Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 15:11

Terras Sagradas.

:haha:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Nibelung em 12 Dez 2010, 15:21

Silva escreveu:Lembrei de outra parada implausível na maioria dos cenários: A uniformidade e tolerância entre culturas, etnias e religiões distintas. No periodo medieval (e nos anteriores), esse tipo de coisa era motivo para toda a sorte de conflitos, mas nesses cenarios a coisa é tratada com toda a sensibilidade do mundo contemporâneo - tolerância, humanismo, pluralismo religioso, etc. - só que numa "embalagem" medievalesca.

Claro, nunca houve nenhuma guerra devido a choque de culturas e motivos religiosos em FR ou Eberron, por exemplo. [/sarcasmo]
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Heliot em 12 Dez 2010, 15:24

Mas a palavra russa não tem nada a ver com o latim ("dukh" é alma, pelo que lembro, e "sopro" só tinha uma raiz parecida).

E você percebe que esse é o tipo de relação falsa que NÃO PROVA NADA?

Sim, mas acho que é justamente esse o ponto dele: existem "coincidências" nas estruturas de algumas línguas que não podem ser explicadas (ao menos, não pelo parentesco delas).

Agora, qual a relevância disso para a discussão eu ainda não entendi também...
"Os homens não vivem apenas pela cultura; a grande maioria deles, em toda a história, sempre foi privada da oportunidade de conhecê-la, e os poucos afortunados que puderam vivê-la o podem fazer hoje graças ao trabalho dos outros. Penso que qualquer teoria cultural ou crítica que não se inicie por esse fato isolado de extrema importância, e o tenha sempre presente em suas atividades, provavelmente não terá muito valor"

Terry Eagleton, Teoria da Literatura - Uma introdução
Heliot

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 15:44

Então se você não entende a relevância de um ponto... PARA QUE LEVANTAR ESSE PONTO?

Estávamos falando de realismo e do idioma Comum, presente em muitos cenários de D&D. Aí levantamos possibilidades, explicações e paralelos com o mundo real, até o Darin falar alguma coisa sem sentido e você complementar com outra.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Armitage em 12 Dez 2010, 16:05

Hey, acho que encontrei o termo pra esse tipo de "fantasia plausivel": Hard Fantasy

Claro, nunca houve nenhuma guerra devido a choque de culturas e motivos religiosos em FR ou Eberron, por exemplo. [/sarcasmo]

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?

Madruga, Terras Sagradas tem algo parecido com isso?

OFF: aliás, to sobre o Terras Sagradas e achando muito maneiro. Vocês deveriam publicar ele.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Dez 2010, 16:09

Mas esses jogos refletem isso de fato no jogo, ou deixam só de historinha de background ? Digo, qual ultimo livro de regras que você leu que dita que personagens de culturas diferentes devem ter hostilidade ou, no mínimo, desconfiança entre si (e provavelmente quantificam isso mecanicamente através de um Trait ou algo assim) ?

E desde quando isso funciona pra alguma coisa? "Europeus tem +2 pra acertar contra Mouros" sequer faz sentido.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Emil em 12 Dez 2010, 16:13

Silva, acho que nunca pensamos em transpor os conflitos do metaplot do cenário para as mecânicas do e8. No máximo, pensamos em coisas como pontos de fé, e modificar o funcionamento de algumas perícias. Acho que um pouco porque a experiência massiva dos criadores do cenário é com D&D e Storyteller. E a maioria de nós acha que as mecânicas do segundo são formas de subornar o jogador para ele agir dentro do que os criadores acham que o cenário deve ser. Mas isso é só impressão minha.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Emil

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 16:14

Bom, acabei de editar duas raças que definitivamente não se dão, por motivos territoriais e religiosos. A primeira, que vive na superfície, concordou em "vender" parte das minas subterrâneas onde vive a segunda... para forasteiros.

Tem uma região ainda não descrita, Tervat, que rejeita não-humanos. E ponto. Não há exceções, inumanos são caçados e mortos... e, em contrapartida, alguns desses inumanos se divertem depredando e saqueando comunidades vizinhas apenas pelo terror e pela intimidação, gerando prole estéril por causa da mistura com as humanas estupradas nos saques.

E esses meio-sangues são são aceitos nem entre os humanos, nem entre a raça de seus pais.

Existem conflitos, :haha:

Imagem
Madrüga

Mensagempor Heliot em 12 Dez 2010, 16:17

Então se você não entende a relevância de um ponto... PARA QUE LEVANTAR ESSE PONTO?

Estávamos falando de realismo e do idioma Comum, presente em muitos cenários de D&D. Aí levantamos possibilidades, explicações e paralelos com o mundo real, até o Darin falar alguma coisa sem sentido e você complementar com outra.

Certo, foi mal. :mrgreen:

Ok, pode ser. Mas não implico com toda fantasia, afinal tem várias que me agradam bastante: Planescape, Dark Sun, Glorantha, Tekumel e Pendragon, só pra citar algumas. Talvez eu implique mesmo é com fantasia "genérica" (tolkienesca-medievalesca-high-fantasy).

Eu não gosto muito de fantasia genérica também. Mas isso é só por gosto pessoal mesmo, prefiro coisas mais realistas. Aliás, se você quer jogar algo com atmosfera medieval que não se distancie muito da realidade, talvez seja melhor tentar um jogo como o Vampiro: Idade das Trevas, por exemplo. É sobrenatural o bastante para não ser simplesmente "um jogo na Idade Média" (nada contra), mas ao mesmo tempo tem o detalhe de que esse sobrenatural normalmente se esconde do resto do mundo, ou não pode ser visto tão facilmente. Assim, a sociedade em geral não é tão afetada ao ponto de você não poder brincar um pouco com elementos da História na sua campanha (até porque, o mundo do jogo se propõe a ser um reflexo do nosso).
"Os homens não vivem apenas pela cultura; a grande maioria deles, em toda a história, sempre foi privada da oportunidade de conhecê-la, e os poucos afortunados que puderam vivê-la o podem fazer hoje graças ao trabalho dos outros. Penso que qualquer teoria cultural ou crítica que não se inicie por esse fato isolado de extrema importância, e o tenha sempre presente em suas atividades, provavelmente não terá muito valor"

Terry Eagleton, Teoria da Literatura - Uma introdução
Heliot

Mensagempor Armitage em 12 Dez 2010, 17:01

Madruga, muito irada as descrições. Acho que tem a ver com meu ponto sim. Vou ler mais dps comento.

E desde quando isso funciona pra alguma coisa? "Europeus tem +2 pra acertar contra Mouros" sequer faz sentido.

Opa! mas eu não quis dizer isso. Me refiro a coisas como xenofobia, discriminação religiosa, rivalidade entre clans/tribos/casas dinásticas, etc. (se não me engano o Pendragon tem isso).

Silva, acho que nunca pensamos em transpor os conflitos do metaplot do cenário para as mecânicas do e8. No máximo, pensamos em coisas como pontos de fé, e modificar o funcionamento de algumas perícias. Acho que um pouco porque a experiência massiva dos criadores do cenário é com D&D e Storyteller. E a maioria de nós acha que as mecânicas do segundo são formas de subornar o jogador para ele agir dentro do que os criadores acham que o cenário deve ser. Mas isso é só impressão minha.

Entendo perfeitamente.

- - -

Achei dois artigos MUITO interessantes sobre o tipo de fantasia discutido aqui:

http://www.tor.com/blogs/2009/01/hard-fantasy

http://www.specusphere.com/joomla/index ... &Itemid=31
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Nibelung em 12 Dez 2010, 17:57

Silva escreveu:

Opa! mas eu não quis dizer isso. Me refiro a coisas como xenofobia, discriminação religiosa, rivalidade entre clans/tribos/casas dinásticas, etc.

Eberron repete inúmeras vezes que o patriotismo é o ponto mais importante de qualquer personagem. Todas as nações estiveram em guerra por cem anos, e o tratado foi assinado a dois. Você não fica amiguinho de repente de quem estava te jurando de morte a dois anos atrás. Tanto é que o conceito clássico "um personagem do grupo de cada país" não é incentivado em Eberron.

Religiosamente, a questão complica mais, porque a principal religião de Khorvaire (Hoste Soberana) é adepta de absorver todos os cultos menores como faces diferentes dos nove ou dos seis (os nove deuses da civilização e os seis deuses da selvageria). Aquele deus menor dos sahuagins? É uma face do Devorador. A deusa da agricultura kobold? É Arawen se mostrando de forma mais familiar. E por aí vai.

As outras duas religiões primárias do continente são mais complicadas. O Sangue de Vol acredita no ateísmo (é mais complicado que isso, mas resume razoavelmente bem), e a Chama Prateada é um dos poucos "deuses" existentes (o outro é a Corte Imortal dos elfos de Aerenal) e que pode ser vislumbrado pessoalmente, apesar de seus sinais não serem tão claros.

Enfim, não é aquela coisa linda de "você é servo de Thor, eu sou servo de Loki, e juntos armamos altas confusões com uma turminha da pesada".
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor GoldGreatWyrm em 12 Dez 2010, 18:15

Bárbaros de Thillonrian vs. Bárbaros de Thillonrian
Bárbaros de Thillonrian vs. All (exceto Ratik)
Keoland vs. Furyondy
Stonefist vs. All
Empire of Iuz vs. All
Ahlissa vs. Northern Great Kingdom
Elves of the Valley vs. All
Lenorian Elves vs. All
Pomarj vs. Ulek
Scarlet Brotherhood vs. All

Alguns exemplos de Greyahwk. Falta muitos outros conflitos aí, inclusive dos povos nômades das estepes do sul, os sultanatos bakluni e suas cisões, os conflitos inter-reinos, a desconfiança contra os Rheneé, os Touv, os Olman...

E as organizaçõs, com suas alianças, desconfianças, inimizades declaradas, inimizades ocultas, e ainda sociedades secretas, e o Círculo dos Oito manipulando tudo das sombras. É muita coisa.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Lumine Miyavi em 12 Dez 2010, 20:11

Tormenta RPG. E aí, matei o tópico?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Youkai X em 12 Dez 2010, 20:56

Falas dos traits de Yuden, Lumine? Aliás, mesmo no feijão com arroz de D&D miojo, anões tem bônus contra goblinóides/orcs/gigantes (especialmente a 3.5, mas na 4e tem alguns talentos contra monstros grandes, que incluem obviamente os gigantes).
Youkai X

Mensagempor Elven Paladin em 12 Dez 2010, 23:02

A uniformidade e tolerância entre culturas, etnias e religiões distintas. No periodo medieval (e nos anteriores), esse tipo de coisa era motivo para toda a sorte de conflitos, mas nesses cenarios a coisa é tratada com toda a sensibilidade do mundo contemporâneo - tolerância, humanismo, pluralismo religioso, etc. - só que numa "embalagem" medievalesca.

Silva... você leu algum cenário de RPG? :roll:

As outras duas religiões primárias do continente são mais complicadas. O Sangue de Vol acredita no ateísmo (é mais complicado que isso, mas resume razoavelmente bem), e a Chama Prateada é um dos poucos "deuses" existentes (o outro é a Corte Imortal dos elfos de Aerenal) e que pode ser vislumbrado pessoalmente, apesar de seus sinais não serem tão claros.

Na verdade, a Chama Prateada não é uma divindade, ela não exige que seja cultuada ou mesmo tem um nome próprio ou uma personalidade - ela é uma força, um conceito, a encarnação da pureza e justiça que esteve silenciosa (ou incapaz de se comunicar) até que surgiu uma mortal pura e corajosa o bastante para servir de intermediária entre a Chama Prateada e outros "Mortais" (a paladina Tira Miron). Aliás, nem mesmo a "Corte Imortal" é uma divindade "visível" - existem os Councilors e seus agentes, mas o que interessa mesmo são as ações da Corte toda. E eventos como esses são mais raros do que revoadas de Dragões.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias