Primeiro de tudo, como boa parte das discussões dessa máfia aconteceram nos bastidores, então volta e meia eu mesmo tinha umas surpresas com o que era postado no tópico. Mas não duvido que outras surpresas aconteceram por fora que não chegaram a aparecer por aqui. Se cada um puder, gostaria de ouvir considerações de todos os jogadores. Sobre pensamentos por fora do jogo, manipulações e mentiras, e sobre a mecânica dos contatos em geral, principalmente.
Os papéis foram sorteados inicialmente, mas alguns ajustes finais foram feitos por mim no final. Tentei fazer o possível pra equilibrar o jogo pra todo mundo. São essas nuances que eu vou falar aqui.
Os dois jogadores do cinza não foram sorteados, mas por muito pouco eles seriam Cebolituz e MVerde (e os cinzas seriam uma espécie de Culto). Só que como esses dois já são bem conhecidos, achei que valeria mais a pena testar com outros dois jogadores bons, e que se destacam pelo bom racicínio e pela capcidade de ficarem "invisíveis" em meio às discussões. Daí também que surgiu a ideia de tornar a facção cinza sobreviventes ao invés de SK. Porém, exagerei na mão, e errei ao deixar os dois com
dois poderes, e ainda sendo os mesmos. Ia dividir os poderes de forma que um identificasse os mortos, e o outro confirmasse testamentos. Só que na hora de enviar as MPs, acabei esquecendo disso, e pimba. Dois independentes fortes e com multiplos poderes. Corrigir depois só ia facilitar pra eles identificarem o aliado.
Aluriel e leo tinham sido sorteados como membro do Azul. Como a coisa ia ficar feia pro time que ficasse com os dois juntos, eu mudei o leo pro vermelho. Parece que essa decisão foi acertada.
O Médium
deveria ter um papel especial nessa máfia. Poder forçar um jogador morto a dar uma resposta é um poder forte, mas o VA morreu antes de usar o poder, e o leo... bem, ele praticamente só apareceu pra se revelar. Sinceramente, achei até que o médium iria desequilibrar o jogo. Pena que não deu pra formar nenhuma opinião prática sobre ele.
O Fantasma é um papel experimental que funcionava exclusivamente pela mecânica de votos noturnos. Os dois morreram rapidamente também, mas o Madruga acabou salvando o MagoCego por acidente na primeira noite. Se não fosse por isso, o azul terminaria o segundo dia com 4 jogadores de desvantagem. Também foi um papel que eu queria testar mais, mas acho que o Madruga queria que eu falasse mais da máfia pra ele durante a hospedagem no RPGcon, e ficou desapontado quando eu disse que tinha ressuscitador no jogo.
Covarde foi uma falha. Deveria ter mudado pra Motorista de Ônibus. Percebi a falha durante o segundo dia, mas já era tarde pra mudar. Pensei em inventar que por um motivo aleatório X, eles ganharam um upgrade, mas ia ficar forçado demais. Acabou que nenhum dos covardes usou seu poder noite alguma de forma eficaz. My bad.
Informantes também foram criados pra abusar um cadinho da mecânica de contatos. Palmas pro Locke que percebeu rapidamente que o contato dos contatos dele eram automaticamente inimigos. Ele "foi revelado" como vermelho rapidamente, e acabou que deu sorte de não ter sido alvo dos azuis durante a noite. Sem as informações do Locke, o vermelho teria que discutir bem mais pra achar os azuis.
Eltar tem uma intuição desgraçada (4 noites, 4 azuis), nelioo e Cebolituz não investigaram quase nada e ficaram disputando entre si nas votações noturnas. Phoenix só bloqueou uma vez (e eu achei que os bloqueadores ativos iam bagunçar as votações), E até agora não entendi o motivo pelo qual o MagoCego ressuscitou o planes, que já tinha declarado que estava ajudando o time vermelho.
Muito obrigado pelo jogo, pessoal. Espero que tenham gostado tanto quanto eu.