Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Vincer em 29 Abr 2011, 21:32

Infelizmente se não houver ameaça(o que inclui risco/chances razoáveis de perder personagem) fica... beeem complicado alcançar esse nível de tensão ou terror Argh. Num rpg... eu diria até impossível.

Se bem que há formas e formas de 'perder o personagem', que não precisam ser morte. Nem mesmo arrancar a ficha do jogador... aliás esse é um dos estilos de terror(psicológico principalmente), embora eu ache complicado colocar num rpg:

Perda total de liberdade, controle... e ainda mais 'charmoso'(aterrorizante) se o personagem perder até a opção de morrer. Cubo, jogos mortais, aquele clássico (acho que do Stephen King) do escritor aprisionado por uma fã doente... tem vários exemplos. É frustração pura porém.

Um méotodo que rola em rpg é gerar expectativa. Quanto mais instigante for o 'desconhecido', gerar expectativa de encontrá-lo, a revelação e etc gera efeitos fenomenais. O único risco é, como toda expectativa, o resultado final não fazer jus ao 'hype'.

No caso, é mais interessante e aterrorizante a expectativa de encontrar o monstro que dilacera pcs com 1 golpe do que finalmente encontrá-lo. É como o Wendigo que o VA falou(já fiz isso também, sempre dá certo).

Aliás, expectativa pode ser criada facilmente com 'avisos'. Ainda melhor se eles forem um padrão reconhecível. Como o wendigo do VA(acho, suponho que tudo esfriava) ou o alarme de Silent Hill.

Tem várias técnicas/elementos(além dos acima), não rola de postar todos que lembrar aqui, e aposto que depois de postar vou lembrar de mais. Por exemplo, mais uma q lembrei agora:

'Você nem percebeu': É a revelação atrasada. É horrível encontrar uma lagarta no meio da minha goiaba, pior é encontrar meia lagarta. Acordar e ver que o 'bicho' dormiu ao seu lado durante a noite tende a ser mais amedontrador do que acordar e encontrá-lo. Lembro de um conto ótimo(gringo) que achei num desses chans da vida, onde o cara dorme numa cabana abandonada com vários quadros bizonhos de rostos odiosos olhando para frente.
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Daí ele acorda e nada dos quadros... então percebe que eram na verdade janelas. Até forçado mas a forma como a coisa é apresentada faz toda a diferença.
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Youkai X em 29 Abr 2011, 21:45

Como se cria tensão in game em uma mesa de D&D quando boa parte dos personagens possuem sentidos extremamente aguçados e conseguem perceber quando um oponente está mentindo ou agindo de má fé?
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Vincer em 29 Abr 2011, 21:54

Provavelmente trocando de sistema Youkai.

Tipo, aí é pegar um sistema feito para uma coisa e querer que ele consiga algo completamente diferente. Existem sistemas genéricos ou mais 'universais' que tentam preencher essa vaga de 'servir para todo tipo de jogo'. D&d não é um deles. O jeito é usar um genérico ou partir para um focado em tensão/suspense.

Ou... tentar contornar forçando a barra. Você sabe, aquelas soluções remendo nada charmosas, como colocar inimigos invisíveis, npcs por algum motivo bizarro que 'não possam ter suas intenções lidas', etc.
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Madrüga em 29 Abr 2011, 22:35

Vincer escreveu:Ou... tentar contornar forçando a barra. Você sabe, aquelas soluções remendo nada charmosas, como colocar inimigos invisíveis, npcs por algum motivo bizarro que 'não possam ter suas intenções lidas', etc.


Isso. Simplesmente comece a não deixar essas habilidades tão infalíveis assim.
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Russel em 30 Abr 2011, 10:44

Youkai X escreveu:Como se cria tensão in game em uma mesa de D&D quando boa parte dos personagens possuem sentidos extremamente aguçados e conseguem perceber quando um oponente está mentindo ou agindo de má fé?


simples. os personagens ten sentidos aguçados ? use inimigos que tenham um valor de furtividade e esconder-se suficiente para desafiar os sentidos dos personagens.

os personagens tem sentir motivação alto ? use alguem com blefar alto
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Gun_Hazard em 30 Abr 2011, 12:03

Youkai X escreveu:Como se cria tensão in game em uma mesa de D&D quando boa parte dos personagens possuem sentidos extremamente aguçados e conseguem perceber quando um oponente está mentindo ou agindo de má fé?


Sentidos aguçados ou magia?
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Armitage em 30 Abr 2011, 20:50

Não sei se tem a ver com a idéia inicial do Argh, mas acho que o rpg (ao menos em sua forma tradicional/popular) não é uma mídia propícia pra se incutir medo nos participantes, pelo seguinte motivo:

o jogo de rpg típico parte da premissa que os personagens são (super) heróis com poder pra derrotar (quase todos) os monstros que aparecerem pela frente. O mestre de jogo pode até fazer aquele drama, encher a bola dos inimigos e tal, mas no final, o que é esperado é que os jogadores metam o pau em quem vier pela frente. O resultado disso é uma atitude inversossímil (entenda o termo aqui em sua conotação simplista/não-intelectualóide) dos jogadores frente às ameaças. Ou seja, se na vida real você caga nas calças ao ter um .38 apontado pra sua cara, num jogo de rpg você sente vontade de rir pois sabe que a chance dessa arma passar do teu armor class super-fodástico é minuscula.

P.S1: acho que já discutimos esse mesmo assunto no mês passado, não ?

P.S2: e alguem (coff, coff.. lumine ou madruga.. coff coff ) botou a cara do meu avatar como ícone do rpg indie ali em cima. Até que ficou maneiro. :laugh:
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Emil em 30 Abr 2011, 21:22

Atenção, eu quero lever o primeiro alerta/ban do fórum novo!

inversossímil (entenda o termo aqui em sua conotação simplista/não-intelectualóide)


Porra, que boceta, Silva! Tomar no meio do seu cu, velho! Custava fazer uma forcinha pra expandir seu vocabulário e aprender uma palavrinha nova? Ou fingir que se importa com o que a galera discute aqui e usar a palavra do jeito certo? Não, tem que fazer essa babaquice passivo-agressiva e chamar quem está certo (neste caso, eu) de intelectualóide? É ser muito adotado da porra! Dá o cu mas não dá uma dessas! Que bafo de rola, velho!
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Armitage em 30 Abr 2011, 21:31

Relaxa Emil, foi só pra testar o forum novo.

Pronto, estou em casa. :mrgreen:
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Lumine Miyavi em 30 Abr 2011, 21:40

Armitage escreveu:o jogo de rpg típico parte da premissa que os personagens são (super) heróis com poder pra derrotar (quase todos) os monstros que aparecerem pela frente. O mestre de jogo pode até fazer aquele drama, encher a bola dos inimigos e tal, mas no final, o que é esperado é que os jogadores metam o pau em quem vier pela frente. O resultado disso é uma atitude inversossímil (entenda o termo aqui em sua conotação simplista/não-intelectualóide) dos jogadores frente às ameaças. Ou seja, se na vida real você caga nas calças ao ter um .38 apontado pra sua cara, num jogo de rpg você sente vontade de rir pois sabe que a chance dessa arma passar do teu armor class super-fodástico é minuscula.


Porque o único estilo de jogar RPG é com personagens de poder alto. :duh:
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Emil em 30 Abr 2011, 21:47

Armitage escreveu:Relaxa Emil, foi só pra testar o forum novo.

Pronto, estou em casa. :mrgreen:



Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Com um perdão a todas as pessoas que se sentiram ofendidas pela minha comparação com o Silva. Como disse uma vez um grande homem numa situação tensa: Calma lá, galera! Dar o cu é bom, tem gente que gosta.
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Armitage em 30 Abr 2011, 21:58

Muito bom o quadrinho, Emil. Eu ri.

Quanto a dar o cú, eu não sei, mas chutaria que deve ser bom mesmo. Afinal, é uma área cheia de terminações nervosas e tal. Mas ainda sou muito machista pra querer experimentar. Quem sabe depois dos 40 ? Aliás, isso dava um tópico interessante: você não dá o cú porque suspeita que não vai gostar, ou não dá o cú porque tem medo de gostar muito ? :mrgreen:
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor louc0 em 01 Mai 2011, 01:42

Emil escreveu:Atenção, eu quero lever o primeiro alerta/ban do fórum novo!

inversossímil (entenda o termo aqui em sua conotação simplista/não-intelectualóide)


Porra, que boceta, Silva! Tomar no meio do seu cu, velho! Custava fazer uma forcinha pra expandir seu vocabulário e aprender uma palavrinha nova? Ou fingir que se importa com o que a galera discute aqui e usar a palavra do jeito certo? Não, tem que fazer essa babaquice passivo-agressiva e chamar quem está certo (neste caso, eu) de intelectualóide? É ser muito adotado da porra! Dá o cu mas não dá uma dessas! Que bafo de rola, velho!


MODERAÇÃO: Emil, por mais que dê vontade, não pode ofender, pô. Ofender assim é 3 dias na geladeira. Até dia 4/5
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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Nibelung em 01 Mai 2011, 05:37

Armitage escreveu:inversossímil


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Re: Como assustar seus jogadores (Sim, sou trouxa)

Mensagempor Madrüga em 01 Mai 2011, 11:19

Eu só acho meio triste que, nessa história toda, o Silva não tenha baixado essa defesa e pelo menos se disposto a tentar entender o significado da palavra, tal. Ninguém está no fórum sabendo tudo, às vezes a gente aprende alguma coisa, às vezes o interlocutor tá só falando besteira. E eu entendi essa citação do Silva como trollagem também, isca intencional para deixar alguém puto, caso no qual alguma regra também se aplicaria.
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