Em primeiro lugar:
Eu joguei no primeiro ano D&D primeiro e vampiro depois. A minha história de D&D foi extremamente profunda e cheia de intrigas e tudo o mais. A principal vilã se chamava Ada (não se lê Êida, se lê Ada, mesmo) e era recheada de clones. Os jogadores nunca chegaram a encontrá-la.
Os humanos do meu mundo eram nazifascista, que queriam eliminar todas as outras raças inteligentes. O que eles não sabiam é que seu líder era um elfo (outro vilão), que por sinal era um ex-paladino por um motivo extremamente complexo (nem lembro mais qual é...

).
Um dos jogadores corrompeu seu personagem a tal ponto que eu acabei por criar uma profecia de que o personagem tinha duas almas, e uma vez que uma delas assumisse, o mundo ia mudar sensivelmente (a alma negra assumiu, e o mundo realmente mudou. O principal vilão virou ele, depois).
Agora vamos ver a crônica de vampiro/mago:
Vocês estavam lá, o Príncipe começou a encher a paciência de vocês. Guerra contra o Príncipe. Jogadores arrumam contato no exército que fornece um lança-mísseis a eles. Lança-mísseis na casa do Príncipe. Fim.
Segunda crônica:
Vocês eram um grupo de magos e vampiros que estavam juntos sem motivo aparente. O fim do mundo tá chegando, se ferraram. Protejam-se enquanto podem. Ah, que sorte! Caim e Lúcifer foram com a cara de vocês! Pronto, quem era vampiro já não o é mais. Fim.
Qual você achou mais legal?
Não importa o sistema, nem o cenário. O que realmente importa é como você saberia aproveitar aquele cenário.
Compare, por exemplo, Watchmen com qualquer livro do Dan Brown. Qual é mais fantástico? Qual é o que tem mais super-seres? Qual é melhor e mais complexo?