RPG Wiki

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

RPG Wiki

Mensagempor Dragão de Bronze em 21 Jan 2009, 21:10

http://www.daemon.com.br/wiki

Essa iniciativa é no mínimo notável.

A Daemon¹ está criando uma wiki pra falar sobre RPG. Por mais que essa história de qualquer um editar funcione na Wikipédia, não sei até que ponto é bom no cenário mais explosivo do RPG. Inicialmente, eles estavam puxando muito a sardinha pro lado da Daemon, mas agora, parece que aliviou um pouco.

Acho que seria interessante nós contribuirmos, mas principalmente fazermos uma propaganda positiva da Spell, não?

Não sei quem cuida da http://www.rpg.wiki.br/ (ali embaixo diz que os parceiros são a REDE¹ e a Matilha...), mas essa já tem algum nome do RPG nacional por trás.

Algum comentário?

¹Espero que a iniciativa não seja competição de egos entre Marcelos. Não me pareceu, ao menos.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

RPG Wiki

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 21 Jan 2009, 21:14

Iniciativa interessante, mas a Daemon não é mais tão famosa quanto há alguns anos já foi...
Não sei que fim isso levaria.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

RPG Wiki

Mensagempor Anonimous000 em 21 Jan 2009, 21:26

Achei um pouco tendenciosa. A página inicial link direta para partes especificas do sistema deles. Seria mais imparcial já terem colocado links para páginas de todos os principais sistemas, mesmo que ainda não tenha sido criadas.
Imagem
Imagem
Imagem
Anonimous000

RPG Wiki

Mensagempor Dragão de Bronze em 21 Jan 2009, 21:35

Isso está na discussão da página inicial, Anonimous.

O problema é que já tem um tempinho que está assim. Eu postei com certo atraso.
ImagemImagem

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze

RPG Wiki

Mensagempor Vincer em 21 Jan 2009, 21:44

Eu sou defensor do rpgwiki, e aliais, sou um esporádico colaborador.

Acho que associar uma wiki com a daemon falta com a imparcialidade tremendamente.
ImagemImagem
Vincer

RPG Wiki

Mensagempor Ninja_manco em 23 Jan 2009, 14:22

o artigo atributos começa assim:

"Existem 8 atributos no RPG, Força...."

Tá bem tendencioso.
"Conheço menos da metade de vocês como gostaria e gosto de menos da metade de vocês a metade do que vocês merecem."
Ninja_manco

RPG Wiki

Mensagempor Sampaio em 24 Jan 2009, 16:50

Está simplesmente ridículo, e inexplicável porque chama "RPG Wiki" e não "Daemon Wiki".

O desculpável é eles disfarçarem essa questão com o argumento de que a Wiki já está no site da Daemon, que isso estaria implícito. Mas não está. E definitivamente não podem falar asneiras como "Existem 8 atributos no RPG, Força....".

Para tornar o fato ainda mais absurdo e inaceitável, temos logo na página inicial:

O Projeto RPGWiki foi desenvolvido por Mestres e Jogadores de RPG e patrocinada pela Loja de RPG como proposta de se criar um verdadeiro Museu Virtual do RPG, coletando dados a respeito de autores, desenhistas, blogueiros, editoras, livros, sistemas, sites e eventos de RPG no Brasil, de uma forma Padronizada e Organizada.

Ou seja, não é uma Wiki do sistema Daemon.

Indo no fórum de discussão da Wiki, temos uma resposta do Del Debbio a essa questão:

Pretendo mexer nisso pra ficar generico. So bloqueei agora no começo pq senao pode virar uma guerra de ediçoes, cada um puxando a sardinha pro seu sistema. DelDebbio

Link: http://www.daemon.com.br/wiki/index.php ... _Daemon.3F

Mas aí vêm as perguntas:

1- Isso justifica o erro (não há outra palavra) de dizer, por exemplo, que o RPG tem oito atributos, etc?

2- Se é assim, porque ao menos não corrigem e especificam que por enquanto será apenas sobre o sistema Daemon?

Enfim, seja como for, está uma verdadeira afronta a qualquer RPGista. Não serve nem de esboço para uma Wiki e apenas reflete o nível de competência e qualidade dos trabalhos geralmente realizados pela "galerinha da DB" (ou ex-DB no caso).
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Sampaio

RPG Wiki

Mensagempor Léderon em 24 Jan 2009, 17:06

Prevejo o surgimento de um similar rival, que nos conduzirá à luz do Oeste enquanto as hostes de Del Debbio ficarão chupando o dedo.

/Galadriel
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

RPG Wiki

Mensagempor Madrüga em 24 Jan 2009, 20:38

Eu adoraria.

---

Edit: HIGHLIGHTS DA WIKI!

Vamos conhecer agora alguns artigos totalmente neutros e acadêmicos, produzidos de maneira séria e pouco tendenciosa. Tudo bem, ninguém disse que seria e nem esperávamos que fosse. Mas me deixem um pouco de diversão:

(1) RPG no Bob's:

Wiki escreveu:Os encontros de RPG no Bob’s são como um grande point de RPG e, porque não, de amigos. Pessoas de várias partes do Rio (e de cidades próximas) vão uma vez por mês ao encontro conhecer jogos, fazer novas amizades e, é claro, jogar uma boa partida de RPG!

Uau! Vamos conhecer vários amiguinhos na lanchonete, graças a esse artigo verdadeiramente enciclopédico!

(2) Paraíso dos justos:

Wiki escreveu:Vale espiritual para qual se dirigem muitos fiéis de certas igrejas caça-níqueis, para aguardar o retorno do Senhor Jesus à Terra. No Paraíso dos Justos, os pobres espíritos são condenados a carregarem pela eternidade as trombetas de Jebedias, corações de ouro, flores do muro das lamentações, penduricalhos da esperança, badulaques e toda sorte de inutilidades que compraram “para se proteger dos espíritos do mal” na Terra. Muitos passam o tempo todo reclamando dos terrenos que compraram na Terra mas nunca receberão...

Note que os pastores não vêm para este vale. Existe uma região especial no Inferno reservada apenas para eles.

Boa! É exatamente disso que precisamos, falar mal de pastores! Ponto para o enciclopedismo e a falta completa de tendência!

(3) Uso de dinâmicas...:

Wiki escreveu:Sei que para muitos o que descrevemos é simples e talvez não seja de fato RPG. Para nós, que tínhamos pouco ou praticamente nenhum conhecimento em RPG, foi algo maravilhoso.

Olha, um artigo em primeira pessoa! Que inovação, uma enciclopédia antropomórfica! Prosopopéia da vida acadêmica!

(4) Entre anjos e demônios:

Wiki escreveu:Entre Anjos e Demônios é o primeiro romance escrito utilizando o universo de Arkanun/Trevas. Escrito por Antônio Augusto Shaftiel (autor de várias matérias para a Revista Dragão Brasil), o livro conta a aventura de um grupo de anjos enviados à Terra para capturar um poderoso feiticeiro, mas as coisas não acontecem de maneira tão simples e nada é exatamente o que parece à primeira vista...

Ambientado em Barcelona e, em grande parte, também no Brasil, Entre Anjos e Demônios explora nossa mitologia, nosso ocultismo e nosso folclore, criando uma ambientação emocionante!

Ora, você esperava algo sério mesmo? Ou esperava mero "copy & paste" da sinopse da última capa do livro? Um artigo muito sério, neutro e sem tendências... RECOMENDANDO UMA AMBIENTAÇÃO EMOCIONANTE!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

RPG Wiki

Mensagempor Youkai X em 24 Jan 2009, 22:28

Madrüga, você é um crítico nato e ri um bocado dos teus pontos e ironias XD .
Youkai X

RPG Wiki

Mensagempor Dragão de Bronze em 24 Jan 2009, 23:51

Eu li quase nada, vim só divulgar a wiki, mas esqueci de dizer que fãs do sistema fizeram a mesma crítica que o pessoal daqui.

Ou eu contribuo com a rpg.wiki.br, ou fico com a idéia do Lederon, elogiada pelo Madruga.
ImagemImagem

Dragão de Bronze

RPG Wiki

Mensagempor Nibelung em 25 Jan 2009, 02:38

Pronto, fiz minha boa ação da semana. Editei a página da Devir e saí fuçando no site deles pra descobrir algumas informações dos livros. Infelizmente, não tenho como dar o ISBN dos livros que eu não tenho, então quem tiver algum livro que esteja sem ISBN, dê uma editada lá.

Lembrem-se que lá só tem material da Daemon porque a wiki é deles, então ela teria que começar com algum material. Só o que eu achei fraco é que o upload de imagens está restrito aos admins, então não pude colocar as capas dos livros que eu editei.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

RPG Wiki

Mensagempor Madrüga em 25 Jan 2009, 08:49

Mais pérolas:

(1) Mago: a falta de revisão:
http://www.rpg.wiki.br/index.php/Mago:_A_Ascenção

Wiki escreveu:A magia está morrendo, a humanidade não acredita em grandes feitos como antigamente. A descrença toma conta do mundo, mas as nove Tradições manterão a chama magis acesa até o fim.

A realidade é uma trama, um tecido com fios soltos que podem ser movidos, expandidos, retraidos, mas toda alteração tem um preço, um custo a ser pago... valerá a pena??

O drama de Mago: A Ascenção é manter a magia viva num mundo de descrença, como se isso não fosse o suficiente os Tecnocratas estão dispostos a acabar com qualquer vestígio de sobrenatural no nosso planeta, e caçam os magos com suas armas tecnológicas.

Quem sobreviverá a esta guerra vencida???

Quantos pontos de interrogação são necessários para entendermos que se trata de uma pergunta? Quando as pessoas que lidam com Mago: a Ascensão VÃO APRENDER A LER O RAIO DO NOME DO JOGO NA CAPA DO LIVRO? Sério, não dá trabalho. Sabe aqueles maletas que adoram falar de Nietzsche até quando a discussão é sobre o preço do tomate? Até eles copiam o nome da lombada do livro (ou da Wikipedia), pô.

(2) Tormenta, o mundo da besteira!: sério, só para quem quer ver todas as cretinices juntas, como "Hershey, o reino da guloseima".

Não consegui encontrar o artigo que falava que o Del Debbio é uma das maiores autoridades em religião comparada do Brasil.

Imagem
Madrüga

RPG Wiki

Mensagempor Nibelung em 25 Jan 2009, 11:22

Seu_Madrüga escreveu:Mais pérolas:

(1) Mago: a falta de revisão:
http://www.rpg.wiki.br/index.php/Mago:_A_Ascenção

Wiki escreveu:A magia está morrendo, a humanidade não acredita em grandes feitos como antigamente. A descrença toma conta do mundo, mas as nove Tradições manterão a chama magis acesa até o fim.

A realidade é uma trama, um tecido com fios soltos que podem ser movidos, expandidos, retraidos, mas toda alteração tem um preço, um custo a ser pago... valerá a pena??

O drama de Mago: A Ascenção é manter a magia viva num mundo de descrença, como se isso não fosse o suficiente os Tecnocratas estão dispostos a acabar com qualquer vestígio de sobrenatural no nosso planeta, e caçam os magos com suas armas tecnológicas.

Quem sobreviverá a esta guerra vencida???

Quantos pontos de interrogação são necessários para entendermos que se trata de uma pergunta? Quando as pessoas que lidam com Mago: a Ascensão VÃO APRENDER A LER O RAIO DO NOME DO JOGO NA CAPA DO LIVRO? Sério, não dá trabalho. Sabe aqueles maletas que adoram falar de Nietzsche até quando a discussão é sobre o preço do tomate? Até eles copiam o nome da lombada do livro (ou da Wikipedia), pô.

(2) Tormenta, o mundo da besteira!: sério, só para quem quer ver todas as cretinices juntas, como "Hershey, o reino da guloseima".

Não consegui encontrar o artigo que falava que o Del Debbio é uma das maiores autoridades em religião comparada do Brasil.

Wiki errada, Madruga. :macaco:
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

RPG Wiki

Mensagempor Madrüga em 25 Jan 2009, 11:52

Ops! Pérolas da wiki errada, então. Não deixam de ser pérolas, :ops:

Imagem
Madrüga

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias