Essa idéia foi discutida há muito tempo... mas tanto tempo que eu não me lembro de sua origem. Lembro de ter conversado, se não me engano, com a Nasti e o Léderon sobre ela, mas não sei se a idéia é de um dos dois, se é minha, se é de outra pessoa. Mas, conversando com o Vincer recentemente e na pegada de criar coisas bacanas e diferenciais para a Spell, relato aqui.
A idéia é juntar as cabeças do fórum em diversas áreas e formar uma espécie de cooperativa para publicação de PDFs bacanas e de qualidade. Dessa forma, podemos oferecer isso como premiação de concursos ou até como serviço, criando um selo SPELL PRESS (ou outro nome, o título e o logo são improvisados e devem obviamente ser melhorados no futuro).
Tipo, eu e Emil podemos revisar/melhorar/embelecar textos, Led e Nasti podem fazer ilustrações, Mirallatos pode fazer mapas, etc etc, de acordo com as habilidades dos spellianos.
O lance não é compulsório, mas quem quiser participar deve:
(1) Se comprometer com um prazo;
(2) Ter ciência de que não possuirá direitos sobre qualquer mapa, ilustração ou design.
Dessa forma, podemos pesquisar alguma legislação vigente (ou seja quais regras se aplicarem a isso, creative commons, essas coisas) e colocar obrigatoriamente uma última página com as regras (tipo a OGL do sistema d20) e nosso selo na capa, além de emails de contatos (email, deviant art, etc) num contracapa com o "staff" responsável pelo pdf.
Assim, o Joãozinho, que bolou um sisteminha ou um cenariozinho, mas não sabe desenhar, escreve mal, não sabe fazer mapas, etc, terá uma espécie de consultoria do fórum mais bacana do Brasil e um pdf de qualidade para distribuir em seu blog, para os amigos...
Isso pode ser, como eu disse antes, uma parte de premiação de concurso ou mesmo uma espécie de projeto bimestral (semestral, que seja), com o intuito de prover ao RPGista (nosso público) um material de qualidade, tipo aqueles da iniciativa 4e, de um modo que ele talvez não conseguisse sozinho, já que temos tanto talento aqui em várias áreas.
Eu sei que o zine não decolou, por exemplo, mas quem sabe isso não nos dá um know-how, uma experiência de gerenciar uma publicação antes de fazermos nossa própria?