@ferdineidos
1- Direitos Humanos é uma proteção do indivíduo contra os desmandos do Estado. É pra isso que ele foi criado.
Aqui eu penso que ele deveria ter sido criado por um motivo maior, mas ok!
5- Qual o raciocínio que leva o direito a não excluir os direitos humanos em hipótese alguma:
Entende-se que uma vez aberta uma exceção (matar o Hitler) passa-se a relativizar a aplicação destes direitos fundamentais. Deixando de ser absoluto, QUALQUER hipótese ou situação está suscetível ao crivo deste juízo de valor.
Daí, poderíamos sim passar por casos onde uma maioria preconceituosa impusesse sobre o restante da população o seu crivo moral, podendo passar a perseguir, prender, torturar e matar pessoas por uma questão filosófica. Onde aconteceu isso mesmo? Ah sim, na mesma Alemanha do Hitler.
Desta forma, entende-se melhor tratar toda pessoa humana da mesma forma, com aqueles mesmos direitos descritos no ponto 4.
Ok, acho que posso ser mais claro agora, gostei da sua resposta.
Acho que tudo tem prós e contras, e nesse caso, o contra é maior, bem maior que o pró.
Qualquer regra deveria ser questionada sempre. Acho impossivel uma lei conseguir protejer de forma justa alguem, é impossivel, simples assim. Não existem parametros claros o suficiente para proteger um grupo de individuos sem abrir brechas para outros individuos virem e se aproveitarem dela.
Por exemplo, Lex Luthor (tive que mudar, Sauron não é humano

) com seu império : Lava dinheiro, estorque, chantageia politicos, ameaça concorrentes, manipula mercado, etc. Ele deveria ser punido por esses crimes exatamente como manda o figurino. Mas a partir do momento que ele resolve contactar o Darksaid pra completar um dispositivo que iria desvendar a equação antivida e destruir NY inteira no processo, ele deixa de ser humano, e como tal não deveria ser julgado pelas mesmas regras que os demais humanos.
Pra deixar claro, digamos que hoje o Hitler Don Corleone (tão bom criticar o Hitler, ninguém nunca defende ele) seja preso no Texas torturando um judeu. Ele seria preso como qualquer outro, passaria pelo sistema judiciário como qualquer outro e provavelmente seria condenado a morte. Nada disso infligira os tão criticados direitos humanos. Agora se o método de execução fosse empalamento, aí sim teríamos um problema com os direitos humanos, que exigiriam uma morte rápida e mais indolor possível (injeção letal no caso).
Ok, mas isso, embora monstruoso ainda é um ato de ataque as leis do Estado, eu penso em casos mais amplos e claros (Don Corleone sair numa campanha de caça e morte dos Judeus por exemplo). Mas fica bem óbvio que a linha entre um e outro é bem tenue!
p.s. falo pessoa humana para excluir a pessoa jurídica (pois "pessoa" neste caso engloba tanto a física quanto a jurídica)
Não tinha pensado nisso. Bem, considero sempre pessoa física aqui!
Iuri escreveu:Mas sauron não era um humano, então os direitos humanos não o protegiam. Pode matar ele a vontade.
Pois é, percebi isso, mas já corrigi o problema!