A questão do sistema, dos jogadores, e etc. (Spin off)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Montliard em 22 Jan 2008, 21:50

Discussão advinda desse tópico: viewtopic.php?f=9&t=1455

Antes de continuar a discussão quero saber uma coisa...vocês estão tão ferrenhamente defendendo a si próprios, ao sistema ou aos jogadores de D&D como um todo?

Porque nunca disse que vocês são adolescentes que jogam D&D, e eu já mostrei evidência massiva (se não posso chamar assim uma comparação feita com base no interesse demonstrado em tópicos nos fóruns do website da empresa que vende o jogo, não sei o que seria.) que como um todo, os jogadores de D20 são bem como eu disse.

Quero reafirmar que não estou afirmando que ninguém aqui desse fórum é assim, mas vocês compoem uma parcela ínfima dos jogadores.
"Quantum Nobis Prodest Haec Fabula Christi."
- Brinde do Papa Leão X, no banquete da Páscoa de 1514

Venha para o SimKindom: http://z15.invisionfree.com/SimKingdom/ ... hp?act=idx
Montliard

Mensagempor Lune em 22 Jan 2008, 21:54

E o que exatamente você está dizendo?
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor AKImeru em 22 Jan 2008, 21:58

Antes de continuar a discussão quero saber uma coisa...vocês estão tão ferrenhamente defendendo a si próprios, ao sistema ou aos jogadores de D&D como um todo?

Eu estou tentando fazer você parar de achar que é superior e pode sair rotulando jogadores e um sistema. Especialmente após ouvir como foi sua suposta experiencia com o mesmo.

Porque nunca disse que vocês são adolescentes que jogam D&D, e eu já mostrei evidência massiva (se não posso chamar assim uma comparação feita com base no interesse demonstrado em tópicos nos fóruns do website da empresa que vende o jogo, não sei o que seria.) que como um todo, os jogadores de D20 são bem como eu disse.

Combate faz parte de D&D.

Não é a única parte dele. Pode ou não pode ser a parte mais interessante e nescessaria, dependendo do tipo de campanha que os jogadores e/ou mestre desejam mestrar.

Em resumo: Leia o DMG antes de falar abobrinhas e tirar conclusões de um site da internet.

Quero reafirmar que não estou afirmando que ninguém aqui desse fórum é assim, mas vocês compoem uma parcela ínfima dos jogadores.

E eu quero deixar claro que você está tirando dados do seu traseiro e agindo como se fossem fatos.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 21:59

Sei lá, eu não cheguei a acompanhar o tópico original, mas acho que ele está dizendo que a maioria dos jogadores adolescentes de D&D faz jogos toscos e sem noção.

Se for isso eu concordo, ué.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor AKImeru em 22 Jan 2008, 22:06

Sei lá, eu não cheguei a acompanhar o tópico original, mas acho que ele está dizendo que a maioria dos jogadores adolescentes de D&D faz jogos toscos e sem noção.

Certo. Prove?

Na maioria de eventos que eu fui, eu joguei diversos sistemas com diversos grupos.

Seguindo minha experiencia, os piores jogadores jogam Tagmar nova edição, pois na maioria das sessões do sistema, apenas uma foi mais que combate puro e sem sentido.
AKImeru

Mensagempor KYU em 22 Jan 2008, 22:15

É inútil criar um tópico novo sem explicar sobre o que ele fala.
KYU

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 22:18

Oda Nobunaga escreveu:

Certo. Prove?

Na maioria de eventos que eu fui, eu joguei diversos sistemas com diversos grupos.

Seguindo minha experiencia, os piores jogadores jogam Tagmar nova edição, pois na maioria das sessões do sistema, apenas uma foi mais que combate puro e sem sentido.

Não vou te provar, estou falando da minha experiência pessoal.

Tampouco estou dizendo que isso só acontece em D&D. Mas como tive pouco contato ao vivo com grupos de outros sistemas, posso falar apenas dele.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor AKImeru em 22 Jan 2008, 22:24

Tampouco estou dizendo que isso só acontece em D&D. Mas como tive pouco contato ao vivo com grupos de outros sistemas, posso falar apenas dele.

Obrigado. Então é um consenso.

Você acha que a maioria é assim. Não é uma verdade absoluta, é a sua opinião. Isso eu posso respeitar.

Agora só quero ver se Montilard vai insistir no erro de achar que sua opinião é fato.
AKImeru

Mensagempor Yellow 13 em 22 Jan 2008, 22:32

Eu poderia defender e argumentar, mas qual a finalidade?
Pelo tópico que deu origem a esse, aparentemente nenhum dos lados está disposto a ceder.
Eu acredito que a profundidade e o roleplay não estão ligados ao sistema. E isso parece óbvio para mim. Whatever.

Então vou fazer um post que não acrescenta nada, é puro off-topic e que serve de munição para a promotoria, sendo um típico post de adolescente babão que joga D&D HAARRR!!!11!1oneandeleven!!!!11

Hypothetical Syllogism

If you go on 4chan you will get Aids. (If A then B.)
If you get Aids, you will Fail. (If B then C.)
Therefore, if you go on 4chan, you will fail. (Therefore if A, then C.)

O tópico resume-se a isso.

SPOILER: EXIBIR
Imagem

Imagem não relacionada.
Editado pela última vez por Yellow 13 em 22 Jan 2008, 22:41, em um total de 1 vez.
Yellow 13

Mensagempor Natsuiro em 22 Jan 2008, 22:37

Ter lido aquele "ai ai ui ui filme com muita ação baseado numa HQ que foi uma obra de ficção sobre um um fato histórico, vou aproveitar e alfinetar jogadores de D&D pq muito óbviamente tenho alguma intriga infantil contra eles/seu sistema" foi deveras frustrante.

O filme é bem feito de cabo a rabo, mas se não gosta do estilo, vai assistir Beethoven. O_o

por Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 22:59

Agora, partindo para esse lado do assunto, realmente, a maioria das sessões de rpg de jogadores novos são toscas e sem noção. Não, não só as de D&D, mas de todos os sistemas em si. Deoses, quer uma aventura tosca e sem noção? Pare em alguma mesa de jogadores novos de Vampiro. Não dou 5 sessões para Caim aparecer como "um homem sombrio com um sobretudo negro" em qualquer lugar.

Então a pergunta não é se defendemos a nós mesmos, nem o sistema D&D ou a todos os jogadores do mesmo, mas sim por quê você te que tentar alfinetar desse jeito quem tá quieto?
Se quiser, a gente junta uma grana pro terapeuta. (y)
Imagem
Natsuiro

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 22 Jan 2008, 22:51

Em primeiro lugar:
Eu joguei no primeiro ano D&D primeiro e vampiro depois. A minha história de D&D foi extremamente profunda e cheia de intrigas e tudo o mais. A principal vilã se chamava Ada (não se lê Êida, se lê Ada, mesmo) e era recheada de clones. Os jogadores nunca chegaram a encontrá-la.
Os humanos do meu mundo eram nazifascista, que queriam eliminar todas as outras raças inteligentes. O que eles não sabiam é que seu líder era um elfo (outro vilão), que por sinal era um ex-paladino por um motivo extremamente complexo (nem lembro mais qual é... XD).
Um dos jogadores corrompeu seu personagem a tal ponto que eu acabei por criar uma profecia de que o personagem tinha duas almas, e uma vez que uma delas assumisse, o mundo ia mudar sensivelmente (a alma negra assumiu, e o mundo realmente mudou. O principal vilão virou ele, depois).

Agora vamos ver a crônica de vampiro/mago:
Vocês estavam lá, o Príncipe começou a encher a paciência de vocês. Guerra contra o Príncipe. Jogadores arrumam contato no exército que fornece um lança-mísseis a eles. Lança-mísseis na casa do Príncipe. Fim.
Segunda crônica:
Vocês eram um grupo de magos e vampiros que estavam juntos sem motivo aparente. O fim do mundo tá chegando, se ferraram. Protejam-se enquanto podem. Ah, que sorte! Caim e Lúcifer foram com a cara de vocês! Pronto, quem era vampiro já não o é mais. Fim.

Qual você achou mais legal? :linguinha:

Não importa o sistema, nem o cenário. O que realmente importa é como você saberia aproveitar aquele cenário.
Compare, por exemplo, Watchmen com qualquer livro do Dan Brown. Qual é mais fantástico? Qual é o que tem mais super-seres? Qual é melhor e mais complexo?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jan 2008, 23:04

Pra quem tá perdido, tudo começou quando o Montliard lançou a feliz frase, filme adolescente de D&D, lançando o entendimento de que todos que jogam D&D são Hack n' Slasher até o anjo da guarda e bem.... chegamos até aqui.

Mas voltando ao assunto, essa história de que um jogo te fornece automaticamente o poder do roleplay é pura e simples idiotice, posso dizer isso como narrador de storyteller, que jogar storyteller não me faz um roleplayer melhor, por causa disso, se sou um roleplayer decente, foi porque eu fui crescendo com acesso a leitura e cinema com alguma qualidade, o que um jogo pode te oferecer é um ambiente, e esse ambiente te dá possibilidades, saber montar um bom personagem dentro daquele ambiente e interpretar esse personagem montado é um roleplay de qualidade, eu preciso ter no cabeçalho da ficha mago a ascenção pra fazer ou um Changelling: The Lost, já vi campanhas maravilhosas em cenário horríveis, é sério eu já vi gente narrar até TORMENTA e ter algum roleplay bom e olha que é TORMENTA.
Se você não gosta dos cenários de D&D é uma coisa, se você não se sente a vontade e isso compromete seu roleplay em mesa é uma coisa, mas dizer que só porque você testemunhou mesas do nível de maldito MMORPG (que ódio eu tenho dessas coisas) com freqüência, não significa que todos joguem assim, por exemplo, estou atualmente jogando em uma mesa de D&D de um amigo, e bem, nós não gastamos horas a fio jogando dando porrada em monstros aleatórios, geralmente existe alguma construção de plot pra que essas coisas ocorram, e pasmem, eu consegui fazer um roleplay com o personagem apesar de isso não ser permitido em D&D segundo seus argumentos.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Torneco em 23 Jan 2008, 01:34

Posso afirmar algo parecido com o do Virtual. Já joguei em mesas de Vampiro que eram mais porradaria que D&D.

É claro que D&D tem um foco pra combate, pois normalmente, histórias épicas de batalhas entre o bem e o mal, em mundos carregados de magia e espadas sempre tem combates épicos e emocionantes. É um dos atrativos do jogo. Além disso, em todos os sispemas, procuramos criar o personagem de forma que ele tenha as habilidades que queremos. Pô, meu Ventrue Gangster só tem a disciplina Resistência porque eu quero que ele seja um tanque. Mas tem muitas outras disciplinas mais úteis. Normalmente, os personagens que são pedidos naquele fórum da wizards são dicas de como fazer seu personagem fazer o que você quer e bem. Quando alguém pede uma bizarrice, eles indicam logo o Pun Pun.

Ou seja, o problema, como você mesmo disse no outro fórum, são os jogadores e o mestre, e não o sistema. Tem jogadores de vampiros que montam personagens poderosos e diabelerizam oponentes só pra ficar mais fortes, ignorando as regras da Camarilla e a humanidade. Tem jogadores de Gurps que usam combos de perícias e regras (Tipo aquele de voz melodiosa e beleza, algo assim, pra ter muitos bônus em testes sociais). E tem jogadores de D&D que jogam com o Pun Pun.
Torneco

Mensagempor FreeSample em 23 Jan 2008, 08:52

Sistema NÃO determina se os jogadores vão interpretar bem ou não. Mas influencia. E o storyteller não infuencia para a interpretação, nem o d20.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor cigano em 23 Jan 2008, 15:32

FreeSample escreveu:Sistema NÃO determina se os jogadores vão interpretar bem ou não. Mas influencia. E o storyteller não infuencia para a interpretação, nem o d20.

2

E tenho dito!

Quando vcs todos deixarem de ser adolecentes e aprenderem a jogar RPG de verdade vão fazer como eu e montar seus cenários e histórias primeiro, e depois decidir o sistema (que pra mim é irrelevante)! Isso claro, se eu ainda jogasse RPG, parei com essas coisas do demonio!

*Essa frase teve sarcasmo!"

:cool:

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Próximo

Voltar para Dicas & Ideias