Já que foi perguntado, eu respondo:
Forgotten Realms. Gostaria de entender como pode isso vender pra xuxú e ser tão popular até hoje quando, pelas barbas do profeta Zaratustra - parece ter sido "elaborado" por um adolescente punheteiro de 14 anos !
Vende muito e é popular até hoje porque há mercado para ele. Se há mercado suficiente para mantê-lo vivo mesmo depois que outras excelentes idéias foram enterradas, deve haver algum motivo, concorda?
Cite o motivo lógico que o faz acreditar que ele aparenta ter sido escrito por um adolescente punheteiro de 14 anos, por favor.
Sério. Deve ser o pior cenário de fantasia de todos os tempos! Não há um pingo de coerência sequer - um "copy-and-paste" das culturas da terra, de regiões ou eras totalmente distintas, "disfarçadas", e colocadas lado-a-lado de forma completamente sem sentido, com um resultado que não reflete a menor sensibilidade à conceitos básicos como intercâmbio cultural ou geopolítica.
Opinião sua, tudo bem. O gosto é seu. Agora, aponte-me a incoerência: existem sim culturas da terra que foram jogadas sem sentido dentro dos Reinos, e nenhuma delas foi jogada pelo autor do cenário, então, seu argumento do adolescente punheteiro não só é descartado como também é descabido. Procure se informar melhor sobre o cenário. Pode me perguntar, se quiser. Sobre a geopolítica dos Reinos, cite por favor a falta de sensibilidade aos conceitos básicos. Estou aguardando uma elaboração melhor do seu ponto de vista, pois não sei exatamente do que vc está reclamando...
Sem contar que o nível e o poder da magia é absurdamente alto mas a maioria da sociedade se encontra em um estado primitivo entre idade média / renascimento... e por centenas de anos! Nada de "revolução indústrial mágica" ou coisa do tipo. E a forma como a coisa toda é tratada, parece que o mundo é um grande playground de heróis indo pra lá e pra cá matar monstros.
O continente principal, Faerûn, possui 60 milhões de habitantes sencientes. Como esses habitantes estão em um modo de pensar semelhante ao de um habitante da terra medieval, seu mundo é regido por superstições e teorias errôneas e infundadas. Por isso que não existem telemarketing com bola de cristal, ônibus de tapete voador,e essas coisas. Até porque, pra atender 60 milhões, a quantidade de magos é bem pouca...
Sobre o mundo parecer um grande playground de heróis indo pra lá e pra cá matar monstros... puxa, achei que vc estava falando de Tanis e Cia.... quer dizer, Rikus e Cia... quer dizer, Gandalf e Cia... quer dizer, Elric e quem sobrevivesse a qualquer um que suportasse dez minutos próximo de Stormbringer... quer dizer, Conan e Cia... quer dizer, Overpaladino e Cia... quer dizer, Eragon e Cia... quer dizer... Gereth Yaztromo e Cia... quer dizer, Hiro Nakamura e Cia... quer dizer, histórias de heróis e seus feitos e Cia.
Isso te incomoda?
A coisa chega a ser ofensiva à inteligência humana pós-infantil.
Por exemplo...
E o mais estranho é que sempre existiram boas alternativas de fantasia medieval no mercado - sejam pseudo-históricas (Greyhawk, Harn, Ars Mágica, Pendragon, Yrth, Artesia, etc. ) ou mais exóticas ( Tekumel, Earthdawn, Era Hyboriana, Talislanta, etc. ), todas mais consistentes e coerentes em suas "elaborações".
Não diria mais consistentes, mas sim tão consistentes quanto. Mas, lógico, argumentar contra alguém que não coloca embasamento sólido em suas perguntas é o mesmo que discutir com fã de Tormenta.
Alguem consegue achar uma explicação racional pra isso ?? Alguem consegue indicar uma ótica diferente, mostrar o cenário por um outro ângulo??
Claro. Basta observar Faerûn de uma perspectiva diferente da sua. Você está correto em algumas de suas observações, e eu concordo contigo. Mas vc está olhando só para o ponto negativo, e dando a ele uma dimensão de metaverso (parece um ex-patrão meu, que se vc levasse para ele uma folha a4 em branco, e nela existisse um ponto preto de 0,001 milímetro, ele fazia um escândalo... por causa do ponto preto, ignorando todo o resto da folha em branco).
Olhando Faerûn de uma ótica diferente: Entre no site Últimos Dias de Glória, e dê uma olhada no artigo traduzido descrevendo a cidade de Uthmere. Lá, o autor do cenário descreve, simplesmente, uma cidade. Gostaria que vc, após ler o artigo, me demonstrasse onde está o copy-and-paste, onde está a high-magic, a falta de sensibilidade geopolítica, os super-heróis salvadores do dia, e etc.
ps: e quanto à nova edição? Melhoras ou pioras vêm por aí? (piorar vai ser difícil heim... )
Depende do gosto do freguês. Haverão coisas boas e ruins, como sempre. Mas a gente sobrevive.