Cenários de fantasia "realistas" ?

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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 15:11

Terras Sagradas.

:haha:
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Nibelung em 12 Dez 2010, 15:21

Silva escreveu:Lembrei de outra parada implausível na maioria dos cenários: A uniformidade e tolerância entre culturas, etnias e religiões distintas. No periodo medieval (e nos anteriores), esse tipo de coisa era motivo para toda a sorte de conflitos, mas nesses cenarios a coisa é tratada com toda a sensibilidade do mundo contemporâneo - tolerância, humanismo, pluralismo religioso, etc. - só que numa "embalagem" medievalesca.


Claro, nunca houve nenhuma guerra devido a choque de culturas e motivos religiosos em FR ou Eberron, por exemplo. [/sarcasmo]
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Heliot em 12 Dez 2010, 15:24

Mas a palavra russa não tem nada a ver com o latim ("dukh" é alma, pelo que lembro, e "sopro" só tinha uma raiz parecida).

E você percebe que esse é o tipo de relação falsa que NÃO PROVA NADA?


Sim, mas acho que é justamente esse o ponto dele: existem "coincidências" nas estruturas de algumas línguas que não podem ser explicadas (ao menos, não pelo parentesco delas).

Agora, qual a relevância disso para a discussão eu ainda não entendi também...
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 15:44

Então se você não entende a relevância de um ponto... PARA QUE LEVANTAR ESSE PONTO?

Estávamos falando de realismo e do idioma Comum, presente em muitos cenários de D&D. Aí levantamos possibilidades, explicações e paralelos com o mundo real, até o Darin falar alguma coisa sem sentido e você complementar com outra.
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Armitage em 12 Dez 2010, 16:05

Hey, acho que encontrei o termo pra esse tipo de "fantasia plausivel": Hard Fantasy

Claro, nunca houve nenhuma guerra devido a choque de culturas e motivos religiosos em FR ou Eberron, por exemplo. [/sarcasmo]

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?

Madruga, Terras Sagradas tem algo parecido com isso?

OFF: aliás, to sobre o Terras Sagradas e achando muito maneiro. Vocês deveriam publicar ele.
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Dez 2010, 16:09

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?


E desde quando isso funciona pra alguma coisa? "Europeus tem +2 pra acertar contra Mouros" sequer faz sentido.
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Emil em 12 Dez 2010, 16:13

Silva, acho que nunca pensamos em transpor os conflitos do metaplot do cenário para as mecânicas do e8. No máximo, pensamos em coisas como pontos de fé, e modificar o funcionamento de algumas perícias. Acho que um pouco porque a experiência massiva dos criadores do cenário é com D&D e Storyteller. E a maioria de nós acha que as mecânicas do segundo são formas de subornar o jogador para ele agir dentro do que os criadores acham que o cenário deve ser. Mas isso é só impressão minha.
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 16:14

Bom, acabei de editar duas raças que definitivamente não se dão, por motivos territoriais e religiosos. A primeira, que vive na superfície, concordou em "vender" parte das minas subterrâneas onde vive a segunda... para forasteiros.

Tem uma região ainda não descrita, Tervat, que rejeita não-humanos. E ponto. Não há exceções, inumanos são caçados e mortos... e, em contrapartida, alguns desses inumanos se divertem depredando e saqueando comunidades vizinhas apenas pelo terror e pela intimidação, gerando prole estéril por causa da mistura com as humanas estupradas nos saques.

E esses meio-sangues são são aceitos nem entre os humanos, nem entre a raça de seus pais.

Existem conflitos, :haha:
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Heliot em 12 Dez 2010, 16:17

Então se você não entende a relevância de um ponto... PARA QUE LEVANTAR ESSE PONTO?

Estávamos falando de realismo e do idioma Comum, presente em muitos cenários de D&D. Aí levantamos possibilidades, explicações e paralelos com o mundo real, até o Darin falar alguma coisa sem sentido e você complementar com outra.


Certo, foi mal. :mrgreen:

Ok, pode ser. Mas não implico com toda fantasia, afinal tem várias que me agradam bastante: Planescape, Dark Sun, Glorantha, Tekumel e Pendragon, só pra citar algumas. Talvez eu implique mesmo é com fantasia "genérica" (tolkienesca-medievalesca-high-fantasy).


Eu não gosto muito de fantasia genérica também. Mas isso é só por gosto pessoal mesmo, prefiro coisas mais realistas. Aliás, se você quer jogar algo com atmosfera medieval que não se distancie muito da realidade, talvez seja melhor tentar um jogo como o Vampiro: Idade das Trevas, por exemplo. É sobrenatural o bastante para não ser simplesmente "um jogo na Idade Média" (nada contra), mas ao mesmo tempo tem o detalhe de que esse sobrenatural normalmente se esconde do resto do mundo, ou não pode ser visto tão facilmente. Assim, a sociedade em geral não é tão afetada ao ponto de você não poder brincar um pouco com elementos da História na sua campanha (até porque, o mundo do jogo se propõe a ser um reflexo do nosso).
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Armitage em 12 Dez 2010, 17:01

Madruga, muito irada as descrições. Acho que tem a ver com meu ponto sim. Vou ler mais dps comento.

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?

E desde quando isso funciona pra alguma coisa? "Europeus tem +2 pra acertar contra Mouros" sequer faz sentido.

Opa! mas eu não quis dizer isso. Me refiro a coisas como xenofobia, discriminação religiosa, rivalidade entre clans/tribos/casas dinásticas, etc. (se não me engano o Pendragon tem isso).

Silva, acho que nunca pensamos em transpor os conflitos do metaplot do cenário para as mecânicas do e8. No máximo, pensamos em coisas como pontos de fé, e modificar o funcionamento de algumas perícias. Acho que um pouco porque a experiência massiva dos criadores do cenário é com D&D e Storyteller. E a maioria de nós acha que as mecânicas do segundo são formas de subornar o jogador para ele agir dentro do que os criadores acham que o cenário deve ser. Mas isso é só impressão minha.

Entendo perfeitamente.

- - -

Achei dois artigos MUITO interessantes sobre o tipo de fantasia discutido aqui:

http://www.tor.com/blogs/2009/01/hard-fantasy

http://www.specusphere.com/joomla/index ... &Itemid=31
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Nibelung em 12 Dez 2010, 17:57

Silva escreveu:
Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?

E desde quando isso funciona pra alguma coisa? "Europeus tem +2 pra acertar contra Mouros" sequer faz sentido.

Opa! mas eu não quis dizer isso. Me refiro a coisas como xenofobia, discriminação religiosa, rivalidade entre clans/tribos/casas dinásticas, etc.


Eberron repete inúmeras vezes que o patriotismo é o ponto mais importante de qualquer personagem. Todas as nações estiveram em guerra por cem anos, e o tratado foi assinado a dois. Você não fica amiguinho de repente de quem estava te jurando de morte a dois anos atrás. Tanto é que o conceito clássico "um personagem do grupo de cada país" não é incentivado em Eberron.

Religiosamente, a questão complica mais, porque a principal religião de Khorvaire (Hoste Soberana) é adepta de absorver todos os cultos menores como faces diferentes dos nove ou dos seis (os nove deuses da civilização e os seis deuses da selvageria). Aquele deus menor dos sahuagins? É uma face do Devorador. A deusa da agricultura kobold? É Arawen se mostrando de forma mais familiar. E por aí vai.

As outras duas religiões primárias do continente são mais complicadas. O Sangue de Vol acredita no ateísmo (é mais complicado que isso, mas resume razoavelmente bem), e a Chama Prateada é um dos poucos "deuses" existentes (o outro é a Corte Imortal dos elfos de Aerenal) e que pode ser vislumbrado pessoalmente, apesar de seus sinais não serem tão claros.

Enfim, não é aquela coisa linda de "você é servo de Thor, eu sou servo de Loki, e juntos armamos altas confusões com uma turminha da pesada".
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Dez 2010, 18:15

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?

Bárbaros de Thillonrian vs. Bárbaros de Thillonrian
Bárbaros de Thillonrian vs. All (exceto Ratik)
Keoland vs. Furyondy
Stonefist vs. All
Empire of Iuz vs. All
Ahlissa vs. Northern Great Kingdom
Elves of the Valley vs. All
Lenorian Elves vs. All
Pomarj vs. Ulek
Scarlet Brotherhood vs. All

Alguns exemplos de Greyahwk. Falta muitos outros conflitos aí, inclusive dos povos nômades das estepes do sul, os sultanatos bakluni e suas cisões, os conflitos inter-reinos, a desconfiança contra os Rheneé, os Touv, os Olman...

E as organizaçõs, com suas alianças, desconfianças, inimizades declaradas, inimizades ocultas, e ainda sociedades secretas, e o Círculo dos Oito manipulando tudo das sombras. É muita coisa.
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Dez 2010, 20:11

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?


Tormenta RPG. E aí, matei o tópico?
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Youkai X em 12 Dez 2010, 20:56

Falas dos traits de Yuden, Lumine? Aliás, mesmo no feijão com arroz de D&D miojo, anões tem bônus contra goblinóides/orcs/gigantes (especialmente a 3.5, mas na 4e tem alguns talentos contra monstros grandes, que incluem obviamente os gigantes).
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Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Elven Paladin em 12 Dez 2010, 23:02

A uniformidade e tolerância entre culturas, etnias e religiões distintas. No periodo medieval (e nos anteriores), esse tipo de coisa era motivo para toda a sorte de conflitos, mas nesses cenarios a coisa é tratada com toda a sensibilidade do mundo contemporâneo - tolerância, humanismo, pluralismo religioso, etc. - só que numa "embalagem" medievalesca.


Silva... você leu algum cenário de RPG? :roll:

As outras duas religiões primárias do continente são mais complicadas. O Sangue de Vol acredita no ateísmo (é mais complicado que isso, mas resume razoavelmente bem), e a Chama Prateada é um dos poucos "deuses" existentes (o outro é a Corte Imortal dos elfos de Aerenal) e que pode ser vislumbrado pessoalmente, apesar de seus sinais não serem tão claros.


Na verdade, a Chama Prateada não é uma divindade, ela não exige que seja cultuada ou mesmo tem um nome próprio ou uma personalidade - ela é uma força, um conceito, a encarnação da pureza e justiça que esteve silenciosa (ou incapaz de se comunicar) até que surgiu uma mortal pura e corajosa o bastante para servir de intermediária entre a Chama Prateada e outros "Mortais" (a paladina Tira Miron). Aliás, nem mesmo a "Corte Imortal" é uma divindade "visível" - existem os Councilors e seus agentes, mas o que interessa mesmo são as ações da Corte toda. E eventos como esses são mais raros do que revoadas de Dragões.
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