Nibelung escreveu:Pros 4 primeiros links, são ações de racismo que devem ser julgadas e os "racistas" em questão punidos (o terceiro, inclusive, já foi). Inclusive, apoio 100% a atitude da OEA.
Então está provado que racismo existe? você não tem mais dúvidas quanto a isso? ou exigiu provas mesmo sabendo que existia?
Nibelung escreveu:O problema é que as cotas em si estão deliberadamente incitando o racismo.
Discordo. o que vejo é que estão deixando à mostra um racismo que já existe.
Nibelung escreveu:Além do que, hoje no brasil, existem poucas pessoas verdadeiramente negras. A maioria é mestiça.
Independente disso, discriminação racial continua acontecendo nesse país.
Nibelung escreveu:Creio que você já deve ter ouvido o caso dos irmãos gêmeos, onde um foi considerado negro e o outro não, pra disputar pelo sistema de cotas.
Os critérios de avaliação da UnB,
felizmente, foram revistos após este incidente. Um dos rapazes ia ser meu calouro, inclusive.
Nibelung escreveu:O que eu vejo atualmente é que os negros querem monopólio sobre a "marca" do racismo(...) e é o que fica enraizado na memória da população.
Calma lá. isso de forma alguma desmerece a luta deles ou torna inexistente o racismo.
Nibelung escreveu:Outro problema é que muitas vezes o negro vê racismo até onde não existe.
Muitas vezes, será mesmo? é algo que pode ficar em questão. Ainda mais com o racismo velado e "cordial".
Nibelung escreveu:Por exemplo, se em uma entrevista para uma vaga existem 4 brancos e 1 negro, e um branco for escolhido, o negro vai dizer que foi racismo.
E as vezes não foi?
Nibelung escreveu:Muitas vezes os mais racistas são os ditos "vítimas do racismo", como quando os negros só dizem ser negros quando vão se beneficiar. Antes disso, eles são "morenos".
Essa aqui me lembra algo pertinente: Eles se afirmam como pardos por serem racistas
ou por causa da pressão da sociedade? eu aposto no segundo, e o link abaixo é um bom indício disto:
http://www.jornaldamidia.com.br/noticia ... disc.shtmlSkar escreveu:1 e 2- link concordo q a empregadora não deveria ter feito isso. Mas naquele momento as leis de racismo eram nebulosas então era possivel q se convence q o caso não era de racismo
A notícia é de 2006, e a lei do racismo é de .... 1989 (nº 7716). 17 anos mostram que vc está enganado.
Skar escreveu:prova q quando ocorre o racismo ele é combatido. E volto a repetir é mais fácil vc achar casos de preconceito contra homosexuais do q de negros.
Racismo ocorre - isso prova meu ponto.
Sobre a quantidade de casos, mostre-me indícios, oras. a propósito, mostre também que a homofobia influi na diminuição das condições sociais dos homossexuais. vejo mais homossexuais ricos que negros. não deveria ser equivalente, segundo o seu raciocínio?
Skar escreveu:Ofensas dentro de qualquer ambiente são comuns. Quantos já não foram xingados questionando a sua honra, sexualidade e social. Isso é parte da nossa cultura, xingar no calor de argumentos é normal e não existe juiz q vá dar ganho de causa em uma situação q as emoções estam alteradas.
Não, não é parte da nossa cultura. é CRIME - Artigo 140 do código penal (com destaque para o parágrafo terceiro)
Skar escreveu:é um texto desatualizado. Existem novas leis sobre o racismo, q o definem e permitem pouco liberdade para o advogado de conseguir absolvição nesses casos.
Indique as leis e o que elas invalidam naquele texto. apenas falar que ele é antigo (o texto tem 6 anos) não implica necessariamente em ele ser inválido.