[questões culturais] Troncos Lingüísticos

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Léderon em 08 Set 2010, 13:34

Madrüga escreveu:Led, você linka aqui aquele kit do fazedor de idiomas?


Este conjunto de páginas web (o que é um conjunto de páginas web? Um capítulo web?) é dirigido a qualquer um que queira criar línguas artificiais-- para um mundo extraterrestre ou de fantasia, como um hobby, como uma interlíngua. Aqui se apresentam, lingüisticamente, métodos sonoros para criar línguas naturais-- que podem ser revertidos para criar línguas não-naturais. Também se sugerem leituras para os que queiram saber mais, e atalhos para os que querem saber menos.
--Mark Rosenfelder


O Kit de Construção de Línguas, de Mark Rosenfelder, traduzido em Cristo por Gustavo Pereira.

Isso está na interwebs desde 1996 (!) e rendeu uma versão impressa quatro vezes maior. <3
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Youkai X em 28 Dez 2010, 22:57

Só quero avisar que dei umas alteradas no esquema que o Léderon postou, recolocando algumas línguas no tronco devido e algumas adicionadas (como as de Hyenhu, Bujdret e Odarân), além de colocar o idioma de Gavagai no tronco ocidental (diferente de antigamente, quando era de um tronco próprio)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Seth em 14 Jan 2011, 11:19

Bom, do pouco que eu conheço sobre idiomas, em geral um tronco corresponde a populações com uma origem comum/relações históricas íntimas e antigas. Como fica esse lado? Porque, bom, Sakya por exemplo é isolado, mas tece trocas com Hyenhu, por exemplo.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Madrüga em 14 Jan 2011, 12:17

Sakya é isolada desde sempre? O povo migrou de algum lugar? É esse tipo de pergunta que se deve fazer. Não dá para ter um idioma que seja completamente uma ilha, embora ele possa ser afastado no tronco.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Seth em 14 Jan 2011, 13:04

Essa questão de migração não me ocorreu ainda. Mas é realmente relevante. Eles poderiam ter vindo do mar, no passado recente (+-2.000 anos). Antes? Brumas e lendas.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Youkai X em 14 Jan 2011, 14:19

Eu tinha imaginado Sakya como a região de onde viriam os registros mais antigos do tal tronco ocidental, de onde o antigo império Vatrayu e outros povos locais viveram (coisa de milhares de anos atrás) e que começaram a se expandir para onde hoje é Ciwe e Sreok Epsang/Phaak Mlat. Daí o império vatrayu cairia e a partir daí outros povos próximos em Sakya herdaram de tal cultura, enquanto em sreok Epsang/Phaak Mlat o império caiu quase no esquecimento, exceto em Sreok Epsang, que influenciou bastante na cultura e algo no idioma (mas não a ponto de influenciar severamente a gramática, o que fez o idioma kilwungsu ainda ser do tronco Tsakmaeral ao invés do ocidental). Além do Império Vatrayu, haveriam migrações de alguns desses povos diferentes da antiga Sakya via mar ou via Snegsara para Gavagai e ocidente, chegando a Pehelnaur, Nam-Sari, partes de Daguna e Tervat. Poderiam ter existido hordas e migraçòes mais antigas ainda de outros povos de Sakya anteriores ao império Vatrayu, como se fossem "bárbaros" expulsos, e que viajaram mais longe ao ocidente, fixando o tronco ocidental em Shierf/Liga do Norte/Bujdret e assimilando/extinguindo as línguas mais antigas há alguns poucos milhares de anos.

Que lhe parecem?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Emil em 14 Jan 2011, 18:28

Acho que sem problemas. Só a gente lembrar que mestres e jogadores não precisam saber disso.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [questões culturais] Troncos Lingüísticos

Mensagempor Seth em 14 Jan 2011, 18:49

Do ponto de vista dos idiomas, sim, mas eu pretendo fazer menção ao passado lendário.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Anterior

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes

cron