O Zeitgeist tem tantos problemas que difícil talvez seja enumerá-los.
Concordo quando o referencial é o 1º filme (aquele mais antigo anti-cristianismo)
Ele tem muitos erros cruciais em sua proposta e toma um caráter mais cospiracionista ao tratar ou mesmo levar em consideração um possível ataque interno no 11 de setembro
Os últimos 2 perdem este caráter de conspiração e começam a tratar de economia, sistema monetário e mundo atual. Estes últimos dois filmes não possuem tantos erros como o primeiro
Eles foram filmes bem premiados até, sendo considerado ótimos como ponto inicial de uma discussão de paradigmas para a nossa sociedade, ele revela “O sistema financeiro deturpado” que se tornou o nosso modelo atual, e isso e ótimo para uma verdadeira discussão e reflexão sobre o assunto.
Eu já vi inúmeras vezes pessoas tentarem refutar argumentos utilizados nestes 2 últimos filmes e pouquíssimas tiveram um sucesso considerável, eu conheço estes argumentos de cor, mas a grande maioria aqui, tenho absoluta certeza que não.
fontes não confiáveis
Vá ao site do movimento, lá você terá acesso a uma lista bibliográfica gigantesca em que os últimos dois filmes se apóiam (na verdade você poderá achar os filmes em formato de trabalho cientifico, com citações e bibliografia completa)
Diga-me, depois de ver aquela lista enorme de autores, pensadores, cientistas políticos e etc. Pra você o que seria uma fonte confiável?
O maior problema com Zeitgeist, além da sua mera existência, é que ele apoia expressamente o Venus Project, que não é muito diferente da extinta Technical Alliance (A "sede" do Movimento Tecnocrático, yep, isso não existiu só em RPGs) em sua utopia que nós já temos meios tecnológicos para resolver todos os problemas do mundo
Não mais, o MZ começou utilizando o Venus Project como base para discussão de um novo modelo econômico, menos destrutivo e absurdo como é o nosso. Este (VP) não é baseado em um sistema monetário e sim em um sistema de gestão de recursos do planeta terra, o VP não é semelhante ao sistema teocrático comum, ele difere em inúmeras questões e bases que levariam um tópico inteiro para que eu explicasse, na verdade ele exclui a palavra cracia (governo) de sua função básica, não se tornando um governo dos técnicos (tecnocracia) e sim um sistema governado por princípios e pensamentos científicos aplicados para a sociedade comum
O livro que você referencia não é o livro base do VP, é apenas um livro introdutório com as bases dos pensamentos do projeto, a bibliografia do Jaques Fresco e bem grande e só com um estudo mais fundo e aprofundado pode-se fazer qualquer juízo de valor
O MZ hoje não se baseia mais no VP. Depois que este sistema foi exposto a outros pensadores e cientistas no movimento, estas pessoas começaram a alterar sua proposta inicial, apontando erros e novos caminhos para um sistema real de gerenciamento de recursos, ou seja, eles começaram a discutir este sistema amplamente, começou-se a modificar muito sua proposta inicial e sua base lógica.
Isto causou uma separação/rompimento dos dois movimentos, Jaques Fresco acabou por se separar do MZ, por questões até lógicas para o mesmo, e hoje os dois sistemas são parecidos, mais não iguais, o MZ foca-se hoje, muito mais em uma discussão econômica do que na real aplicação do VP na terra.
Que é preciso eliminar o auto-interesse humano para isso e todos se renderem a uma administração mundial de engenheiros-burocratas que saberão perfeitamente como resolver e alocar recursos para cada ser humano (ou eles criarão softwares para tal fim).
Defina-me auto-interesse humano utilizando como base a psicologia humana ou sua “suposta natureza”... Cite-me fontes que evidenciem que a condição de competição em meio social e movida unicamente pela busca de bens pessoais e esta discussão se tornará produtiva
E impressionante como “engenheiros burocráticos” não saberiam o que fazer em um mundo necessitando de tecnologia e engenhosidade para contornar seus problemas, mas burocratas econômicos e políticos (legisladores) sem conhecimento algum dos problemas reais da sociedade sabem sim como guiar um mundo repleto deles.
Pow como posso pensar diferente, é lógico que os banqueiros comuns têm muito mais capacidade gerencial e administrativa de recursos finitos em um planeta finito, lembre-se que sua base econômica evidencia o consumo e o acumulo de bens... E completamente lógico! Eu realmente nem sei por que se discute tanto...
Traduzindo isso em termos mais simples, eles querem eliminar a escassez de bens
E ai que esta, hoje nós temos sim boa parte da experiência tecnológica e os recursos necessários para eliminar a escassez de bens básicos para qualquer ser humano
Como este conhecimento é aplicado e outros quinhetos...
Tesla já acreditava, por exemplo, a milhares de anos atrás que a energia elétrica era tão abundante no nosso planeta que seria um absurdo comercializá-la (e veja o que fizeram com Tesla)
Se começarmos a falar na fome... puts
Fome = completo absurdo no mundo moderno (Eu já li tanta coisa, que a palavra “fome” já me deixa absurdamente desnorteado)
O planeta atingiu ainda no século passado a surpreendente marca de 6 bilhões de habitantes. Seis bilhões de pessoas consumindo o que é produzido em todo o planeta certo? ERRADO!
Ao menos 1/3 desse total não tem acesso aos alimentos básicos à sobrevivência. Seria por que está faltando comida? Pelo menos por enquanto, ainda não.
A verdade é que os recursos que garantem o acesso a alimentação básica das pessoas são distribuídos de forma desigual, e principalmente desumana. Enquanto toneladas de alimentos são desperdiçadas apodrecendo em estoques nos silos de grandes fazendas ou até mesmo são destruídas sem o menor pudor como muitas vezes fazem os produtores de leite em Minas Gerais e outros estados brasileiros (e não é só leite, diga-se de passagem), por exemplo, para aumentar ou manter os altos preços visando lucros monetários astronômicos a poucos, a humanidade consegue assim adquirir uma postura deplorável, mesquinha, covarde e egoísta condenando boa parte da população a mais temível das dores, a fome.
Em busca de amenizar tais problemas e contradições, os governantes lançam mão de estudos e proposições que nem sempre atingem seus objetivos. De qualquer maneira, os estudos e análises fornecem informações aos dirigentes para que sejam tomadas medidas de ordem prática. No entanto, a natureza dessas medidas varia em função dos diversos interesses sejam eles políticos, sejam econômicos, etc..
O tema crescimento demográfico sempre faz surgir muitas polêmicas e posições antagônicas. Mesmo ocorrendo de forma diferenciada nas diversas regiões do planeta, o crescimento populacional é um problema que atinge todos os seus habitantes.
Várias questões estão surgindo em relação às perspectivas do aumento populacional para as próximas décadas, dentre elas a disponibilidade de recursos naturais para abastecer o conjunto crescente de populações; a deteriorização do meio ambiente e, portanto, da quantidade de vida; assim como a capacidade ou não, da tecnologia em fazer frente à demanda de alimentos e recursos necessários a vida do homem na terra.
Se iremos continuar a evidenciar outras tantas condições e bens que nossa tecnologia já nos possibilita ter sem escassez, entraríamos em uma discussão enorme (Só o assunto “fome” e “energia” já nos traz um debate real gigantesco)
algo que é impossível para qualquer um que saiba um mínimo de Economia (ou tenha mais que 3 neurônios)
Uma pesquisa rápida no Google mostrará inúmeros economistas denunciando o sistema capitalista, alguns são marxsistas ou extremistas, outros apenas estudam ou de o impacto e o declínio do mesmo
Será que estes economistas e autores variados possuem ao menos 3 neurônios?
De acordo com você não... O sistema foi assim e sempre será, e lógico que discuti-lo e uma perca total de tempo precioso
Não existem caminhos econômicos diferentes dos que nos temos utilizado, qualquer economista que fala o contrario disso, ou qualquer pensador ou autor que tratarem do assunto não devem possuir 3 neurônios na cabeça e não devem conhecer bulhufas de economia
Serio Elven, você esta insultando a inteligência de muita gente quando afirma algo assim!
Existe MUITA gente de peso envolvida em movimentos semelhantes ao MZ ou no próprio MZ, achar que ninguém tem conhecimento econômico e um completo absurdo, na verdade é até ingênuo da sua parte!
Quer dizer que pra uma pessoa com menos que 3 neurônios e 0% de conhecimento de economia isso se torna possível? =O
Sim de acordo com os vários pensadores do tópico, e isso mesmo
Só se torna possível quando você é uma ameba imbecil
E sim Iuri toda a base destes movimentos e criar um parque temático para crianças e adultos
em sua utopia
A única e principal utopia é justamente o momento de transição entre estes dois modelos de gestão (aka dois momentos capitalismo para novo sistema de gerenciamento de recursos)
Em minha opinião este momento de transição torna-se quase impossível, ele é absurdamente utópico, já que os valores de capital e competição já estão tão afundados no pensamento e comportamento humano (como um câncer) que são quase intrínsecos a sua natureza, mudar este pensamento é quase impossível (e este tópico demonstra isso) no macro, e como no filme Matrix, mesmo que a verdade fosse conhecida era de se esperar que mais de 95% da sociedade não a aceite por mais obvia que seja.
Eu (pessoalmente) acho mais fácil o sistema ir a um total e completo colapso (é evidente que isto ira acontecer em algum momento), e que seria bem mais realista esperar que as pessoas se auto-destruam no processo do que realmente elas se unam para criar um sistema mais eficiente e correto
Este fato é o que me faz questionar a utilidade básica deste movimento e de vários outros
Mas ele não deixa de ser ótimo para desmascarar mentiras vendidas diariamente e até para melhorarmos o próprio sistema vigente, a discussão e absurdamente pertinente! Qual o verdadeiro impacto do nosso sistema econômico na sociedade? Será que sempre foi assim e sempre será? Existem alternativas? Esta democracia em que vivemos existe mesmo ou é uma falácia completa? O poder real é politico ou econômico?
Eu recomendo que todos assistam o 2º e 3º filme (esqueçam o primeiro), assistam na esportiva apenas para refletir sobre algumas coisas
Nada será perdido neste processo, muitas questões relevantes serão levantadas enquanto assistem, tenho certeza que depois disso vocês terão contato com ótima literatura sobre o assunto