por Deicide em 18 Jul 2008, 16:46
A chance de sair uma carta é 1/52 (ou 1/54 se tiver dois coringas, vou colocar as probabilidades adiante levando os coringas em conta).
A chance de tirar um número específico é quatro vezes maior (4/54).
Ok, vamos lá: a dificuldade mediana deveria ser 7 (para tirar 7 ou mais, você tem uma chance de 28/54, mais ou menos 51,85% de chances).
As probabilidades voam pela janela se você aplicar um baralho com o dobro de valor, e outro com a metade, contudo. E pioram ainda mais se a dificuldade for aleatória.
Eu sugeriria o seguinte para as dificuldades padronizadas:
Fácil: 4 (chance 40/54, ou 74,07%)
Mediana/Padrão: 7 (chance 28/54, ou 51,85%)
Difícil: 10 (chance 16/54, ou 29,62%)
Muito Difícil: 12 (8/54, ou 14,81%)
Isso para padronizado. Se tiver um baralho com valor dobrado/outro reduzido à metade, as coisas saem um pouco de controle (por exemplo, a dificuldade 7 indica que não 28 cartas, mas 24, darão sucesso). Se formos considerar essa idéia, as probabilidades ficam assim:
Fácil: 4 (chance 38/54, ou 70,37%)
Mediana/Padrão: 7 (chance 24/54, ou 44,44%)
Difícil: 10 (chance 17/54, ou 31,48%)
Muito Difícil: 12 (11/54, ou 20,37%)
Ou seja, as chances aumentam nas dificuldades altas, mas diminuem nas baixas.
Para calcular essas probabilidades, basta ver quantas cartas você tem que cumprem seu requisito e dividir pelo total de cartas (54). Por exemplo, na dificuldade 7:
- Sem modificar o valor: Em todos os naipes, os resultados 7, 8, 9, 10, J, Q, K servem. Logo, são 7 resultados, vezes quatro naipes, logo 28 cartas, ou uma chance de 28/54.
- Com um naipe favorecido/outro desfavorecido: Nos naipes sem modificadores, os resultados 7, 8, 9, 10, J, Q, K servem. São dois naipes, logo são 14 cartas.
No naipe favorecido (dobra o valor), servem: 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, J, Q, K. 10 cartas, com as 14 anteriores, são 24 cartas.
No naipe desfavorecido (reduz à metade), nenhum resultado servirá. Logo, o total de resultados é 24/54, pois são 24 cartas favoráveis dentro das 54 possíveis.
(Atenção: Tudo isso é para a probabilidade de remover uma única carta. Se você pode remover 2 ou 3 ou 4, e qualquer uma delas pode ter um resultado favorável, a coisa fica ainda mais complexa. Contudo, os cálculos acima dão uma boa idéia das chances).
Edit: Uma forma simplificada de ver se o jogador vai ter sucesso ou não ao puxar 2, 3 ou 4 cartas é pegar o número de cartas e multiplicar pela probabilidade de sucesso de uma única carta. O resultado é o número de cartas "em média" que sairá com um sucesso.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.
Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.