por Vincer em 31 Dez 2007, 04:11
Filmes que vi ultimamente:
-Paprika(animação, anime): Excelente. Carrega muito do estilo e propósito da série Paranoia Agent, do mesmo autor, apesar de ter trama diferente (até alguns tipos de personangem se repetem, mostrando o gosto pessoal do autor para eles). Um aparelho que está sendo desenvolvido é capaz de gravar o sonho das pessoas, permite ao usuário ter sonhos razoavelmente lívidos(e conscientes) e permite mais de uma pessoa compartilhar os mesmos sonhos. O aparelho, ainda em testes, pretende ser usado no tratamento e cura de problemas psicológicos e psiquiátricos. Mas tudo dá errado quando roubam três aparelhos e um terrorista começa a invadir sonhos, e a influenciar o subcosnciente de todos que já testaram o aparelho.
Ótima história, avança incrivelmente mas tem um clímax complexo. O tempo inteiro você se pergunta se o que está vendo está acontecendo ou se é mais um sonho. Como um sonho o filme inteiro é uma viagem, em todos os sentidos, um verdadeiro devaneio. Personangens carismáticos, história adulta e interessante com algum humor sidekick bastante pessoal ao autor. Quando termina você entende a trama principal, mas várias pontas são deixadas para o julgamento do espectador... nota 9.5.
-Cecil Bem Demente: Hilário e interessantíssimo. O filme é uma viagem, com direção frenética e trama corrida. Mas a trama é bem simples e coesa, e o filme tem aquele dom raro de te abraçar, ou seja, logo você está assimilando o ritmo inusitado do filme com uma facilidade tremenda.
Nada comum, conta sobre uma atriz mesquinha de Holywood que é raptada por um bando de jovens deliquentes e quase psicóticos que acreditam que o cinema está morrendo. Eles querem gravar o filme mais underground, com esta atriz como protagonista. O filme? A história de um bando atacando o cinema americano diretamente. Como o filme é gravado? Ao vivo, durante ataques reais. Enfim, deu para entender o nível.
Apesar das aparências o filme é bem leve e engraçado, um humor curioso, diga-se de passagem. A direção daquela série que acabou de passar, "O Sistema", lembra a direção do filme(e provavelmente se inspirou no mesmo). Nota 9.
Meus filmes prediletos:
-Ravenous(Mortos de Fome): É sobre canibalismo. Filme de 1999 pouco conhecido, de época, consegue com poucos personagens contar uma história interessantíssima. A atuação de todos os atores, mesmos os pouco conhecidos, foi o que mais me atraiu no filme, principalmente o trabalho do fenomenal Robert Carlyle. O filme foi tocante de tal modo que até hoje é o predileto da maioria dos atores que o fizeram. Trilha sonora igualmente fenomenal.
A história é sobre um oficial que na guerra contra o méxico tomou todo um posto inimigo, sozinho. Condecorado pelo ato ele carrega a culpa de, antes disso, ter abandonado seus homens, e por esse motivo foi transferido para um forte isolado no meio do nada. Pouquíssimas pessoas, longe de tudo, no meio de um inverno rigoroso... até que surge um padre no meio da nevasca, quase morto de inanição e hipotermia. Ao ser ajudado ele conta de como ele e sua caravana estavam sobrevivendo numa caverna, tendo de comer do corpo dos que morriam, até que o líder da caravana, levado por uma lenda indígena sobre força e vigor, começou a matar os mais fracos numa avidez sem controles.
O forte todo se arma e junto do padre se preparam para ir a caverna, libertar a última sobrevivente e prender o meliante psicopata. Contar mais perde a graça.
Um dos melhores fimes que já vi, senão o melhor. É o conjunto(trama, atuação, trilha sonora, ambiente, direção, etc) que o torna uma obra prima.
-Todo Mundo Quase Morto(Shaun of The Dead): Comédia romântica. Com zumbis. Eu adoro o humor britânico, e este filme é simplesmente uma das melhores comédias que já vi, senão a melhor. Adicionou à receita zumbis, que eu adoro(acho eles engraçados), o resultado é um espaço no meu top mais.
-O Fabuloso Destino de Amélie Poulain: Imagine um filme saboroso, doce e encantador. Minha descrição ao que sinto com essa obra prima. É um filme romântico contado sob a perspectiva pessoal de Amélie Poulain, uma protagonista introvertida e imaginativa que vê o mundo de um modo bem único. O filme apesar do tom quase irreal e mágico, é bastante realista em sua perpectiva sobre o mundo e as pessoas. Adoro.
PS: sem falar que tem a idéia mais engraçada e inventiva que já vi na vida. Para quem assistir ou assistiu, falo do pai de Amélie e o gnomo de jardim.
-Snatch, Porcos e Diamantes: Adoro o humor inglês, e a direção desse cara é fenomenal. A história gira em torno de um diamante roubado e de brigas ilegais na Inglaterra. A história pula de um para outro personagem, dos inúmeros que estão na história, e como cada coisa se conecta é fenomenal. A história tem um humor único, uma agilidade fantástica e uma criatividade sem igual. O ator Brad Pitt gostou tanto do filme anterior deste diretor que pediu para participar deste, e se encaixou bem ao papel.
Tem a sequência mais criativa e engraçada que já vi (a do carro e do leite).
-Oldboy: Drama. Muito Drama. Direção fenomenal, história brilhante. Ainda tenho que ver o restante da trilogia da vingança.
-Monty Python e o Cálice Sagrado: eu já disse que adoro humor inglês?
-Evil Dead "Uma Noite Alucinante"(Toda a Triologia): É tosco. É terror trash. Um clássico do cinema B. Por isso mesmo eu gosto. É tão tosco que é engraçado. Sem falar que é muito criativo, para época foi revolucionário e até hoje permanece original sem nada a se equiparar. Se o belo pode surgir do feio, Evil Dead é a prova :D
-Barbarella: Antigo, com Jane Fonda. Baseado no quadrinho francês revolucionário de mesmo nome(que eu também adoro), o filme é uma adaptação compacta de parte dos quadrinhos com uma estética que capturou bem o espírito de Barbarella, complementado por ótima trilha sonora e a atuação pueril de Jane Fonda, que caiu como uma luva à personagem.
A história gira em torno de Barbarella, uma cosmonauta de nível 9(acho que é esse mesmo o nível) que receba a missão especial de capturar Duran Duran, um cientista foragido. Ela prossegue então para um perigoso planeta de hábitos bárbaros, onde ainda usam armas para resolver problemas. Ela começa então uma aventura, em partes erótica, num mundo inusitado.
Foi revolucionário para a época(1968) e alcançou parte do impacto que o quadrinho alcançou em seu tempo(principalmente sobre como aborda o sexo, de modo comum e inocente, além de descarado).
Foram os que eu lembrei :D