EXIBIR
Imagem


E quanto a Drizzt do'Urden, ele já foi pintado de todas as cores e formas possíveis. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 02 Fev 2011, 13:28

Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Youkai X em 02 Fev 2011, 14:29

Sinceramente os drows continuam com feições caucasianas européias mesmo com essas cores marrons de bronzeado californiano ruim.

E sim, nunca conseguiria engolir elfos ou derivados com feições negróides. Que inventem uma raça mais baseada em negróides/polinésios/mongolóides/melanésios...
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Gladius Dei em 02 Fev 2011, 15:02

Não, isso já é filosofia de boteco. Segundo você, qualquer pessoa pode ver qualquer coisa em qualquer obra. Aí já é besteira.


Não exagera só para diminuir o meu argumento, vai. Você conseque fazer melhor do que isso.

O jogo não é tão abstrato assim, porque foi escrito por pessoas em um contexto bem definido. Você viu ali a citação do Elven, existia mesmo uma política de cor com relação à arte dos livros, principalmente porque ele tinham (supostamente) um público majoritariamente branco. Não adianta idealizar a obra, ela tem um contexto rasteiro, foi escrita por pessoas, seguindo a demanda de uma empresa (que tem seus próprios objetivos, preconceitos, etc). Ainda mais em se falando de americanos, conhecidos por coisas como o "perigo amarelo",


Concordo e não nego esse ponto. D&D é um produto da civilização ocidental (e dentro deste contexto, mais especificamente, da norte-americana), escrito por ocidentais (norte-americanos, embora boa parte deles seja uma salada de frutas de etnias/nacionalidades), cujo público-alvo é ocidental (e inicialmente norte-americano). Acho que, dentro desse contexto, não surpreenda que eles utilizem de conceitos dessa nossa civilização ocidental para tentar atingir o público alvo, e dentro desses também os conceitos da sociedade norte-americana. Mas...... (continua após citação)

O que estou dizendo é que é meio "cheesy" que houvesse tantas ilustrações com raças brancas. Raramente aparece alguma coisa que não é branca, mesmo os anões e elfos em sua maioria têm esses traços "eurocêntricos". Não é "MEU DEUS PAREM DE JOGAR ESSE JOGO RACISTA", é uma observação de que, pelo menos até a 3a edição, havia muitas raças "não-brancas" malignas. Por que não eram ruivos? Por que não eram loiros? Por que não tinham a pele azul, sei lá? Por que necessariamente "escuro", "cinzento", "negro"? Como eu disse, sem falso alarmismo, mas tem alguma coisa podre aí.


...eu acho que você está exagerando que o caso dos drow seja alguma coisa relacionada com raça porque são malignos com cor de pele escura (num tom que não chega mesmo a ser natural entre humanos). Eu poderia citar o medo ancestral do escuro que os humanos tem (histórias de "sombras" assustadoras são comuns entre as mais variadas etnias) para falar sobre porque seres de cores em tons sóbrios/escuros seriam mais assustadores do que seres rosa choque. Eu poderia falar que, quando os caras estavam pensando no Subterrâneo como área para os jogadores se aventurarem, os inimigos seriam de tons mais escuros para poderem se esconder melhor (lógica incorreta porque sabemos que existem, por exemplos, peixes albinos em águas subterrâneas, mas me parece ter sido ainda assim a lógica utilizada). Poderia falar dos Deus Ex Machina que os fizeram assim (maldição divina para os drow, que de cor de pele marrom foram para cinza/arroxeado estranho, duergar sendo escravos dos illithid que os criaram para serem servos perfeitos no Subterrâneo, adaptação dos svirfneblin ao local hostil, etc) em um jogo que por vezes os jogadores podem ver o Deus Ex Machina frente à frente e mesmo chutar o seu traseiro.

O que eu realmente não estou entendendo é: porque todo o celeuma sobre os drows/duergar/svirfneblin então? Milhões de goblins morrem todos os anos, e não vejo uma lágrima sequer rolar por seus cadáveres verdes. Orcs são brutos peludos (tinham cara de porco no começo, às vezes parecem uma mistura de gorila com lobo), estamos mandando uma mensagem de que é certo matar gente bruta e peluda, ou que tenha o porco como característica marcante (vai Palmeiras)? Gigantes do gelo são azulados, gigantes do fogo são preto-carvão, gigantes dos mares são azul-esverdeados, githzerai e githyankis são amarelo-esverdeados, e por aí vai. Não existem pessoas não-escuras malignas? Humanos muitas vezes figuram como vilões ou inimigos (bandidos de nível baixo? guerras entre nações? etc). Raças inteiras brancas malignas? Dragão branco? Isso para citar um, tenho quase certeza de ter visto outras criaturas por aí. Me parece algo bem diversificado. Especialmente quando pensamos que o produto D&D pode ser modificado o quanto quiser para abarcar algum tema (Planescape? Spelljammer? Nyambe?).

Bom, perdoe-me se lhe pareceu um pouco excessivo, mas o meu ponto é simplesmente esse: acho um tanto exagerada a preocupação com o fato dos drow serem os elfos malignos (exemplos de elfos de outras raças, malignos, existem, mas continuemos) e por isso terem a cor de pele azeviche/arroxeada ou o que for. Foi dada uma explicação do porque essas cores dentro do lore, algumas possíveis explicações porque essa cor em termos humanos, e foi demonstrado que suas sociedades e pensamento é que os fazem malignos. Você tem todo o direito de gostar ou não gostar, mas querer fazer tempestade em copo d'água em relação a isso (que era o que me parecia, mas sabe como é a percepção humana)... me faz parecer que você tem mais em comum com o Silva nessa questão de imersão com raças do que gostaria de admitir.
Editado pela última vez por Gladius Dei em 02 Fev 2011, 19:40, em um total de 2 vezes.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Elven Paladin em 02 Fev 2011, 15:58

me faz parecer que você tem mais em comum com o Silva nessa questão de imersão com raças do que gostaria de admitir.


E está registrado aqui o primeiro uso de um Argumentum ad Silvium (ou qualquer outra coisa - quem daqui conhece bem Latim?) nesse fórum. :mrgreen:
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Avatar do usuário
Elven Paladin
 
Mensagens: 2059
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:25

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Gladius Dei em 02 Fev 2011, 16:15

Elven Paladin escreveu:
me faz parecer que você tem mais em comum com o Silva nessa questão de imersão com raças do que gostaria de admitir.


E está registrado aqui o primeiro uso de um Argumentum ad Silvium (ou qualquer outra coisa - quem daqui conhece bem Latim?) nesse fórum. :mrgreen:


Hahah, me parece o termo correto, do pouco que sei de Latim. XD

Todo o meu respeito ao Silva, só acho que ele exagera muitas vezes, e nesse caso achei que a comparação valeria. :3
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Wakko em 02 Fev 2011, 18:35

Gladius Dei escreveu:...eu acho que você está exagerando que o caso dos drow seja alguma coisa relacionada com raça porque são malignos com cor de pele escura (um tom que não chega mesmo a ser natural entre humanos).
velho, existe um continente inteiro onde as pessoas tem de pele escura. por favor, me explica o que você quis dizer com isso, pq eu não entendi o que você quis dizer.
Editado pela última vez por Wakko em 02 Fev 2011, 18:44, em um total de 2 vezes.
Avatar do usuário
Wakko
 
Mensagens: 118
Registrado em: 07 Nov 2010, 16:06

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Lorde da Dança em 02 Fev 2011, 18:41

ele provavelmente estava se referindo aos drows cor de uva.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Avatar do usuário
Lorde da Dança
 
Mensagens: 909
Registrado em: 08 Nov 2008, 10:26
Localização: Oliveira MG

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Youkai X em 02 Fev 2011, 18:42

Não conheço etnias humanas com pele cor de uva ou de preto acinzentado/azeviche e cabelos brancos.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Gladius Dei em 02 Fev 2011, 19:32

Sim, estava me referindo aos drow. Lorde da Dança e Youkai X já acertaram na mosca.

EDIT: adicionei um "n" lá no "um tom que...", deve ficar mais compreensível.
Editado pela última vez por Gladius Dei em 02 Fev 2011, 19:34, em um total de 1 vez.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Avatar do usuário
Gladius Dei
 
Mensagens: 1677
Registrado em: 23 Ago 2007, 15:53

Re: [TOP 3] Raças mais toscas

Mensagempor Sr. Pichu em 02 Fev 2011, 19:34

esqueceu dos olhos totalmente brancos, sem pupilas, yuka
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Avatar do usuário
Sr. Pichu
 
Mensagens: 5380
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:36
Localização: Sampa/Bauru

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron