[Raça] Fnugsata

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Raça] Fnugsata

Mensagempor Madrüga em 24 Ago 2007, 11:39

Traços físicos

Fnugsata são geralmente únicos. Eles são humanoides medianos, como os privodnaha, mas costumam ter mais massa corporal e altura entre 1,60 e 1,80 metro. A pele deles costuma ser acinzentada (variando do cinza-claro até o quase negro), por vezes com algumas manchas esbranquiçadas. Fnugsata não têm pelos ou cabelos.

Por conta de sua natureza fúngica, não existem muitas diferenças entre homens e mulheres. As poucas diferenças acontecem na forma do corpo (mulheres mais esguias, com traços mais delicados) e do rosto. Apesar disso, cada fnugsa tem uma personalidade distintamente masculina ou feminina, sendo funcionalmente capaz de se apaixonar pelo sexo oposto (da mesma maneira que outras sociedades, fnugsata se casam, brigam por uma mulher amada, etc).

Eles preferem adornos metálicos e jóias, pois os subterrâneos onde vivem são repletos de ricas minas de metais e pedras; eles também favorecem vestimentas de cores vivas, como vermelho e azul, exceto quando em missões de espionagem e assassinato.

Personalidade/temperamento

Os fnugsata são um povo distante: por sua inimizade com os privodnaha, eles acabaram por se isolar nos subterrâneos de Avkhass, o que limitou seu contato com outras nações e culturas, deixando-os reservados e desconfiados. É comum que um fnugsa fique em silêncio na companhia de forasteiros, fazendo de vez em quando alguma pergunta ou observação.

Entre os membros de seu povo, contudo, eles são capazes de qualquer tipo de sentimento, seja bom ou ruim. Eles costumam ser hierárquicos, organizados e de poucas palavras, preferindo agir implacavelmente a resolver assuntos com diplomacia.

Tendo um humor bastante peculiar, é comum que um fnugsa ria de algo completamente inusitado ou considerado inapropriado entre outras culturas. Normalmente, um fnugsa tem um senso de humor bastante cáustico, que se alia com uma visão de certo modo fatalista que o povo tem da vida. Não sendo exatamente pessimistas, os fnugsata foram endurecidos por séculos de vivência subterrânea, ódio sofrido por outros povos e invasões em seus territórios, o que talvez tenha deixado o povo coletivamente pouco sonhador e mais frio, sendo pouco propenso a acreditar em utopias ou que os outros são inerentemente bondosos.

Traços culturais

Os fnugsata odeiam intromissões externas, reagindo com certa violência a tentativas. Isso é freqüentemente tomado por “maldade” e vilania, mas é simplesmente uma atitude defensiva de um povo encurralado em uma morada subterrânea por muitos séculos. Recentemente, as minas perto do mar cederam, e diversos túneis foram tomados por água do mar e alguns estranhos invasores, com aspecto reptiliano. Isso agravou ainda mais o sentimento de ódio por invasores e estrangeiros; a guerra declarada entre os fnugsata e os privodnaha foi amainada frente a esses novos invasores, ao lado dos cinocéfalos que invadiram algumas minas de metais. As relações dos fnugsata com os outros vão de mal a pior, mas os patriarcas estão tentando a todo custo diminuir essa impressão com o envio de embaixadores e diplomatas.

É contradição entre detestar estrangeiros e ao mesmo tempo precisar deles que está transformando a cultura fnugsa. Muitos deles, talvez cansados da mesmice, estão abraçando a abertura como benéfica, alguns chegando até a desejar viver na claridade. Outros se fecham, mais conservadores, e recusam a mudança. Seja como for, novas palavras, novos materiais, novos sabores e novas cores estão invadindo o meio de vida fnugsa, e o impacto disso na cultura é enorme.

A religião fnugsa é a do Patriarca, um deus criador completamente análogo à Matriaca dos privodnaha: entretanto, diferente dela, ele optou por viver nas trevas, não suportando a luz. Existe uma relação ancestral de exílio, como se os fnugsata ancestrais tivessem sido banidos pelos privodnaha da vida sob o sol, e isso justifica a rivalidade antiga entre ambos povos. Alguns fnugsata progressistas, especialmente nos últimos tempos (sob a luz da abertura do Labirinto a outros povos), defendem que na verdade as duas raças são irmãs, e deveriam se unir em prol de uma causa comum. Embora não sejam fortemente censurados, os defensores dessa causa não encontram muito apoio, especialmente dos anciãos. Entretanto, o número de jovens defensores da abertura parece aumentar a cada ano.

É surpreendente que, embora a figura central da religião seja masculina, a sociedade fnugsa é bastante igualitária: baseando-se na capacidade e no conhecimento dos indivíduos, os anciãos garantem que apenas os melhores dirijam o grupo e tomem decisões. Dessa forma, pouco importa se alguém é homem, mulher ou mesmo possua algum defeito de nascença, pois o desempenho é que é apreciado pelos fnugsata.

Disciplina e trabalho árduo são dois conceitos que definem o povo fnugsa: quando não se sabe fazer um serviço, o ideal para eles é perseverar e perseverar, até atingir a perfeição. Aventureiros que já trabalharam com algum fnugsa podem testemunhar sobre a quase obsessão com que eles se dedicam a qualquer tarefa, por menor que seja, e como são estudiosos e laboriosos quando precisam aprender alguma coisa nova. É interessante também que as artes mágicas encontram solo fértil no Labirinto de Knutal principalmente por conta dessa dedicação incansável que um fnugsa pode ter ao estudo. Rumores existem sobre vastas bibliotecas subterrâneas, onde os magos fnugsata registram toda sorte de ritual e magia longe dos olhos do mundo.

O fnaakh'sti é um idioma antiquíssimo: estudiosos de Knutal determinaram que existem semelhanças suficientes entre ele e o idioma dos privodnaha para se considerar uma raiz comum. Contudo, o isolamento das duas comunidades, apesar de uma viver sob (ou sobre) a outra, terminou por levar cada idioma para um caminho: o fnaakh'sti é um idioma considerado sofisticado, cheio de prefixos, sufixos e dado a indicar significados exatos até pela extensão de seu vocabulário. Feiticeiros fnugsata consideram a língua perfeita para a prática da magia, pois qualquer palavra mal entoada que tenha diversos significados pode gerar um efeito diferente do esperado. É interessante notar também que os fnugsata, ao contrário dos privodnaha, desenvolveram um alfabeto e uma cultura escrita, preservando diversas tradições em papel.

Localização
Os túneis sob a floresta de Avkhass, chamados coletivamente de Labirinto de Knutal, abrigam os fnugsata há séculos. Alguns deles conseguiram chegar perto das Gatsekaires, onde se instalaram em cavernas e galerias subterrâneas (contudo, a presença de lava em algumas partes da cordilheira é especialmente perigosa), mas precisam disputar seu espaço com gorilas, leopardos, girallons e ocasionalmente cultistas de Seraj Zatam.

Nomes e sobrenomes
Existindo poucas barreiras entre gêneros na sociedade fnugsa, os nomes também são utilizados indiscriminadamente, tendo mais foco no seu significado:

Rashtai, Sikhvul, Fedrosh, Snepan, Luotekh, Gsaval, Tregnesh, Jopwad, Meggerid, Shvartan, Gobrid.

Exemplos de aventureiros
  • O explorador de túneis: paciência, percepção e senso de orientação. Essas são as maiores virtudes do explorador fnugsa, um profissional dedicado a encontrar caminhos por baixo da terra sem incorrer em deslizamentos. Além disso, os exploradores costumam encontrar metais com facilidade (pois sabem reconhecer os sinais de veios nas paredes dos túneis), além de água e pedras preciosas. A picareta é indispensável como ferramenta e, nos últimos tempos, como arma: os invasores dos túneis espreitam em cada canto, e só os melhores exploradores sobrevivem e conseguem proteger seu povo.
  • A embaixadora relutante: os fnugsata não têm nenhuma tradição de manter contato com outros povos... muito menos um contato diplomático. Recentemente, contudo, se fez necessário enviar representantes para outros reinos, outras cortes: qualquer aliança que o povo dos túneis puder firmar será de grande valia para sua sobrevivência, e é aí que os embaixadores – meio diplomatas, meio guerreiros – entram em cena.
  • O matador de lagartos: especializado nos hábitos e fraquezas dos invasores dos túneis, o matador é uma adição muito bem-vinda a qualquer grupo que explore ou cave estradas subterrâneas. Muitos se tornam mestres nesse ofício após alguma tragédia pessoal, mas outros desejam apenas sair do marasmo ou auxiliar seu povo a combater uma ameaça completamente nova.
  • A leximante: as palavras têm poder. E é apenas com um estudo aprofundado da arte da caligrafia e da exatidão da escrita que um feiticeiro pode retirar poder das palavras. Essa estudiosa do idioma sabe imbuir cada palavra que entoa com poder sobrenatural, gerando um tipo específico – e poderoso – de magia. Conhecer novos idiomas e, talvez, novas formas de pronunciar encantamentos infalíveis é uma necessidade para a leximante, que deseja correr o mundo atrás desses estranhos conhecimentos.

Características raciais dos ...
  • Atributos: +2 Força, +2 Inteligência.
  • Tamanho: médio.
  • Velocidade: 6 quadrados.
  • Perícias: +2 em Conhecimento (subterrâneo) e Intuição.
  • Proficiências: picaretas.
  • Resistências: +2 contra envenenamento, doenças, efeitos de ação mental (feitiços, compulsões, fantasmas, padrões e efeitos morais) e efeitos de sono.
  • Sono leve: fnugsata dormem apenas 4 horas por noite, e nesse período podem se beneficiar do que seriam oito horas de sono para um humano. Contudo, caso descansem por oito horas longe da luz, recuperam o dobro de pontos de vida e dano em habilidade.
  • Alimentação diferenciada: fnugsata podem consumir qualquer tipo de matéria orgânica. Embora prefiram alimentos normais, os fnugsata podem consumir aproximadamente um quilo de matéria orgânica (como folhas, animais mortos, madeira) e obter o mesmo benefício de um dia de alimentação normal.
  • Idiomas: fnaakh'sti.
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Raça] Fnugsata

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 12:37

Atualizados, padronizados e muito mais interessantes!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Raça] Fnugsata

Mensagempor Emil em 12 Dez 2010, 12:59

O-quei, muito bom!

Só uma dúvida por hora: túneis perto do mar? Onde? Posso crer que são nos subterrâneos de Chemkrë?

Aliás, precisamos de umas raças onde a separação de gêneros não seja tão rígida, hein?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Raça] Fnugsata

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 13:04

Bom, esses túneis podem ser sob Bujdret, Odarân ou Chemkrë... mas pelo "tropicalismo" dos homens-lagartos (até como parte daquele continente que nem criamos ainda), poderia ser Chemkrë mesmo. Vamos criar uns ganchos?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: [Raça] Fnugsata

Mensagempor Emil em 12 Dez 2010, 13:09

sim, vamos enganchar tudo!
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

Re: [Raça] Fnugsata

Mensagempor Léderon em 12 Dez 2010, 15:14

Nossa, Madruga. Reformulou total. Ficaram muito melhores! Antes eu achava eles "é, homens-fungo~", mas isso ficou bem secundário agora. O contraposto com os Privodnaha, a vida sob Avkhass, o ideal psicopata de perfeição... amei.

Nem preciso falar o que achei do idioma, né.

Imagem


Fala sério, você fez a leximante pra mim. :haha:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: [Raça] Fnugsata

Mensagempor Madrüga em 12 Dez 2010, 15:35

Corrigi e deixei a sociedade mais baseada em mérito do que em gênero. Alguns errinhos corrigidos.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP


Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron