por GarotoVaca em 02 Dez 2008, 11:59
Num stand de um evento de anime aqui da região, me deparei com dois livros de Shadowrun: a aventura Metagen e o suplemento Contatos. Cada um custava R$ 5,00, mas eu fiquei na dúvida "poxa, eu nem jogo, é da segunda edição e duvido que encontre por ai um livro básico por ai". Ai o cara diz que vendia os dois por R$ 8,00.
Comprei sem pestanejar. Nem tinha reparado, mas o Contatos vinha com umas miniaturas de papelão e o melhor de tudo: um escudo do mestre de três divisões. Nirvana.
Comecei a ler os benditos suplementos e, embora não entendendo nada do sistema, a ambientação parecia ser incrível. Procurei na internet alguma coisa e achei o sistema bem interessante (ele é bem similar a um sistema caseiro meu... alias, o meu sistema caseiro é similar ao Shadowrun), na verdade achei MUITO interesssante.
Okay, o meu dilema é esse:
-A 4th edição é novinha, tem vários suplementos e parece ser mais fácil de achar jogadores para tirar dúvidas e trocar materiais, informações e dicas. Mas é em inglês e importado (a primeira é pior, pois a maioria dos meus jogadores não gostam ou não sabem muito bem inglês).
-A 2nd tem material traduzido, tá baratinho em sebo e parece que muita gente quer se livrar dele. Mas a dificuldade achar algum material além do livro básico e do Catálogo do Samurai Urbano no Brasil é altíssima, além do que, li algumas coisas na internet dizendo que a tradução tem erros bizarros. Existem poucos jogadores na internet (acho que não tem nenhum), então na hora de dúvidas vou ter que me virar sozinho.
Estou muito inclinado a comprar a 2nd pelo preço e o que tiver de suplemento pelo preço que está, mas não sei se tem qualidade se comparado a 4th. A pergunta é: a 2nd edição vai me fornecer um bom material pra jogar ou seria melhor um investimento num material já revisado, um pouco mais difundido e atual?
Aquele ar vintage da 2nd me atrai um pouco, mas também me incomoda ao mesmo tempo. Sei lá.
Aguardo opiniões.
Valeu, Spell.