Na minha visão, algumas questões ajudam para que alguns fóruns funcionem de determinadas maneiras.
Vou fazer a comparação entre três fóruns dos quais eu participo: Spell RPG (óbvio), Órfãos do BOW (fórum de fãs do Nightwish que faziam parte do Bless Our Wishes) e A New Age Dawns (fórum do Epica).
Aqui na Spell, temos muitos usuários registrados de vários estados e muitos ativos. Ou seja, o fórum tem movimentação intensa e posts diários. A grande maioria dos usuários tem o perfil nerd e 90% são homens.
Quando há uma imensa reunião de homens de tendência nerd, a principal ideologia dominante é o machismo. Por mais que diga que somos RPGistas, sempre temos que interpretar ambos os sexos e tal, a ideologia dominante é o machismo. Não que isso seja bom ou ruim, mas é uma ideologia. E assim sendo, o homem em geral não fica expondo suas frustrações, suas ânsias e seus problemas e dificuldades. Pois quase nunca temos nenhum interesse em saber disso do outro.
Aqui, poucos jogadores realmente se encontram. Eu não sei a cara verdadeira de nem 10% dos usuários registrados aqui, que não gostam de revelar a sua cara e seu nome verdadeiro. Dos usuários, somente eu e Eltor Macnol usamos nossas fotos no avatar. Toda a grande maioria usa outros avatares, geralmente de algo que acha gosta ou colocando uma piada nele. E poucos gastariam dinheiro para viajar até ao EIRPG, para se encontrarem. Assim, existe um distanciamento entre nós como pessoa. Eu não sei praticamente nada da vida de ninguém que eu possa ajudar, ou dar uma informação, ou fazer uma piada como acontecimento.
Já no OBOW, fórum que eu participo, são poucas pessoas registradas. Mas ao contrário daqui, a grande maioria se conhece pessoalmente. Não são muitos ativos, mas existe uma amizade entre eles. E todos se conheceram na internet, em um fórum comum de uma banda que gostam. Eles já se visistaram entre eles, vivem se ligando um para o outro, trocam presentes de Natal e são amigos mesmo. Já se conhecem de anos. Muitos aqui na Spell se conhecem já de tempos, pois a Spell é muito antiga. Mas dentre esses caras que já fazem 5 anos de Spell, é bem provável que nunca tenha visto pessoalmente aquele sujeito que se registrou lá a anos, ou mesmo saiba o nome verdadeiro de tais. O único problema disso é a chamada
panelinha. É bem difícil se enturmar com eles, pois se conhecem de tempos. Eu demorei muito pra isso, mas finalmente consegui. Os flames são bem raros, e há muita escolha de palavras por parte dos usuários para não ofender. Como se tivessem falando com seus pais ou com seus irmãos ou melhores amigos.
No fórum do Epica, ele é bem novo ainda. Tem bem poucos usuários e são bem poucos os ativos. Não nos conhecemos ainda, mas sempre que um usuário novo se registra e posta, todos tentam enturmar o novato. Perguntamos tudo sobre a vida dele, e gostamos de comentar sobre isso. Sempre quotamos uns aos outros para conversar e mantemos um bom nível de conversa. Não nos conhecemos pessoalmente ainda, mas fazemos de tudo para fazermos uma espécie de "família".
Eu carrego influências desses 3 fóruns em cada post meu. Levo piadas e acontecimentos tirados de um fórum para outro. Cansei de copiar assinaturas daqui, ou postar imagens resposta legais em outros fóruns. Da mesma maneira que trago piadas dos outros para aqui.
Como em outros fóruns, gosto de fazer piadas com aqueles que eu me sinto mais enturmado aqui. O Caju é o meu alvo preferido para encher o saco. O Locke Winchester e o cigano são os que eu gosto de zoar junto. O Oda estou começando agora a fazer piadas e a enchermos o saco um do outro mutuamente. As vezes nos unimos para tirar um sarro de uma situação.
Mas uma coisa que eu particularmente não gosto de fazer é a chamada "falta de respeito para com o outro por fazer uma bobagem". Odeio tentar humilhar o outro só para parecer engraçado. Gosto principalmente das piadas comunitárias, que todos entendam.
Algumas influências minhas de outros fóruns podem ser facilmente vistas. Meus posts falando sobre eu mesmo, agradecimento por algumas coisas que eu peço, piadas trazidas e maneira que eu me dirijo quando não concordo com uma opinião.
Era isso tenho que sair agora!