Valeu pela linkada pra cá publicano!
publicano escreveu:o bobo PRECISA ser limado a não ser que seja reescrito de algum modo
Mesma discussão ontem com o Iuri e achamos algumas limitações interessantes pro Bobo. Por exemplo, ser linchado por um jogador especifico (mais interessante ainda se tiver outro jogador sendo um um linchador querendo linchar ele. Ex. Numa máfia "A Piada Mortal" O Coringa seria o Bobo, ele tem como condição de vitória ser morto pelo Batman, e o Comissario Gordon é o Linchador que tem que linchar o Coringa.
Ainda assim acho meio injusto, mas é uma situação que seria menos "bobo" o papel de Bobo.
publicano escreveu:Que acontece também se existem duas máfias, como em Ravenloff e agora em Game of Thrones, e essa situação acontece? Um mafioso da máfia A e outro da máfia B? Vai resolver durante mais uma noite? E se ambos só tiverem poder de morte, ganha quem enviar MP primeiro?
... eu concordo com o Darin, ainda mais nesse caso, que enviar MP primeiro pra decidir jogo é furada.
Ae depende do jogo e do Narrador, mas na prática isso de quem manda a PM primeiro é uma regra caseira. Só que o Narrador PRECISA pensar em todas as possiblidades e deixar elas claras pros jogadores (salvo se for um caso especifico), inclusive se ele vai ou não adotar essa regra caseira (eu achei que o Darin ia
). Tipo, com um culto e uma maçonaria, se ambos forem no mesmo alvo quem ganha? (já pensei em uma Màfia que eu ia Narrar assim, e cada Personagem teria uma predisposição, e nesse caso apenas ela seria considerada, se determinado jogador tem um lado mais malefico no meu entender, eu deixaria ele predisposto ao Culto no caso de um recrutamente duplo, indo no final pro lado deles)
E eu tenho um pouco de medo de usar duas Máfia por isso, no final tem muitas chances de ser um jogo entre duas Máfias tentando se matar. Pra essa configuração eu daria poderes limitados as duas Máfias criando situações matematicas diferentes, por exemplo. Uma ter um mandante, se ele morre a Máfia não pode mais matar e tem que ganhar em numero (talvez ganhando uma segunda habilidade pra compensar a morte como ação de incrimar no lugar da ação de morte) e a outra talvez ter um daqueles papeis que joga do lado da Máfia mas a Màfia não sabe quem é, embora ele saiba quem a Máfia é. Isso geraria condições desfavoravel a ambos, e poderia não acabar sendo um jogo de tiro entre dois grupos maiores, ate porque como já disse o Cebola, o maior poder de um grupo é poder se comunicar fora do tópico!
E acho que vale a pena essa reestruturação das regras. Não seria como se algo fosse drasticamente mudado, mas dá pra alcançar um nivel de simplicidade maior. Ate porque muito já foi criado e ta na hora dessa revisão. A exemplo a regra de espancamento. Hoje ela não tem um padrão, mas tem tantas possibilidades que chega a ser um mundo novo, da pra fazer um jogo só com ela (Já ate tentei montar isso, uma ação de espanamento pra máfia e alguns poderes envolvendo essa mecanica pra cidade, dois espancamentos sem descanso leva a morte. Mas nunca tirei do papel). Em resumo, temos material suficiente, e talento, pra deixar o Guia muito mais interessante e direto!