Mesa Redonda Spell x Tormenta

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Jul 2010, 17:01

Ô juvenil, tu não aguenta 10 minutos de mesa redonda.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Myako Lumine em 05 Jul 2010, 17:02

Quem fez as perguntas e quem pediu o autógrafo não foram as mesmas.

Além disso, - até onde eu sei - nenhum dos presentes tinha problemas pessoais com o Trio.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor louc0 em 05 Jul 2010, 17:03

crudebuster escreveu:qual o objetivo da mesa redonda?

Fazer uma análise crítica do cenário mais popular do Brasil, e das regras que o acompanham.
louc0
Moderador

Twitter: @louc0

Mensagempor Madrüga em 05 Jul 2010, 17:24

Eu tenho reservas com a coisa toda. Primeiro, pelo modo que estão encarando isso. Não é uma disputa. Ninguém ganha nada tentando humilhar ou "dar um banho de retórica" nos caras na frente dos fãs. Essa atitude é ridícula e muita gente está encarando dessa forma.

Por outro lado, o modo como a coisa sempre (nas duas vezes) foi conduzida é meio preocupante. A Mai jogou uma pergunta de regras completamente desnecessária (a meu ver) no pouco que eu vi da "palestra", e o Phil imediatamente jogou uma retórica de internet que não acrescentou nada e pareceu realmente ofensiva.

É claro que todo mundo vai achar esse meu comentário exagerado, que eu não vi tudo, vão dizer que as perguntas foram nerfadas, etc etc. Mas se for para subir lá com essa mentalidade de manada, querendo "bater" no caras, essa mesa-redonda não vai levar a nada.

Myako escreveu:Além disso, - até onde eu sei - nenhum dos presentes tinha problemas pessoais com o Trio.

É que não é o que parece, visto pelo tópico de discussão de Tormenta. Muita coisa é alimentada pelo preconceito que já existe e eu duvido muito que, apesar da pose que todo mundo tentou fazer, dessa sabedoria "tv tropes" de internet e etc, o debate consiga ser 100% saudável.

Igual no ano passado, que ficaram me falando "faz uma pergunta, Madruga, faz uma pergunta" justamente como se eu fosse alguma espécie de troll verborrágico preso com uma coleira e pronto para destruir o Trio. E eu, como já dito, não tinha nada a dizer para eles.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor crudebuster em 05 Jul 2010, 17:42

GoldGreatWyrm escreveu:Ô juvenil, tu não aguenta 10 minutos de mesa redonda.

Obrigado pelo elogio! Eu aposto que você não viu a minha idade, mas se pareço juvenil isso muito me alegra! Eu julgava que minhas idéias e filosofia estavam obsoletas.

Pois bem, ao menos parece que há necessidade de renovação neste método de debate, e como expliquei anteriormente aos que lá estavam, ser troll não é ser "baderneiro", "briguento", "raivoso".

É saber como incomodar ao ponto de mudar a cabeça das pessoas. Sugestões em tons polidos com palavras pontuadas pela força argumentativa conseguem causar mais constrangimento que gritos sem sentido ou perguntas retóricas e vãs.

Sinceramente, acha que algum fã vai conseguir mudar alguma coisa mais do que já fizeram várias pessoas despidas de anonimidade lá na RPGCon?

Dê a sua cara a tapa, sabendo em que face você vai bater.

Acha mesmo que vai haver um debate, e não uma série de perguntas tolas, as quais já sabemos as respostas?

Não vi sequer uma crítica que não fosse inócua, partindo de vocês.

O Mattheus, que estava ao meu lado lá no sábado, conseguiu mexer na cabeça dos autores positivamente mais que a lista "censurada" de perguntas da lista.

E olha que ele é fã, hein!

Ver o nome Spell rebaixado a um grupo de macacas de auditório, isso foi uma vergonha.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

Mensagempor GoldGreatWyrm em 05 Jul 2010, 17:45

Obrigado por abrir nossos olhos.

Agora, voltando ao assunto do tópico, antes que passe batido: quem serão os 6 spellianos lá na mesa? O Phill e o Dino tem que estar lá, tendo o livro e tudo o mais, mas e os outros 4?
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Sr. Pichu em 05 Jul 2010, 17:46

bom, o nhóquis se dispôs a ler boa parte do conteúdo só prá participar da mesa
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Dinobot em 05 Jul 2010, 17:48

Francamente, se as pessoas certas forem pra banca, é possível que o debate seja perfeitamente útil. O ponto nisso é participarem exatamente as pessoas razoáveis, capazes de discutir e que possam opinar com alguma base. De preferencia que possam armar uma linha de raciocínio que preste.
Entrem em http://www.facebook.com/hora13 e acompanhem os episódios do programa Hora 13, apresentado por esse idiota que vos fala.

Contem Minha história aos que perguntarem. Contem toda a verdade, tanto os atos vergonhosos quanto os louváveis. Que eu seja julgado de acordo.

O resto... É silêncio...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Dinobot

Twitter: http://www.twitter.com/thiagocolas

Mensagempor Myako Lumine em 05 Jul 2010, 17:50

Eu acho que o Allef devia divulgar uma lista, antes de tudo, e depois começarmos a pensar nisso.

Primeiro: a mesa não foi confirmada.
Segundo: quem tá organizando é o Allef e o D3.
Terceiro: provavelmente vão tomar MUITO cuidado em quem vão... permitir participar.
"Estou nessa joça há nove anos e por mais que eu xingue, reclame, despreze, sempre volto. Porque no final das contas, não importe por onde você rode nesse mundo internético, não encontrará local mais engraçado, insano, plural e possível de ter debates de qualidade com pessoas ridiculamente diferentes."
- Sampaio

Myako Lumine

Twitter: @myako

Mensagempor crudebuster em 05 Jul 2010, 17:58

GoldGreatWyrm escreveu:Obrigado por abrir nossos olhos.

Agora, voltando ao assunto do tópico, antes que passe batido: quem serão os 6 spellianos lá na mesa? O Phill e o Dino tem que estar lá, tendo o livro e tudo o mais, mas e os outros 4?

Disponha. Isso deve ser bem feito, sem dúvida. E as perguntas podem ser divulgadas aqui, seria muito produtivo para que fossem produzidos os argumentos em modo "troll-clássico pré-trololol", digamos.

Porque se for pra serem 6 fãzocas a bajularem o Hex Tormenta... Será uma derrota Maradoniana.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Vincer em 05 Jul 2010, 18:13

eu me interesso em participar, mas depende do propósito/planejado para o debate. Se for para ir à mesa e o debate ir pro lado de gosto (aka: criticar algo por simplesmente não gostar), trollagem pura e etc prefiro não ir. Eu fiz a grande maioria das perguntas, principalmente nas do outro rpgcon, e adoraria falar cara a cara sem as limitações que as perguntas impuseram.

E sem trollagens dessa vez.

A questão é que devemos planejar o que vai ser dito na mesa, todos estarem de acordo e já ter alguns tópicos devidamente definidos.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor crudebuster em 05 Jul 2010, 18:17

Vincer escreveu:eu me interesso em participar, mas depende do propósito/planejado para o debate. Se for para ir à mesa e o debate ir pro lado de gosto (aka: criticar algo por simplesmente não gostar), trollagem pura e etc prefiro não ir. Eu fiz a grande maioria das perguntas, principalmente nas do outro rpgcon, e adoraria falar cara a cara sem as limitações que as perguntas impuseram.

E sem trollagens dessa vez.

A questão é que devemos planejar o que vai ser dito na mesa, todos estarem de acordo e já ter alguns tópicos devidamente definidos.

Não houve trollagem, foram censuradas e serão sempre, se assim os coordenadores quiserem. Eu me ofereço como filtrador/refinador de trollagem inócua, se for o caso. A mesa redonda está na minha área de atuação, que é o RJ-Capital.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Dragão de Bronze em 05 Jul 2010, 18:19

crudebuster escreveu:Testemunhei uma vergonhosa demonstração de amadorismo!

Dude, you are doing it wrong. Veja o que o Pichu escreveu:

Sr. Pichu escreveu:as perguntas da spell foram nerfadas pelo dinobot

Sabe o que ele disse com isso, crudebuster? Que não, a "palestra" do "trio" não foi trollada. As perguntas mais trolladas de verdade foram cortadas por um dos usuários.

O objetivo da mesa redonda não é trollar o "trio". O negócio é o seguinte, a Spell é a maior crítica de Tormenta que existe. Pois bem, que haja então um debate sobre Tormenta entre os seus maiores críticos e aqueles que melhor a podem defender, os criadores.

Madrüga escreveu:Eu tenho reservas com a coisa toda. Primeiro, pelo modo que estão encarando isso. Não é uma disputa. Ninguém ganha nada tentando humilhar ou "dar um banho de retórica" nos caras na frente dos fãs. Essa atitude é ridícula e muita gente está encarando dessa forma.

Esse "estão encarando" foi pra quem? Eu não estou encarando dessa forma. Tanto que fiz o tópico para discutirmos isso feito adultos, e ainda disse, em resposta ao comentário do Trevisan, que falou que a Spell precisava publicar seus cenários pra eles descerem o cacete, que ele está certo. Porque está mesmo, se levou a público, tem mais é que receber crítica.

Madrüga escreveu:Por outro lado, o modo como a coisa sempre (nas duas vezes) foi conduzida é meio preocupante. A Mai jogou uma pergunta de regras completamente desnecessária (a meu ver) no pouco que eu vi da "palestra", e o Phil imediatamente jogou uma retórica de internet que não acrescentou nada e pareceu realmente ofensiva.

Talvez seja exatamente por isso que a discussão aqui sirva também pra decidir quem vai subir lá e argumentar?

Madrüga escreveu:Mas se for para subir lá com essa mentalidade de manada, querendo "bater" no caras, essa mesa-redonda não vai levar a nada.

Madrüga escreveu:Igual no ano passado, que ficaram me falando "faz uma pergunta, Madruga, faz uma pergunta" justamente como se eu fosse alguma espécie de troll verborrágico preso com uma coleira e pronto para destruir o Trio.

Ano passado foi com o d3. Mas a parte em negrito é verdade na internet.
Claro que fora do meio virtual, a postura das pessoas é outra. Mas é exatamente por isso que a coisa tá em discussão, cazzo.

crudebuster escreveu:ser troll não é ser "baderneiro", "briguento", "raivoso".

É saber como incomodar ao ponto de mudar a cabeça das pessoas.

Cara, de onde você tirou essa definição de troll? Bom, saiba que ela é apenas sua, e que troll não é isso. Troll é um adjetivo pejorativo.

vincer escreveu:Se for para ir à mesa e o debate ir pro lado de gosto (aka: criticar algo por simplesmente não gostar), trollagem pura e etc prefiro não ir.

Só vai ser isso se a Spell deixar. Mas a Spell não vai deixar. Em outras palavras, não vai ser isso.

Não vai haver trollagem pura e simplesmente porque quem quiser trollar não vai ser escolhido para participar da mesa.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell

"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell

Twitter: danielmpaula

Mensagempor crudebuster em 05 Jul 2010, 18:39

Dragão de Bronze escreveu:
crudebuster escreveu:Testemunhei uma vergonhosa demonstração de amadorismo!

Dude, you are doing it wrong. Veja o que o Pichu escreveu:

Sr. Pichu escreveu:as perguntas da spell foram nerfadas pelo dinobot

Sabe o que ele disse com isso, crudebuster? Que não, a "palestra" do "trio" não foi trollada. As perguntas mais trolladas de verdade foram cortadas por um dos usuários.

O objetivo da mesa redonda não é trollar o "trio". O negócio é o seguinte, a Spell é a maior crítica de Tormenta que existe. Pois bem, que haja então um debate sobre Tormenta entre os seus maiores críticos e aqueles que melhor a podem defender, os criadores.

Deve ser por isso que uma lista com perguntas vindas daqui são censuradas instantes antes de serem feitas e a lista se torna chacota no meio da palestra/bate papo por não saber fazer perguntas sem redundância, de pessoas que não se identificam. Isso é amadorismo.

Memes forçados não funcionam na minha presença, tente novamente sem eles.

crudebuster escreveu:ser troll não é ser "baderneiro", "briguento", "raivoso".

É saber como incomodar ao ponto de mudar a cabeça das pessoas.

Cara, de onde você tirou essa definição de troll? Bom, saiba que ela é apenas sua, e que troll não é isso. Troll é um adjetivo pejorativo.

Assim como nerd também é. Eu não sei sua idade, mas tenho certeza que você não sabe mesmo diferenciar bagunceiro de "troll" e brigão de "bully". Todos esses memes estadunidenses emburreceram a comunidade nerd brasileira mais jovem ao ponto de não saberem muita coisa além de citar memes no meio de conversas e fazer perguntas bobas, sendo "nerds" no sentido mais pejorativo da palavra.

Cadê os críticos adultos naquela hora? Será que o meu berrante os acordou só agora?

vincer escreveu:Se for para ir à mesa e o debate ir pro lado de gosto (aka: criticar algo por simplesmente não gostar), trollagem pura e etc prefiro não ir.

Só vai ser isso se a Spell deixar. Mas a Spell não vai deixar. Em outras palavras, não vai ser isso.

Não vai haver trollagem pura e simplesmente porque quem quiser trollar não vai ser escolhido para participar da mesa.

E a Spell não deixa desde sempre, pelo que vejo. Este é um ponto em que eu gostaria de contribuir.

Vocês não se esqueceram o que é trollar porque nunca souberam o que significa. Me rio aos borbotões com essa definição de vossa senhoria, ela veio das chans, que alguns fóruns tentam copiar insistentemente, falhando como sempre.

Com um meme apenas eles definem a todos os brasileiros na internet como trolls, e ainda assim os novatos os espalham sem o menor senso de ridículo.
Imagem
crudebuster

Mensagempor Léderon em 05 Jul 2010, 18:53

Só para constar:

crudebuster escreveu:Pergunto novamente, caro "comédia", qual o objetivo da mesa redonda, se as perguntas serão de fanzocas desesperados por terem suas edições de "Tormentão" autografadas?
crudebuster escreveu:Porque se for pra serem 6 fãzocas a bajularem o Hex Tormenta... Será uma derrota Maradoniana.

Querido André, ir assistir à "palestra" sentado no meio dos fãs e ter um álbum de fotos no orkut com closes apaixonados no Trevisan te deixa sem argumentos para chamar qualquer um aqui de "fãzoca".

Imagem

Além do mais, apesar da fama de trolls, o que tem na Spell é gente que não tem reservinhas pra falar mal de alguma coisa. Pelo tom pejorativo do termo e pelas eventuais ofensas, "troll" é uma coisa comumente associada ao fórum, normalmente por pessoas que foram criticadas ou não gostam do rumo que as discussões tomam aqui. Acabou virando piada interna, eu acho.

Trollagem óbvia, idiota, incômoda, ofensiva e persistente é sim, uma coisa desagradável e passível de punição. Disso não há dúvidas.

De volta ao tópico:

Phil e Dinobot têm o livro, né? Daria pra irem postando os pontos "altos" aqui pra gente discutir? Sei que ainda tá cedo, mas eu tô curioso. XD
Léderon
Coordenador da seção de Arte

Twitter: lederon

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias