Monstros e Metagame

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Monstros e Metagame

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Jul 2010, 00:57

Youkai X escreveu:Lá vai o Lumine com seus traumas de qualquer sinal de autoridade. Pq o jogo tem que ser uma coisa feliz cor de rosa onde os jogadores podem se valer de todos os seus conhecimentos ou familiaridades...

Sobe uma muralha de você sabe o que. =P

Eu cito o Rub como a mesma resposta que a minha, exatamente.

Rub escreveu:Cara, acho que mestre não pode, NUNCA, proibir um jogador de usar os seus recursos. Em qualquer situação. É algo que o jogador pode fazer? Que ele faça. Se funciona, funciona. Se o mestre quer que não funcione, que coloque outro desafio no jogo.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Monstros e Metagame

Mensagempor Irish Carbon em 30 Jul 2010, 01:00

Basicamente, vocês defendem que conhecimentos em off sejam trazidos pra on?
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.

Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Irish Carbon

Twitter: @ErickPolido

Monstros e Metagame

Mensagempor Madrüga em 30 Jul 2010, 01:04

Não é o que eu li.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Monstros e Metagame

Mensagempor DracoDruida em 30 Jul 2010, 01:05

Na vila Y, eles são atacados, mas ouviram que era um golpe na cabeça. Muitos morrem tentando dar golpes na cabeça do monstrinho, mas sem querer um acerta as costas. Matou.

Sim, mas talvez os jogadores cheguem em um lugar em que esse processo não aconteceu ainda e o boato incorreto esteja por lá, ué.

É por isso, Draquinho, que eu deixei claro que o cenário seria parecido com FR e os monstros exemplo sempre foram trolls e vampiros. Eles existem a muito tempo e com certa abundância.

De novo, arghinho: Depende. Do. Lugar.
Tem pessoas em FR que nunca viram um troll assim como tem pessoas no nosso mundo que nunca viram uma baleia, sei lá.

Lumine: O que eu acho curioso é que quando as pessoas querem fazer um desafio para o jogador, tipo uma charada, lembro de você dizer que prefere que o desafio seja para o personagem, não para o jogador, ou que o jogador possa se safar com um teste de inteligência. Agora, quando o jogador tem algo que o personagem não tem que pode beneficiá-lo, ele pode usar? Isso não é dois pesos, duas medidas?

De qualquer forma, eu também prefiro não querer colocar como ~segredo desconhecido~ algo que os jogadores conhecem bem, é bobo. O jogo fica mais interessante se os jogadores poderem usar tudo que eles têm sem precisar ficar se restringindo. Porém, caso aconteça uma situação dessas do troll, acho que o jogador pode pelo menos tentar evitar o metajogo. Se ele usaria algo como uma magia de fogo normalmente, ele "disfarça" interpretando que usaria a magia como sempre, ele tem a "desculpa". Agora, se ele não tem acesso a isso e não teria um motivo pra usar, daí é um metagame descarado né.

De resto: Isso que o povo tá dizendo, principalmente isso:
Essa é a situaçào ideal, mas o problema é a situação do primeiro post do Argh, em que sem mais nem menos o personagem já foi falando logo antes da iniciativa que era um troll e que fogo o feria com mais eficiência e impedia a regeneração, sem que ele visse se o personagem teria condições ou não de saber previamente isso.

Basicamente, vocês defendem que conhecimentos em off sejam trazidos pra on?

Pera, vocês quem?
DracoDruida

Monstros e Metagame

Mensagempor Irish Carbon em 30 Jul 2010, 01:13

Não sei, li por cima. Mas vi várias pessoas falando que "ah, não tem problema se o personagem não souber o ponto fraco, mas o jogador souber e usar isso".

Irish Carbon

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 01:15

basicamente tem um grupo que defende isso e outro que discorda disso, Spark. Não precisava chegar e ser tão resumido a ponto de ignorar um monte de coisa nesse tópico, mas tudo bem=P
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor Irish Carbon em 30 Jul 2010, 01:24

Depois eu leio com mais calma. Achei que a coisa já tava sendo resumida. XD Eu e minha concisão exagerada...

Mas, pra mim, se for pra deixar uma informação em off "vazar" pra on, por mais inofensiva que seja, tem que deixar todas vazarem. E eu não sou mestre, mas acho que o ideal seria não deixar nada vazar. :P

O melhor mestre que já tive, de uma campanha de Naruto, costumava pedir explicações para informações que obtínhamos através do anime e usávamos no jogo. E faz sentido: éramos gennins, não sabíamos muita coisa em on. (muito menos informações da dizimação do clã Uchiha, whatever, whatever)

Irish Carbon

Monstros e Metagame

Mensagempor Cebolituz em 30 Jul 2010, 01:28

Então, pegando uma situação supostamente ocorrida em nosso mundo real e mais "próxima" de ser verdade.

O ET de Varginha.

A reação das 3 mulheres "comuns" ao enxergarem a criatura estranha foi primeiro uma "curiosidade" de saber o que era, e ao ouvir um zumbido vindo da criatura, fugirem em total pânico, sem saber se a criatura era perigosa ou o que é que fosse.
Editado pela última vez por Cebolituz em 30 Jul 2010, 01:29, em um total de 2 vezes.
Imagem
Cebolituz

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 01:28

Pq realmente seria ridículo um gennin saber detalhes específicos sobre a Akatsuki no geral ou as habilidades deles, a nào ser em casos extremos ou de ter testemunhado muito de perto algum deles (e mesmo assim nem teria noção da extensào ou propriedades mais específicas dos poderes deles)=P

Editado: Aliás, conversando agora a pouco com o Cebolituz:

André Kaminski diz:
Bem, eu na verdade coloquei apenas um dado novo para se basear
Fabian diz:
huehuehue
ok, ok
André Kaminski diz:
Um evento real por assim dizer, vistoq ue estão comparando realidade com ficção
O encontro de criaturas desconhecidas na ficção e no real
Querendo ou não, o ET de Varginha é um monstro de verdade
Com superpoderes, como criar furúnculos em pessoas
Fabian diz:
é=P
lol
André Kaminski diz:
E parece que criava odores desagradáveis também
Fabian diz:
Sim
e TODO grupo de "aventureiros" modernos saberiam dessas propriedades dos ET de Varginha
NOT
mesmo sendo algo bem divulgado pela mídia em sua época
esse tipo de coisa ficaria melhor gravado an memória dos "sábios" equivalentes
como ufólogos, alguns interessados e cia
Editado pela última vez por Youkai X em 30 Jul 2010, 01:39, em um total de 1 vez.
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor Aluriel de Laurants em 30 Jul 2010, 01:39

Se um cara tacar fogo num troll, durante um combate e não perceber que ele está "curando" mais de vagar ou não percebendo isso, ele seria retardado.

situação errada.

- Olha um troll, manda a bola de fogo que ele cai.

situação certa

- FUUUUU, nada funciona.... huummm deixa eu tentar isso *fireball* ..... ei tá funcionando! .... FUCK YEA!
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Monstros e Metagame

Mensagempor Irish Carbon em 30 Jul 2010, 01:42

/\ EXATAMENTE o que eu penso.

Irish Carbon

Monstros e Metagame

Mensagempor Youkai X em 30 Jul 2010, 01:42

Era o que eu e o Drado Druida falávamos o tempo todo, Aluriel.
Youkai X

Monstros e Metagame

Mensagempor joao-aragorn em 30 Jul 2010, 09:08

Carácoles, eu passo um dia sem acessar e o tópico do XP cria um Spin-Off épico XD.

Olha, houveram muitas opniões abstante válidas aí. Eua cho que tudo tem de ser analisado em contexto, porém, perguntar ao mestre se o conhecimento é comum nunca faz mal, faz? As vezes um teste pode ser desnecessário, porque a informação é comum demais, dependendo do contexto do mundo.
Acho que o caso do Troll é um exemplo icônico, tanto por ser um monstro bastante famoso, mas também porque magias flamejantes ( e armas encanntadas com propriedades flamejantes) são bastante comuns, e esse tipo de conhecimento deveria se espalahar abstante rápido.
Porém, é óbvio que alguma difusão de informação falsa deveria haver.
Outra: quem garante que TODO Troll tem as mesmas fraquezas? Seres humanos podem ter alergias diferentes, não? Em Ravenloft, por exemplo, há alguns vampiros com resistência ao fogo, o que deixaria muitos aventureiros que enfrentaram vampiros antes extremamente espantados.
Sugiro um outro caso, que para mim SEMPRE pareceu absurdo: os Rakshasas podem ser mortos pro Virotes Abençoados, em apenas um disparo. Ok, quantas pessoas no MUNDO sabem que um ser metamorfo, fodão e raro pode ser morto com apenas um golpe de um tipo específico de arma com uma propriedade X? Percebam o nível de bizarrice porque , segundo o Livro dos Monstros, TEM DE SER UM VIROTE. O que acham num caso desses em que os jogadores teriam pouquíssimas chances de descobrir o ponto fraco?
joao-aragorn

Monstros e Metagame

Mensagempor Sr. Pichu em 30 Jul 2010, 09:55

virge
o joão quer trazer de volta os trolls de todos os sabores da 3.x /AD&D XD
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Monstros e Metagame

Mensagempor Ken-Ohki em 30 Jul 2010, 10:26

joao-aragorn escreveu:Sugiro um outro caso, que para mim SEMPRE pareceu absurdo: os Rakshasas podem ser mortos pro Virotes Abençoados, em apenas um disparo. Ok, quantas pessoas no MUNDO sabem que um ser metamorfo, fodão e raro pode ser morto com apenas um golpe de um tipo específico de arma com uma propriedade X? Percebam o nível de bizarrice porque , segundo o Livro dos Monstros, TEM DE SER UM VIROTE. O que acham num caso desses em que os jogadores teriam pouquíssimas chances de descobrir o ponto fraco?

Nesse caso, como mestre, os jogadores só chegariam a encontrar um desses tendo conhecimento prévio de alguma forma pelo ambiente, caso o dado tenha sido vazado off-game.
"First came the smiles, after the lies. At last, the shootout."
Roland Deschain, The Dark Tower

Curupaco.
Ken-Ohki
Webmaster

Twitter: @joaoprp

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias