Caramba, esse fórum é alta rotatividade - se ficar uns dias fora, perde o andar da carruagem. De qualquer forma...
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Percebí uma coisa:
O indicador de comportamento de Pendragon é muito mais semelhante às tendencias de D&D do que parece - só que ao invés de eixos com sentidos amplos, são eixos bem específicos: Generoso --- Egoísta; Corajoso---Covarde; Moderado---Impulsivo; Humilde---Orgulhoso; Casto---Tarado; etc. E esses eixos são
quantificados de 0 a 20 - se eu tenho no meu character "Corajoso:16" subentende-se que o oposto, "Covarde", é 4.
O comum de uma pessoa equilibrada é 10. Entre 5 e 15 estes funcionam como meros "guias" de interpretação, sem serem "forçados" ao jogador. Porém nos extremos ( acima de 16 ou abaixo de 5 ) estes são forçados ao jogador da seguinte maneira: cada vez que o jogador queira interpretar contra sua natureza/personalidade num momento importante do jogo, este deve rolar os dados. Ou seja , se um jogador com "Corajoso:16" quiser dar uma de
Brave Sir Robin num momento importante, tem que ter sucesso nos dados.
E pra terminar, se um jogador vai de encontro a suas caracteristicas com frequencia, o GM simplismente anuncia que ele perdeu 1 ponto na mesma. Ou seja, o
Brave Sir Robin do exemplo acima perderia 1 pt de Corajoso, ficando agora com "Corajoso: 15".
É ou não é parecido com os Alingments?
obs: uma pegadinha de Pendragon é que todo personagem que tenha valor acima de 15 nesses eixos ganha pontos de Glória no final da sessão, refletindo a fama que tal virtude traz em meio a seu povo. Por isso é vantajoso manter-se fiél as suas características - quanto mais Glória mais prestígio, mais poder político, mais chance de arrumar casamentos vantajosos, mais chance de ser o próximo rei.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda