[Raça] Humanos (Gavagai)

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Raça] Humanos (Gavagai)

Mensagempor Madrüga em 08 Dez 2010, 20:55

Traços físicos
Humanos provindos de Gavagai são geralmente de média estatura. Os homens mais altos chegam a aproximadamente 1,80 metro e as mulheres, a 1,70 metro. Os gavmoi têm a pele morena e cabelos lisos ou ondulados. Olhos castanhos ou negros são a absoluta maioria, bem como cabelos negros ou castanho-escuros; mesmo os gavmoi mais velhos não chegam a ter cabelos brancos, chegando a um tom de cinza-claro.

Os nativos de Gavagai são esguios, e mesmo os mais fortes guerreiros não costumam ser montanhas de músculos. Muitos gavmoi tendem à obesidade, e é bastante comum ver ciápodes acima do peso pelas cidades de Gavagai.

Personalidade/temperamento
O ciápode típico é um curioso; graças à abertura de diálogo que existe na sociedade gavmoi, um habitante da região não tem barreiras ao conversar ou perguntar detalhes íntimos da vida de outra pessoa. Forasteiros frequentemente se espantam – e se aborrecem – com perguntas do tipo “quanto vale a mercadoria que você está carregando” ou “aquela mulher ali na sua caravana tem compromisso”. É muito fácil interpretar isso como malícia e grosseria por parte de um gavmoi, mas a verdade é que eles estão acostumados a compartilhar quase todo tipo de informação em sua sociedade.

Por mais que um ou outro gavmoi possam não ser muito espirituais, os dogmas da religião ciápode permeiam todos os níveis da sociedade. Praticar o desapego, evitar mesquinharias e jamais sucumbir à raiva são características quase universais nas cidades e vilas de Gavagai: é claro que muitos acumulam riquezas, realizam atividades comerciais ou entram em brigas, mas é bastante comum ver um ciápode abdicar de alguma coisa de valor simplesmente para resolver um impasse rapidamente e sem mágoas. Da mesma forma, guardar rancor é visto como um “peso para o espírito”, e os gavmoi costumam perdoar pequenas faltas com frequência (exceto quando essas faltas começam a demonstrar falta de caráter).

Dessa forma, cria-se um interessante “código de honra”, completamente ligado à religião e à forma dos ciápodes verem o mundo: uma teia de ações com consequências, entremeada por humores que os espíritos das pessoas podem captar (mesmo que seus olhos não vejam). Um ciápode, por exemplo, jamais recuará diante do que disse ou trairá uma promessa: mesmo as confissões de eventuais crimes são sinceras e exatas, pois o temperamento de um ciápode tende para aceitar a punição rapidamente, sem jogos de palavras.

Traços culturais
A cultura de Gavagai é bastante espiritualista, e isso se reflete bastante nos hábitos da população. Pequenas oferendas são comuns, e o ciápode comum conhece hostes de espíritos como o “guardião do lar”, a “brisa da manhã” ou mesmo o “diabrete do jardim”. Muitos deles (e alguns xamãs, cuja palavra tem mais peso nessas questões) afirmam ter tido contato com esses pequenos espíritos, e assim a vida do gamvoi é cercada de pequenos atos diários para agradar esses elementos da natureza e da vida cotidiana.

Um passatempo bastante comum em qualquer situação na vida de Gavagai é a contação de histórias: o imaginário gavmoi é povoado por epopeias, odes, canções de taverna, histórias de terror e todo tipo de coisa que se pode contar aos outros em uma noite fria. É até socialmente esperado que um ciápode conheça diversos tipos de histórias para contar, e que tenha algum tipo de habilidade ao fazê-lo. Verdade seja dita: ouvir um gavmoi contando alguma coisa, mesmo um fato corriqueiro, é algo que enche os olhos e ouvidos. Interessantemente, não há muito teatro em Gavagai: parece que a oratória preenche esse espaço desde tempos imemoriais, e mesmo duelos de contadores atraem grande público. Desnecessário dizer, alguns contadores aprendem a captar o divino das histórias e se tornam grandes aedos, viajando pelas Terras Sagradas para espalhar contos que ouviram e descobrir outros novos.

A dança ritual, seja com kukris ou não, é também parte integrante da religião e do dia-a-dia de Gavagai. Exceto no caso da dança da lâmina ou na dança das quatro armas, não existem passos fixos ou modos corretos de se dançar nos ritos: em cima do eneagrama e ao som dos tambores e do aulós (flauta dupla) não há regras. A dança é uma forma de se expressar, e por isso é individual e intransferível: por vezes, alguns gavmoi são possuídos por espíritos através da dança, e isso é considerado uma bênção sem igual.

Por fim, as tatuagens também contam a história do povo e do indivíduo: principalmente feitas nos tornozelos e pés, os padrões intrincados têm significados só inteligíveis para os nativos. É curioso que o apelido “ciápode” (pé-de-sombra) tem a ver com pés tão cobertos de tatuagens que, ao longe, parecem completamente negros.

Imagem
Tatuagens típicas de Gavagai.


Localização
Embora sejam encontrados primariamente em Gavagai, os ciápodes são um povo curioso e viajor: suas habilidades no tecer histórias (por vezes chegando ao status de magia) faz com que eles sejam partes integrantes de caravanas ou cortes reais. Atualmente, os gavmoi só não são encontrados nos arredores de Neerghul (seus antigos opressores, afinal), Gaohumak e Odarân.

Nomes e sobrenomes
Nomes masculinos: Smaim, Sebion, Govrei, Pmeste, Lemnod, Jotui, Litmaon, Frigon, Kasmeim, Btarem, Rasfnai.
Nomes femininos: Zalis, Smaia, Lasis, Frevli, Rovina, Pmolia, Visgaia, Blari, Kairi, Mavnie, Verbnia.

Exemplos de aventureiros
  • O viajante: esse ciápode percorre, descalço como mandam os espíritos, todos os arredores do mundo. Tentando saciar sua sede de conhecer e caminhar, ele mantém um diário e um mapa rudimentar, aos quais vai adicionando anotações, referências e pequenos desenhos. Um kukri bem escondido é utilíssimo para se defender de salteadores e outros perigos das estradas.
  • A mãe espiritual: uma especialista nos espíritos, essa gavmoi adquiriu tal título não por ter filhos (e nunca teve nenhum, apesar de ter tido vários amantes), mas por canalizar aqueles da além-vida e obter respostas para perguntas antigas, e também por ser adepta da criação e manutenção de diversos rituais. Ainda não conhece todo tipo de espírito pessoalmente, e tem um interesse especial em expedições para Kan Sufir, a fim de conhecer elementais da natureza... e também em visitar lugares tomados pela mácula, cheios de espíritos presos, vingativos, mortos-vivos ou atormentados.
  • O contador divino de histórias: levando ao máximo uma das características mais peculiares dos ciápodes, esse aedo consegue impregnar suas histórias de uma essência miraculosa. Percorrendo o mundo em busca de novas histórias e registros do mundo e de seus povos, o contador divino de histórias vive cercado de aventura, perigos e novos companheiros.
  • A dançarina da lâmina: não é raro que uma mulher pratique a dança da lâmina, mas essa dançarina chegou ao máximo das habilidades exigidas pelos mestres. Desejosa de novos desafios, ela chegou a participar de várias excursões a Kan Sufir... e até foi a Kotrug com um grupo, escondida dos anciões. A exímia dançarina das lâminas não quer aceitar que tudo tenha simplesmente terminado assim que ela atingiu o último grau na Dança e fez sua última tatuagem: ela quer testar suas habilidades no mundo, enfrentar perigos e trazer de volta suas próprias glórias.

Características raciais dos ciápodes
  • Perícias: +2 em Atuação (oratória), Atuação (dança), Conhecimento (folclore) ou Conhecimento (religião).
  • Proficiências: kukri, zarabatana.
  • Idiomas: petzim.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Raça] Humanos (Gavagai)

Mensagempor Léderon em 09 Dez 2010, 13:35

Gostei dos gavmoi. Já estou tendo ideias com dois contadores de histórias, pra poder escrever umas histórias que venho planejando... :hum: Ficaram ótimos como etnia, ainda que bem ligados à Gavagai.

Fora do escopo deles, no entanto, acho que o ideal seria fazer etnias humanas mais abrangentes e um pouco mais genéricas. Como "humanos do Centro-Sul", que seriam os homens de Chemkrë, Pehelnaur e Daguna. Senão teremos um humano pra cada reino. XD
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Raça] Humanos (Gavagai)

Mensagempor Emil em 09 Dez 2010, 22:20

Fora do escopo deles, no entanto, acho que o ideal seria fazer etnias humanas mais abrangentes e um pouco mais genéricas. Como "humanos do Centro-Sul", que seriam os homens de Chemkrë, Pehelnaur e Daguna.


Sim, a gente pode definir etnias e traços culturais, e depois só encaixar nas regiões: "Os humanos vindo de Tervat tendem a ser da etnia Ocidental, com minorias Meso-oriental e Boreal.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Raça] Humanos (Gavagai)

Mensagempor Youkai X em 09 Dez 2010, 22:23

ou encaixar nos tópicos de regiào um post em separado pra detalhar o povo majoritário da região (talvez alguns povos minoritários, mas aí varia da vontade do autor).
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: [Raça] Humanos (Gavagai)

Mensagempor Emil em 09 Dez 2010, 22:42

Sim, parece mais simples.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Raça] Humanos (Gavagai)

Mensagempor Emil em 23 Dez 2010, 19:38

ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05


Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes

cron