Cenários de fantasia "realistas" ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Cenários de fantasia "realistas" ?

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Dez 2010, 21:46

Sem querer ser pedante, mas sendo.

E faz diferença, Silva?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Armitage em 09 Dez 2010, 22:48

Claro, afinal como pode uma lingua de um mundo de fantasia ter a mesma sintaxe (semiótica?) e significado de uma palavra em inglês ("Common") ?

Não faz o menor sentido. :P
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Youkai X em 09 Dez 2010, 22:57

Eu gostaria de te defender, Silva, mas dessa vez tá difícil. Se fosse por isso, só poderíamos jogar cenários de fantasia em seus idiomas natais...
Youkai X

Mensagempor Aluriel de Laurants em 09 Dez 2010, 22:57

Como vocês resolveriam uma campanha sem o comum, os personagens iam falar que idioma?

Duvido que alguém ia querer criar o personagem Aurélio Michaels Lexicos, o maior intérprete do mundo. Ou proteger esse personagem como NPC.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Youkai X em 09 Dez 2010, 23:01

Da mesma forma que se conduz qualquer campanha ambientada na Terra: com os idiomas da Terra (ou os idiomas do cenário em questão), mas com a campanha ambientada numa regiào específica, onde dificilmente alguém não saberia o idioma do local da campanha. Aliás, valeu por lembrar de algo que eu gostaria de fazer há um tempo em campanha, mas que terei que ponderar com cuidado agora...
Youkai X

Mensagempor Lumine Miyavi em 09 Dez 2010, 23:05

Silva escreveu:Claro, afinal como pode uma lingua de um mundo de fantasia ter a mesma sintaxe (semiótica?) e significado de uma palavra em inglês ("Common") ?

Não faz o menor sentido. :P

E quem disse que ela tem? Você tá assumindo que os termos mecânicos tem o mesmo nome in-game. =P
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor KhanNoonienSingh em 09 Dez 2010, 23:09

Começou o jogo de Go com pedrinhas de retórica?
"From Hell's heart I stab at thee; for hate's sake, I spit my last breath at thee!"
Khan Noonien Singh, últimas palavras.
KhanNoonienSingh

Mensagempor Youkai X em 09 Dez 2010, 23:13

Sim, Khan. Quer se juntar a esta partida, cavalheiro?
Youkai X

Mensagempor Armitage em 09 Dez 2010, 23:16

Khan, não conheço Go. Mas sim, a gente de vez em quando pira na retórica. XD

Youkai escreveu:Eu gostaria de te defender, Silva, mas dessa vez tá difícil. Se fosse por isso, só poderíamos jogar cenários de fantasia em seus idiomas natais...

Youkai, não entendi. O fato de eu saber qual o nome de uma lingua em seu idioma nativo me obriga a ter que jogar falando o idioma?

O site do Kingdoms of Kalamar fala um pouco sobre isso, e coincide com o que eu quero dizer..

"For example, each human or humanoid subrace has its own language. Thus, each place that a race populates is named in the language of the people who live there. (An exception to this would be if the place was conquered, in which case the place name is often renamed by the victors.) This means the names are consistent. True, this is simply one minor detail, but when you consider that this kind of consistency exists throughout all aspects of the world, you'll see how it makes sense, avoiding logical inconsistencies without sacrificing any excitement or adventure."

Lumine escreveu:
Silva escreveu: como pode uma lingua de um mundo de fantasia ter a mesma sintaxe (semiótica?) e significado de uma palavra em inglês ("Common") ? Não faz o menor sentido. :P

E quem disse que ela tem? Você tá assumindo que os termos mecânicos tem o mesmo nome in-game. =P

Eu admiti que não conheço greyhawk, então não sei se tem. Mas se não tiver, é BIG FAIL. XD
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

Armitage

Mensagempor AKImeru em 10 Dez 2010, 00:19

Exceto que não.

É assim que D&D é e sempre será.

Não gostou? Vai jogar Warhammer fantasy onde esses e outros detalhes de autenticidade são levados em conta.

Em nenhum momento D&D tenta ser realistico. Em nenhum.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Armitage em 10 Dez 2010, 00:32

Aki, na verdade o meu BIG FAIL pra greyhawk foi em relação à plausibilidade. Concordo que D&D não foi feito pra ser plausivel.

E lembrei de outro que me pareceu relativamente plausível: Yrth / Banestorm do Gurps.

Armitage

Mensagempor AKImeru em 10 Dez 2010, 01:42

Greyhawk é um cenário de D&D.
Logo ele não precisa ser plausivel. Apenas ter consistencia interna. Seguir suas próprias regras.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 10 Dez 2010, 07:05

Sei lá, é a mesma coisa que abrir o livro e encontrar escrito Tulocomelentam ao invés de Guerreiro.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Agnelo em 10 Dez 2010, 07:09

Ou Azãvegüer ao invés de espada.

Cada vez que eu vejo o Silva descrevendo o que ele julga interessante e o que julga big fail em algum cenário eu fico imaginando se ele realmente joga esses jogos ou só gosta de dizer que leu os livros. Sei lá, essa é a impressão que eu tenho.
Editado pela última vez por Agnelo em 10 Dez 2010, 08:13, em um total de 1 vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Youkai X em 10 Dez 2010, 08:12

Essa questão de nomenclaturas próprias pode até ser interessante e legal, ajudar na imersão e tal, mas também há limites, senão acabaria na situação de ter que aprender um idioma/terminologia própria bem vasta, que é algo que muitos não teriam tempo/saco/condições/suporte pra fazer.

E já que o Silva é o tal grande entusiasta de imersão e buscar algo fora do D&D, poderia nos relatar suas experiências práticas de jogo como jogador/mestre, que tal?
Youkai X

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias