De modo algum madruga. Não sei o quanto escrevo diferente(no fórum) de como escrevo onde quer que mais seja... Em trabalhos e tudo o mais os comentários costumam ser bem contrários a isso. Mas talvez porque professores gostem de exageros e rodeios. Já percebi faz tempos que escrevo mais do que preciso, porém, quando escrevo menos sempre falta algo grave, interpretam errado...
Embora na spell isso seja bem pior. Uma vírgula errada e nego já cai matando...
Ontem mesmo estive relendo uns tópicos antigos e reparei que escrevia bem melhor certas coisas que outras. Justamente quando o assunto é material meu é quando mais peco... Talvez seja minha *falha* tentativa de explicar bem e ao mesmo tempo tentar resumir outras partes(ambas feitas errado).
Dicas? Reconheço falhas e não tomo nenhuma ofensa por comentários assim. Pelo contrário, é algo que me preocupa e tenho tentado mudar... sem efeito.
Vincer, sem querer ser chato, mas já sendo, você pode responder as perguntas de forma direta e não-prolixa, de preferência respondendo o que foi perguntado?
Ok. Vou tentar ao máximo resistir meus impulsos e ser mais direto.
...Elas não são como o bônus de background...
Comparado com:
o filho de um exímio ferreiro tem altas chances de se tornar um grande ferreiro(mesmo se nunca tiver conhecido o pai).
...
Nada complicado, é uma simples lista(ou numa versão elaborada que tenho de ficha, um fluxograma minúsculo)
São coisas quase completamente diferentes.
São? Seja mais específico, onde vê a diferença? Onde uma coisa anula a outra?
bônus background: bônus em perícias e conhecimentos, alguns casos alguma pequena vantagem. Altera a ficha do personagem, é parte da criação da mesma. Bônus simples e direto, porque foi algo aprendido/obtido anteriormente, passado.
ancestralidade: afeta o custo para aumentar certas perícias e habilidades(reduz). É facilidade de aprendizado, afeta evolução de personagem, o futuro. Também permite algum bônus por 'referência'(coisa que o sistema permite para praticamente tudo).
Bônus background e ancestralidade não são iguais. E se reler as partes grifadas/quote, verá que a forma floreada de falar 'altas chances de se tornar um ferreiro como o pai', 'poder do sangue', etc... encaixa totalmente com o que a mecânica faz.
Lembrando que mecânicas diferenciadas entre as raças para algo, digamos, situacional é uma margem enorme pra discrepâncias.
Estou ciente, acredito ter evitado a margem(nunca é possível afirmar que um sistema está totalmente equilibrado/sem furos. Algo pode ter passado)
Vale lembrar que no momento, a menção ao "eu tenho um sistema" / "isso meu sistema faz" não vale muita coisa. Você sequer postou esse sistema aqui, então pra todos os propósitos você só tem ideiais.
Já expliquei outras vezes sobre não postar o sistema, se quiser depois eu repito.
'para todos os propósitos... só ideais' aí já é dizer que estou inventando, mentindo, etc? Antes da 4e sair todos comentaram e debateram sobre poderes. Entender o efeito daquilo em jogo, completamente, só foi possível jogando; Mas entender a idéia não precisou ter o sistema inteiro.
Lembrando que não falo 'tenho um sistema'/'isso meu sistema faz' como argumento para defender nada. Pode não valer muita coisa, mas alguma coisa vale.
Acho que entendi a questão(principalmente sua implicância com meu sistema ou falta dele): você tenta avaliar ou criticar ele. O que realmente é impossível sem eu mostrá-lo. Achar que algo é quebrado e eu responder 'tá tranquilo, meu sistema resolve isso' obviamente vai incomodar nesse contexto.
Dica: a questão é pensar 'usar assim seria quebrado em d&d? Como colocar em d&d de forma que funcione?'
Se meu sistema for totalmente quebrado e errado, bem, ninguém aqui perde nada com isso. Azar o meu. Se eu achasse que valeria a pena o esforço de postar tudo aqui e quisesse ajuda no sistema... eu teria feito. Entretanto, queria feedback e tal do cenário.
Só estou partindo para crunch, no caso, para d&d... porque é uma forma de ao mesmo tempo falar do cenário, contribuir com algo e receber feedback.
Um exemplo: o Iuri conseguiu enxergar a idéia e pensar em como transpor sem precisar entender como faço com outra mecânica... no final das contas, para transferir para 4e entender como funciona numa mecânica radicalmente diferente não importa muito. Se essa mecânica radicalmente diferente terá de ser descartada para repensar a coisa em outro sistema... vê?
Mas na própria questão de ancestralidade, achei importante frisar que ela só oferece bônus situacional porque no sistema isso é 'livre' e feito com diversas coisas(o que muda tudo; não é um bônus a mais de ancestralidade, é só mecânica normal). Onde é importante eu frisar "no meu sistema.." ? Oras, se algo ocorre por causa de uma mecânica geral, que não existe em d&d... já é sinal que deve ser ignorado/alterado numa adaptação para d&d. Do contrário, seria modificar d&d para ele simular a mesma mecânica... e não é a proposta