Tópico sobre cotas raciais

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor FreeSample em 17 Mar 2008, 21:37

Então cite um exemplo de como os outros 2 alunos tiveram mais oportunidade que o negro, estudando os 3 na mesma escola.

Na sociedade o branco e o amarelo não sofrem com piadinhas e com preconceitos - serão vistos como bandidos em menos ocasiões e, francamente, equivaler piadas referentes ao tamanho do pênis do oriental com piadas que generalizam o negro, definindo-o como bandidos, macacos e preguiçosos é um disparate!
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Fëanor em 17 Mar 2008, 21:44

Na sociedade o branco e o amarelo não sofrem com piadinhas e com preconceitos - serão vistos como bandidos em menos ocasiões e, francamente, equivaler piadas referentes ao tamanho do pênis do oriental com piadas que generalizam o negro, definindo-o como bandidos, macacos e preguiçosos é um disparate!

Tem um estudo que mostra que a maior parte da sociedade vê os brancos como os mais preguiçosos e os negros como os mais trabalhadores. Ou seja, pessimo argumento.

De uma maneira ou de outra, cotas não conservam isso. Naverdade só piora.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor FreeSample em 17 Mar 2008, 21:56

Tem um estudo que mostra que a maior parte da sociedade vê os brancos como os mais preguiçosos e os negros como os mais trabalhadores. Ou seja, pessimo argumento.

Seria interessante você postar alguma referência... de qualquer forma não tenho motivos para desconfiar de você. acho.
Mas enfim, que tal essa?
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticia ... 32317/view
FreeSample

Mensagempor Fëanor em 17 Mar 2008, 22:58

Por exemplo, na 4º série, a média de notas dos alunos brancos é 12,4 vezes maior do que as dos negros; já na 3º série do ensino médio, é 22,4 vezes maior.

Como assim 22,4 vezes maior?
Numa escala de 1-10, se todos os alunos brancos tirassem 10, todos os alunos negros teriam que tirar 0,45. :blink:
Far from home

Fëanor

Mensagempor FreeSample em 17 Mar 2008, 23:11

Se é cômodo para você apenas ver um equívoco na matéria, e não verificá-lo no estudo (disponível na internet, aliás), fica à vontade. :roll:

http://www.jornaldamidia.com.br/noticia ... disc.shtml
FreeSample

Mensagempor Nibelung em 18 Mar 2008, 00:04

Friça: Pros 4 primeiros links, são ações de racismo que devem ser julgadas e os "racistas" em questão punidos (o terceiro, inclusive, já foi). Inclusive, apoio 100% a atitude da OEA.

O quinto link tem um texto grande demais. Prometo ler, mas ainda não o fiz. Meu comentário posterior não o leva em conta.

O caso é: Racismo é crime e está na legislação brasileira. Qualquer ato racista deve ser denunciado e deve ser punido. O problema é que as cotas em si estão deliberadamente incitando o racismo. Tanto o racismo contra o negro (Lá vem o cotista) quanto contra o branco (Roubei tua vaga! ha-ha). Além do que, hoje no brasil, existem poucas pessoas verdadeiramente negras. A maioria é mestiça. Creio que você já deve ter ouvido o caso dos irmãos gêmeos, onde um foi considerado negro e o outro não, pra disputar pelo sistema de cotas.

O que eu vejo atualmente é que os negros querem monopólio sobre a "marca" do racismo, igual os judeus pegaram o monopólio do holocausto: Muitas pessoas sofrem com a dita frase (racismo: negros, japoneses, americanos, indios, etc... Holocausto: judeus, ciganos, turcos, etc..), mas só um deles foi escolhido como "representante" da palavra, e é o que fica enraizado na memória da população.

Outro problema é que muitas vezes o negro vê racismo até onde não existe. Por exemplo, se em uma entrevista para uma vaga existem 4 brancos e 1 negro, e um branco for escolhido, o negro vai dizer que foi racismo. Assim como se um dos brancos não-escolhido for gay, ele também pode reclamar dizendo que não foi escolhido por ser gay. Muitas vezes os mais racistas são os ditos "vítimas do racismo", como quando os negros só dizem ser negros quando vão se beneficiar. Antes disso, eles são "morenos".
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Skar em 18 Mar 2008, 01:16

1 e 2- link concordo q a empregadora não deveria ter feito isso. Mas naquele momento as leis de racismo eram nebulosas então era possivel q se convence q o caso não era de racismo=/. Agora oq eles alegam pra empregada doméstica é um absurdo, pq pelo oq foi entendido eles queriam q o governo pagasse por isso e não a mulher q causou o dano.

3- prova q quando ocorre o racismo ele é combatido. E volto a repetir é mais fácil vc achar casos de preconceito contra homosexuais do q de negros.

4-Ofensas dentro de qualquer ambiente são comuns. Quantos já não foram xingados questionando a sua honra, sexualidade e social. Isso é parte da nossa cultura, xingar no calor de argumentos é normal e não existe juiz q vá dar ganho de causa em uma situação q as emoções estam alteradas.

5-é um texto desatualizado. Existem novas leis sobre o racismo, q o definem e permitem pouco liberdade para o advogado de conseguir absolvição nesses casos. Por isso eu digo nosso código está muito bem servido pra punir quem comete esse crime.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Skar em 18 Mar 2008, 01:42

Não, mas a distinção que ocorre prejudicando eles não está no vestibular, está na sociedade.

Então pq o vestibular entra no meio dessa briga.

Se a pobreza estivesse sendo tratada diretamente, concordaria com você. mas as cotas abrangem a questão social também.

Mas privelegiam os negros, e não todos os pobres.

Qual a relação direta entre se manter nas classes altas e "espoliar" os negros?

Cara acorda as classes altas espoliam TODO mundo negros, brancos e pardos. Quem não é classe alta é espoliado isso é um fator da nossa sociedade.

Ações afirmativas não são um erro.

Mas as cotas não ajudam em nada.

Porque vc está cometendo o erro que eu estou avisando a BILHÕES de posts atrás: vc erra ao ignorar o contexto social onde esses três alunos se inserem! eles não estão num país onde as suas três raças tiveram a mesma oportunidade

Mas entenda q as relações raciais do passado não são mas amplamente aceitas hj o racismo é menor.

isso QUANDO um branco é pego.

No rio os dois se ferram do msm jeito.

isso foi uma piada? aonde que o racismo não prejudica ninguém?

Estou generalizando. Hoje o racismo está num nivel tão baixo q não prejudica a grande maioria e sim casos isolados.

Generalização (portanto, erro) apontado no quote.

Perdão estava tentando ser sarcastico.

Renda é influenciada pela opinião da sociedade quanto à cor (afirmação simplista, mas refletindo uma verdade). e já que não provam que cotas raciais são ineficientes, de acordo com o que você escreveu, então continuo não vendo problema.

Aqui está o problema vc não vê q hj em dia a baixa renda não depende da cor pq vc acha muito brancos pobres tbm. Como tbm existem negros q são ricos.

São piadas. Elas são uma marca cultural não vão mudar pq algumas pessoas as acham ofensivas[ as melhores piadas SÃO ofensivas] e isso independe da cor.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor FreeSample em 18 Mar 2008, 10:38

Skar escreveu:Então pq o vestibular entra no meio dessa briga.

E por que não? numa situação você acha que o problema envolve apenas o vestibular, em outra vc faz questão de exclui-lo. o sistema de cotas influi na sociedade buscando uma equiparação de oportunidades (até porque não me atrevo a afirmar que com certeza equipara).

Mas privelegiam os negros, e não todos os pobres.

A maioria pobre é negra, o que já é um indício do problema.

Cara acorda as classes altas espoliam TODO mundo negros, brancos e pardos. Quem não é classe alta é espoliado isso é um fator da nossa sociedade.

Antes que eu fique perdido na discussão, vocÊ pode definir esta espoliação? poderia ilustrar como ela afeta diretamente o que estamos discutindo, e como afetaria igualmente negros e brancos?

Mas as cotas não ajudam em nada.

Há controvérsias. isso deve ser pesquisado e avaliado.

Mas entenda q as relações raciais do passado não são mas amplamente aceitas hj o racismo é menor.

Menor que antes, mas ainda assim não pode ser ignorado.

No rio os dois se ferram do msm jeito.

Considerando que a maioria pobre é negra, eu honestamente duvido muito.
http://www.social.org.br/relatorio2005/relatorio025.htm

Hoje o racismo está num nivel tão baixo q não prejudica a grande maioria e sim casos isolados.

O que mostra que vc não se informou. na pesquisa que indiquei acima vemos que não são apenas casos isolados. não acredite que toda demonstração de racismo implica em crime de injúria racial.

Aqui está o problema vc não vê q hj em dia a baixa renda não depende da cor pq vc acha muito brancos pobres tbm. Como tbm existem negros q são ricos.

não depende só da cor, mas isto infelizmente influi. compare a porcentagem da população branca que é pobre com a porcentagem da população negra.
E a parcela de negros ricos é proporcionalmente equivalente à parcela de brancos ricos?

São piadas. Elas são uma marca cultural não vão mudar pq algumas pessoas as acham ofensivas[ as melhores piadas SÃO ofensivas] e isso independe da cor.

Omissão? :)
as piadas são um bom exemplo do racismo velado que existe em nosso país. faça uma piada sobre branco e me diga se a reação das pessoas é a mesma daquela quando ouvem uma piada de negro. experimentei aqui e vi que é bem diferente.
E continua sendo injúria.
FreeSample

Mensagempor FreeSample em 18 Mar 2008, 11:06

Nibelung escreveu:Pros 4 primeiros links, são ações de racismo que devem ser julgadas e os "racistas" em questão punidos (o terceiro, inclusive, já foi). Inclusive, apoio 100% a atitude da OEA.

Então está provado que racismo existe? você não tem mais dúvidas quanto a isso? ou exigiu provas mesmo sabendo que existia?

Nibelung escreveu:O problema é que as cotas em si estão deliberadamente incitando o racismo.

Discordo. o que vejo é que estão deixando à mostra um racismo que já existe.

Nibelung escreveu:Além do que, hoje no brasil, existem poucas pessoas verdadeiramente negras. A maioria é mestiça.

Independente disso, discriminação racial continua acontecendo nesse país.

Nibelung escreveu:Creio que você já deve ter ouvido o caso dos irmãos gêmeos, onde um foi considerado negro e o outro não, pra disputar pelo sistema de cotas.

Os critérios de avaliação da UnB, felizmente, foram revistos após este incidente. Um dos rapazes ia ser meu calouro, inclusive.

Nibelung escreveu:O que eu vejo atualmente é que os negros querem monopólio sobre a "marca" do racismo(...) e é o que fica enraizado na memória da população.

Calma lá. isso de forma alguma desmerece a luta deles ou torna inexistente o racismo.

Nibelung escreveu:Outro problema é que muitas vezes o negro vê racismo até onde não existe.

Muitas vezes, será mesmo? é algo que pode ficar em questão. Ainda mais com o racismo velado e "cordial".

Nibelung escreveu:Por exemplo, se em uma entrevista para uma vaga existem 4 brancos e 1 negro, e um branco for escolhido, o negro vai dizer que foi racismo.

E as vezes não foi?

Nibelung escreveu:Muitas vezes os mais racistas são os ditos "vítimas do racismo", como quando os negros só dizem ser negros quando vão se beneficiar. Antes disso, eles são "morenos".

Essa aqui me lembra algo pertinente: Eles se afirmam como pardos por serem racistas ou por causa da pressão da sociedade? eu aposto no segundo, e o link abaixo é um bom indício disto:
http://www.jornaldamidia.com.br/noticia ... disc.shtml

Skar escreveu:1 e 2- link concordo q a empregadora não deveria ter feito isso. Mas naquele momento as leis de racismo eram nebulosas então era possivel q se convence q o caso não era de racismo

A notícia é de 2006, e a lei do racismo é de .... 1989 (nº 7716). 17 anos mostram que vc está enganado.

Skar escreveu:prova q quando ocorre o racismo ele é combatido. E volto a repetir é mais fácil vc achar casos de preconceito contra homosexuais do q de negros.

Racismo ocorre - isso prova meu ponto.
Sobre a quantidade de casos, mostre-me indícios, oras. a propósito, mostre também que a homofobia influi na diminuição das condições sociais dos homossexuais. vejo mais homossexuais ricos que negros. não deveria ser equivalente, segundo o seu raciocínio?

Skar escreveu:Ofensas dentro de qualquer ambiente são comuns. Quantos já não foram xingados questionando a sua honra, sexualidade e social. Isso é parte da nossa cultura, xingar no calor de argumentos é normal e não existe juiz q vá dar ganho de causa em uma situação q as emoções estam alteradas.

Não, não é parte da nossa cultura. é CRIME - Artigo 140 do código penal (com destaque para o parágrafo terceiro)

Skar escreveu:é um texto desatualizado. Existem novas leis sobre o racismo, q o definem e permitem pouco liberdade para o advogado de conseguir absolvição nesses casos.

Indique as leis e o que elas invalidam naquele texto. apenas falar que ele é antigo (o texto tem 6 anos) não implica necessariamente em ele ser inválido.
FreeSample

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 18 Mar 2008, 11:11

Cotas para loiras e portugueses já!
A maioria pobre é negra, o que já é um indício do problema.

Mesmo? Aqui no Norte não é bem assim, não... você vê pouquíssimos pobres negros. Na verdade, você vê poucos negros, aqueles que têm essa cor de pele estão em posições sociais relativamente privilegiadas. Um vizinho meu é inclusive doutor em Física. E é negro. Claro que ele não precisou de cotas para isso.
Tudo bem, os pobres daqui são indígenas, mas não é disso que estamos falando, é?
Antes que eu fique perdido na discussão, vocÊ pode definir esta espoliação? poderia ilustrar como ela afeta diretamente o que estamos discutindo, e como afetaria igualmente negros e brancos?

Eu fiz toda uma redação sobre a rivalidade de uma escola chamada Lato Sensu (que só ensina o aluno a passar no vestibular) e a Fundação Nokia (que é uma escola técnica e que puxa para o lado técnico da coisa, ainda assim os alunos se saem melhor no vestibular. Ah, e ela era gratuita há até uns dois anos). Mas aí percebi que, se você não consegue perceber por si só a espoliação dos ricos para com os pobres, eu é que não vou ensinar.
Menor que antes, mas ainda assim não pode ser ignorado.

Não, não pode. Mas é com cotas que se resolve?

Vou resumir a minha crença em algumas linhas:
A cota não é racista só porque dá oportunidade injusta para o negro. É porque SUBESTIMA a capacidade do negro em passar no vestibular por conta própria.
Cara, tem tanta gente oriunda de família pobre e de escola pública que consegue passar no vestibular. O que precisamos é de CONSCIENTIZAÇÃO, e não de um sistema que vai baixar o nível das nossas universidades.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor FreeSample em 18 Mar 2008, 11:27

Cotas para loiras e portugueses já!

E o povo da spell teima em ser reducionista... :roll:
Que parte de "não ignore o contexto social" vcs não querem entender?

Mesmo? Aqui no Norte não é bem assim, não... (...)Tudo bem, os pobres daqui são indígenas, mas não é disso que estamos falando, é?

Estamos falando do país ou exclusivamente da região norte?

Mas aí percebi que, se você não consegue perceber por si só a espoliação dos ricos para com os pobres, eu é que não vou ensinar.

Admirável sua capacidade de contribuir para o debate (mimimi se vira mimimi). uma pena que isso não prove ponto nenhum, não é? Espoliar implica em toda uma ação ilegal que gostaria de ver sendo provada por aqueles que usaram o termo.

Não, não pode. Mas é com cotas que se resolve?

Se você realmente leu meus posts, vai saber minha resposta. uma dica: não seria "sim".

Vou resumir a minha crença em algumas linhas:
A cota não é racista só porque dá oportunidade injusta para o negro. É porque SUBESTIMA a capacidade do negro em passar no vestibular por conta própria.

Discordo nos dois pontos deste seu raciocínio. primeiro porque não é uma oportunidade injusta (injustiça é permanecer numa condição de desigualdade, e as cotas vem para tentar remediar). segundo, não vejo onde há subestimação, veria se eu fosse tolo e ignorasse todo o contexto social nde o negro se insere, neste país. passa no vestibular não te garante o diploma. É um certame infelizmente influenciado pela condição social (que por sua vez, tem a cor da pele como elemento de influência). Para buscar sanar esta infelicidade, as cotas surgem como alternativa.

Cara, tem tanta gente oriunda de família pobre e de escola pública que consegue passar no vestibular.

A maioria delas é negra?

O que precisamos é de CONSCIENTIZAÇÃO, e não de um sistema que vai baixar o nível das nossas universidades.

As cotas são um instrumento de conscientização (oras, quando que a questãor racial foi tão debatida nesse país?). E mesmo que não fossem, a possibilidade de uma alternativa melhor não torna a opção utilizada como algo negativo (quantas vezes eu já falei isso aqui, mesmo?)

Mostre porque o nível das faculdades diminuiria. não existe bonificação nas notas para negros cotistas.
FreeSample

Mensagempor Fëanor em 18 Mar 2008, 12:51

As cotas são um instrumento de conscientização (oras, quando que a questãor racial foi tão debatida nesse país?).

Discordo, acho que não ajuda no combate a discrimição racial. Qualquer branco racista vai começar a pensar "só passou por causa das cotas" ou então "não tem capacidade, precisa ficar usando ajuda do governo".
Ou seja, pode ser algo negativo sim.

E mesmo que não fossem, a possibilidade de uma alternativa melhor não torna a opção utilizada como algo negativo (quantas vezes eu já falei isso aqui, mesmo?)

Torna, se as pessoas pensarem que essa é solução.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Fëanor em 18 Mar 2008, 12:58

Então está provado que racismo existe? você não tem mais dúvidas quanto a isso? ou exigiu provas mesmo sabendo que existia?

Eu nunca neguei isso. Só que não acho que cotas são a solução, bem pelo contrário, acho que prejudicam, segmentam ainda mais a sociedade entre brancos e negros.

E as vezes não foi?

Pode ser que sim, mas pode ser que não. Não faz sentido discutir se foi racismo uma situação hipotética dessas.

Sobre a quantidade de casos, mostre-me indícios, oras. a propósito, mostre também que a homofobia influi na diminuição das condições sociais dos homossexuais. vejo mais homossexuais ricos que negros. não deveria ser equivalente, segundo o seu raciocínio?

É meio dificil ter dados que mostrem a quantidade de gays ricos né?

Não, não é parte da nossa cultura. é CRIME - Artigo 140 do código penal (com destaque para o parágrafo terceiro)

Eu diria que é um crime que faz parte da nossa cultura.

De qualquer forma, racismo deve ser combatido.
Só não acho que deva ser feito isso com cotas.
Far from home

Fëanor

Mensagempor Skar em 18 Mar 2008, 13:18

E as vezes não foi?

As chances são maiores de não ter sido ou nem isso vc concorda.

A notícia é de 2006, e a lei do racismo é de .... 1989 (nº 7716). 17 anos mostram que vc está enganado.

As leis do racismo forma revistas e reformuladas por lei no ano passado.

Racismo ocorre - isso prova meu ponto.

Como ocorre qualquer crime. Cara o preconceito com homesexuais é pior q os dos negros q eles são , em maioria, excluidos de rodas de amigos, ambiente familiar e do emprego. Nós vemos muitos deles ricos pq em sua maioria eles não se assumem pq tem medo do q vai acontecer com eles se o fizerem. Vc acha q os negro ainda são mais oprimidos ?

Vc leu a parte se a pessoa estiver sem controle das suas emoções? Pq se essa for a situação ou se ela só estiver com animo de brincar tbm não é crime. E isso está na doutrina q nós seguimos.

Indique as leis e o que elas invalidam naquele texto. apenas falar que ele é antigo (o texto tem 6 anos) não implica necessariamente em ele ser inválido.

Tem q encontrar e estou se o minimo de tempo pra isso e meu código ta desatualizado. Mas acho q consigo ver isso na minha aula de penal terça q vem td bem? E é pela existência dessas elis q o texto está desatualizado.

Skar

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic