Ruben_Ladwig escreveu:Exceto que não. O maior mal que a religião faz e o ateísmo nunca fará, é dar a certeza de que alguma linha de ação é "divinamente" correta. É o que faz pessoas que em outras circunstâncias quaisquer seriam absolutamente normais e pacíficas cometerem atos absurdos, por terem a certeza de estarem agindo corretamente, em nome de um ser superior. O ateísmo não pode fazer isso, porque não há um conjunto de normas morais ateístas (até onde eu lembro, a única coisa que um ateísta não pode fazer é acreditar em alguma divindade). É simples assim.
Ruben_Ladwig escreveu:Cyrano escreveu:As pessoas não precisam acreditar numa linha de ação divina para cometerem atrocidades. Elas só precisam acreditar que uma linha de ação é correta.
Mas aí entraremos novamente em religião, e já temos um tópico para isso.
Tu não refutou o meu argumento. Eu não disse que a religião era o único meio que faria alguém cometer atrocidades. Na verdade, tu concordou comigo.
Não entendi. Seu argumento é que ateus não cometeriam atrocidades porque estariam isentos da sensação de agir com absoluta certeza de algo. Mas eu disse que elas só precisam acreditar em algo, não precisa necessariamente ser um ser superior. Elas podem acreditar que a religião é um mal que deve ser exterminado, por exemplo...
O ateísmo, como tem acontecido, está encontrando seu caminho como religião. Os ateus agoram "pregam" sobre sua "crença" e, algumas vezes, até tentam "converter" pessoas para que elas pensem como ela.
E mais: o ódio religioso pode incluir quem não tem sua própria "religião". Gostei da charge do ateu militante, e eu enxergo o ateu militante assim, salvo as devidas proporções. Mas pensem bem... Até o termo ateu militante é estranho. É bem recente, na realidade. Não é mesmo?

Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
@Macnol
Facebook
Google Reader
Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.