Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor cigano em 25 Jul 2011, 19:12

Madrüga escreveu:E adorei o post do Cigano. É desse tipo de coisa que precisamos, mas ainda não sei se isso responde tudo...


:wub:

Mas sério, é importante vocês saberem onde querem chegar. Mesmo que a resposta seja a lua, ao menos você sabe que agora tem que pegar um foguete ou coisa que o valha!

:P

Então? Qual o objetivo de vocês? Criar um livro? Criar um cenário Open Source pra todo mundo que quiser jogar? Criar um site interativo com todo o conteúdo?

Pelo que eu vi, vocês tem quase tudo pronto, só precisam de uma direção, disposição pra organizar esse material todo tem de sobra aqui!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Nibelung em 25 Jul 2011, 20:27

Blackbird escreveu:Lululululumine, não sei se é irônico. Talvez essa coisa da região default seja um padrão que as Terras Sagradas se disponham a quebrar. É mesmo necessário? Não seria isso reduzir o cenário a um povo, a um local só?
Não sei se essa comparação retrata o que você quis dizer (me desculpe, se não), mas tem que haver um esforço pra olharmos a Terra e não pensarmos nos Estados Unidos, ou no Brasil.
Não vou me iludir dizendo "não há regiões temáticas em TSagr" porque não conheço o cenário a fundo - mas duvido disso. E se tiver, lapidemos ad nauseam. É um cenário multicultural, não o Hopi Hari.


Eu retruco com Eberron. Ele é multicultural (goblins, as cinco nações, Lhazaar, elfos em 3 sabores culturais sem modificação mecânica, inspired, warforgeds, última guerra, silver flame, gigantes, dragões, ordem de druidas, demon wastes, dragonmarked houses...), mas quando você pede pra qualquer um citar uma cidade de Eberron sempre indicam Sharn (o default) ou Stormreach (por causa de DDO).

Tsag precisa de uma Sharn. Por exemplo, eu não li quase nada descritivo de Tsag, em grande parte porque eu não sei por onde começar. Eu leio uma região, e a seguinte não parece ter relação com a anterior (não digo que não tem, só que não parece). Ter um terreno neutro pra se comparar as outras é bom.

No caso, como o foco do cenário é religioso, uma região devota a algo similar ao cristianismo seria uma boa região padrão porque serve de base inclusive pra pensar "como no nosso mundo". Não sei se Tsag tem algo que se encaixa aí.
Imagem
Avatar atual: Gokai Red
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Avatar do usuário
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online
 
Mensagens: 3976
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:47
Localização: Caratinga - MG
Twitter: @nibelung

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Mirallatos em 25 Jul 2011, 21:04

Olá pessoas.

Um deadline? Bom gente, eu estou muito desatualizado com o TS, mas pelo visto a questão aqui não é criar algo bacana ou pensar em intriga, plots e adjacentes, pois o cenário é rico e pessoas criativas estão envolvias. Talvez o necessário é fazer algo para dar vida a toda essa criação, algo que possa ser visto, testado e jogado.

Em verdade porque não pensar em algo interativo para o TS? Sim, algo que faça com que as pessoas se envolvam de verdade, assumam papéis sem tomar partido de um reino ou raça, pensando tão só e unicamente na verossimilhança do mundo? NPC's nascem em aventuras, cidades e raças ganham vida em campanhas. Alguém ja jogou em algum desses reinos?

Du certo e acho que pode acrescentar algo ao cenário é fazer como há algum tempo foi o iniciativa 4E. É ter a cultura de manter a coisa viva em algum blog, com localidades, ilustrações, criaturas. Há muita coisa escrita, debatida, mas pouco usada na prática. Criemos um blog/site e a cada quinzena lancemos um artigo ilustrado falando de um reino, com monstros, armadilhas, magias...coisas do tipo.

Ao invés de fazer o mundo todo, publiquemos um PDF quinzenal sobre um reino. Criemos uma metodologia para apresentar o material, seguindo o tradicional esqueleto de um capítulo de livro (raças, economia, capital, cultura, ganchos, PdM etc. Ao final de 4 ou 5 meses, temos uma versão 1.0 de uma região. Aí passamos para outra, agora sobre as raças jogáveis, por exemplo.

Bom, to indo pra casa, mas quando chegar eu termino esse post feito corrido.
Imagem
Avatar do usuário
Mirallatos
 
Mensagens: 775
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:54
Localização: São Paulo - SP

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Blackbird em 25 Jul 2011, 21:54

Nibelung escreveu:No caso, como o foco do cenário é religioso, uma região devota a algo similar ao cristianismo seria uma boa região padrão porque serve de base inclusive pra pensar "como no nosso mundo". Não sei se Tsag tem algo que se encaixa aí.
TSagr tem a Igreja do Uno que é, dentre o resto, o mais próximo do cristianismo, acho...? Nesse caso, Tervat seria a região-padrão, mas Tervat... não está pronta. :haha:

No mais, aproveitando o gancho, qual vocês diriam que é a região-padrão de Ravenloft? Barovia?
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 25 Jul 2011, 22:11

Também pensei em TSagr ter Tervat como cidade de apresentação do cenário, mas o reino nunca saiu do papel a não ser por algumas idéias e só.

Mas em compensação essa metrópole não poderia ter aquela lei anti-raças não humanas. Poderia ter um ar de preconceito forte, mas algo bem mais brando que em outras regiões do reino e tal, para dar aos jogadores a chance de usar qualquer raça jogadora do cenário naquela região e saber que fora da cidade é que o perigo é maior tanto por ameaças naturais comuns quanto pelas tropas do reino em áreas onde a lei é mais dura.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor cigano em 25 Jul 2011, 22:15

Youkai X escreveu:Também pensei em TSagr ter Tervat como cidade de apresentação do cenário, mas o reino nunca saiu do papel a não ser por algumas idéias e só.


Hora de começar a tirar ela do papel então!

E o que quis dizer com o "o que querem com o cenário?" foi exatamente o que o Mira falou.
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 26 Jul 2011, 00:17

Blackbird escreveu:Lululululumine, não sei se é irônico. Talvez essa coisa da região default seja um padrão que as Terras Sagradas se disponham a quebrar. É mesmo necessário? Não seria isso reduzir o cenário a um povo, a um local só?
Não sei se essa comparação retrata o que você quis dizer (me desculpe, se não), mas tem que haver um esforço pra olharmos a Terra e não pensarmos nos Estados Unidos, ou no Brasil.
Não vou me iludir dizendo "não há regiões temáticas em TSagr" porque não conheço o cenário a fundo - mas duvido disso. E se tiver, lapidemos ad nauseam. É um cenário multicultural, não o Hopi Hari.

Terras Sagradas é um cenário fictício de fantasia com escopo limitado; acho que a comparação com "olharmos a Terra" é errada justamente pela comparação de informação.

Se for pensar dessa forma, Tormenta então é um cenário multicultural incriticável pelo mesmo motivo. Veja bem, não é pra pisar no calo de ninguém, mas algumas coisas precisam ser esclarecidas e resolvidas:

O que mata a integração de TSag é que cada uma das regiões* (*número pode variar) foi feita por uma pessoa diferente e não teve nenhum esforço por parte de ninguém em "adequar". Tudo foi sendo encaixado no mapa como quebra-cabeças, e isso tá EVIDENTE pra quem tá de fora e começa a ler

Por isso que eu disse que tá igual Arton nesse quesito. De repente surge um reino de árvores mágicas no centro-sul do mundo; nenhum dos reinos ao redor é afetado** (exceto uma menção de acordos comerciais pra não ter guerra), mesmo já tendo sido postados. Não rolou nem um edit pra adequar os vizinhos e no que isso muda neles. Árvores Mágicas.

Querendo OU não admitir, TSag tá com síndrome de Tormenta. Como faremos pra mudar isso, pra integrar de forma que todas as regiões pareçam pertencer ao MESMO mundo, ao mesmo tempo?

Offtopic: **Daguna & Chemkrë!
Daguna menciona o vizinho e diz que foi importante na introdução da religião, etc, piripororópãoduro; Chemkrë não menciona nada; dá a impressão (devidas comparações) Daguna é a mina feia que Chemkrë comeu quando bêbado.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Léderon em 26 Jul 2011, 00:41

Ótimo post, Phil. Muito do que você fala acontece mesmo, e lendo isso acabei de me tocar do óbvio. Apesar to título do tópico ser "lapidando...", eu fiz ele mais pra pensar num prazo, mesmo. Só que quando você menciona essas inconsistências, isso é lapidar. Revisar o cenário, ver o que não encaixa, dar nome aos bois.

Muitos dos problemas de fronteiras estranhas que aconteceram foram por motivos simples: (1) os reinos foram feitos por pessoas diferentes, (2) geograficamente distantes, com lacunas entre eles, (3) sendo que os últimos foram feitos no espaço entre os que já estavam se formando. Por isso ficou retalhado.

Então, por dar nome aos bois, quero dizer exatamente isso que o Phil falou: "Daguna fez isso, deve ter essa consequência aqui, aqui e aqui." "Caso X tenha passado aqui, Y mudou de lugar." É praticamente impossível fazer isso sozinho. Somos muitos, então vamos lá reler os reinos e ver o que tá precisando de polimento.

O que dá pra fazer? Ler. Vá ler os reinos que você não fez, nem que seja um só. Veja se ele está consistente, se leva em consideração os vizinhos, se alguma coisa ia extrapolar suas fronteiras e ter consequências numa região mais ampla. Comente no tópico do reino e aqui também. Listando tudo num lugar só (e deixando um lembrete no tópico de cada um) fica mais fácil pra todo mundo ver e se ajudar na hora de fazer. Seria interessante se essa parte de revisão fosse feita por alguém de fora do desenvolvimento, também. Cigano já está convocado, e alguém chame o Elfo. xD

E mudando um pouco de assunto: dá pra colocar coisas que ultrapassam fronteiras em todos os reinos, coisa que não tem em muitos. Uma floresta que fique entre Daguna, Gavagai e Pehelnaur, por exemplo, já seria mencionada no texto dos três reinos, já teria influência específica na política de cada um deles, etc.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Madrüga em 26 Jul 2011, 00:57

"Síndrome de Tormenta" é um exageeeeeero... e a coisa de falta de tempo é evidente, muita gente mal conseguiu editar uma região depois de fazê-la, que dirá adaptar. Mas dá para separar as regiões em macrorregiões, talvez, e trabalhar prazos NELAS. Tipo, centro-sul, um mês. Ou "mês de adicionar Daguna nas descrições". XD

Essa coisa de floresta que o Led citou também faz parte do desenvolvimento do mapa, no qual estou insistindo até hoje e faz o maior sentido.

E região padrão... porra, não é puxar a sardinha, mas Pehelnaur atende a quase todos os quesitos: tem a religião icônica, suporte diversas raças, é recheada de guildas, organizações e conflitos, tem tramas que vão desde lendas da antiguidade até política e demônios, fora que tem uma pancada de coisas já prontas.

Gente, falando nisso, Tervat é horrível como lugar inicial. Quem pensou nisso?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 26 Jul 2011, 00:58

Eu tinha pensado em Pehelnaur para a aventura de introdução, os Salões da Insanidade, que introduz raças, maculas e shit para os jogadores/leitores.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Madrüga em 26 Jul 2011, 01:01

Pois é, lá tem tudo. Eu acho que é superpossível. E trabalharmos agora para integrar mais as regiões, também.

Outra coisa é tentar situar eventos na linha de tempo. Eu tentei fazer isso com Kan Sufir e estava fazendo com a nova Neerghul, antes do meu computador quebrar (aliás, alguém tem o arquivo ainda para me re-mandar?). Já ajudaria pacas.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 26 Jul 2011, 01:10

Eu tenho o arquivo de Neerghul com Urz'ala e outro dos reinos.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Blackbird em 26 Jul 2011, 01:58

Felipe, cê trouxe um negócio que eu acho essencial pra todo mundo se situar: uma linha do tempo.
É, pelo menos, o método que deixa minhas ideias expostas da maneira mais clara.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Emil em 26 Jul 2011, 13:29

Oi, galera, eu estou lendo esse tópico, mas participando pouco por enquanto porque estou tentando parir um trabalho. Eu nem deveria entrar aqui agora, porque cada atrasinho pode ser mortal nessa última semana. Só que tem coisa que é provocação demais pra ficar quieto, então vamos lá.

Phil, se você gosta de criticar, tem que aprender a ler primeiro. Exemplos:

Chemkrë escreveu:Quando a travessia leste-oeste se faz necessária, seja para chegar ou para sair de Tervat, todos os viajantes experientes concordam: a pequena e heterogênea nação de Chemkrë, a oeste de Daguna e ao sul de Avkhass, é a opção mais segura; tão mais segura, que é quase a única opção, uma vez que não existe trilha conhecida pelos caminhos mutantes da grande floretsa, e as terras da Liga dos Povos do Norte se mostram pouco convidativas, dado os conflitos recorrentes entre seus habitantes e Tervat.


Esse é o primeiro parágrafo do texto sobre Chemkrë: tem relação com os vizinhos e com os nem tão vizinho assim. Mais relações com Daguna:

Chemkrë escreveu:embora não seja parte do governo oficial, a Igreja Chemkri é um dos mais valorosos aliados do poder central, e geralmente é a instituição que faz a via diplomática nas relações com Daguna,


Daguna não é só um vizinho importante, como é necessária para o funcionamento interno das relações de Chemkrë. Sério mesmo, se der a louca no Led e ele resolver retirar Daguna do cenário, ele afunda o que eu pensei pra Chemkrë.

Chemkrë escreveu:Sahman, a última cidade. Entreposto comercial entre Daguna e Chemkrë, o comércio explodiu nos últimos anos, e a cidade cresceu desenfreadamente.

Tem uma cidade só pra servir de transição entre os reinos, e que cresceu exponencialmente por causa da relação entre eles.

Chemkrë escreveu:Demografia racial: 85% humanos, 10% cinocéfalos

Sabe, esses 10% de vunyatra aí são só por causa da proximidade com Daguna. Sinceramente, eu só não falo mais de Daguna porque não estou escrevendo sobre Daguna, tem que sobrar um pouquinho de Chemkrë pra falar também.

Então sério, se você quiser fazer alguma crítica bem pensada e bem direcionada, seja bem vindo. Alguns lugares realmente precisam de mais integração com o resto do cenário e com os reinos em volta. Mas se você só quiser exercitar sua veia crítica sem realmente por a mão na massa, e se concentrar só na suas impressões ao invés das falhas reais do projeto, então suas intervenções são de muito pouca valia, porque não servem pra ajustar o cenário e só criam animosidade entre os membros.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 26 Jul 2011, 15:46

Venho aqui apresentar minhas mais sinceras e humildes desculpas ao modo como tenho me comportado em discussões acerca do cenário. Eu me irrito fácil e certos tipos de posts me irritam mais facilmente ainda, assim como a verdade de que a visão que eu tinha do cenário e do qual ela tentou ser durante uma época não é mais a visão que o cenário objetiva mais.

Como minhas atitudes têm sido mais contraproducentes ao cenário e ele está em mudanças profundas de conceito já a um bom tempo, eu cedo as mudanças. Buscarei pensar nos conceitos do cenário mais na jogabilidade do que em outros conceitos, deixarei as nomenclaturas dentro do limite da legibilidade e inteligibilidade.

Entretanto devo admitir que eu não sou alguém hábil na execução prática dos textos em si, sendo eu mais ligado aos conceitos, idéias. Não sou bom e fazer os textos serem atraentes. É questão de treinar, ler material especializado em fazer uma execução de texto mais enxuta e atraente, mas ao menos inicialmente precisarei de ajuda de alguém mais hábil na escrita como o Emil, Léderon e Madruga para me ajudar a colocar os reinos ou mesmo a editar/refazer alguns dos reinos e regiões que desenvolvi. E é isso. Obrigado aos que leram meus pedidos de desculpas e ajuda.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

AnteriorPróximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes

cron