Lanzi escreveu:Silva,
Pra você um cenário realista é um cenário coeso?
Não sei, mas acho que não. Eu posso ter um cenário completamente absurdo porém coeso dentro de suas próprias premissas e no desdobramento destas. Ex: mágica é algo "absurdo", sem explicação. Mas eu posso ter um cenário que use esse elemento (absurdo) de forma coesa e lógica, como é o caso, me parece, de Eberron (só conheço superficialmente).
Talvez believable / crível seja um termo melhor ?
Elven escreveu:E ver Tolkien sendo chamado de "Realista" ... deve fazer o cadáver do "Professor" dançar rebolation no túmulo
As linguagens e folclore tecidos por ele ressonam bastante com nossos próprios(as), dando um ar muito
crível a coisa toda. Ou ao menos essa foi minha impressão (conheço superficialmente, só comecei a ler Simlarillion e o Hobbit ). E essa qualidade (de ser crível) não parece ter sido por acaso: a bagagem de filologista e o conhecimento de obras e lendas nórdicas do Tolkien devem ter influenciado bastante nesse resultado. É disso que to falando.
Elven escreveu:Incrível, todo cenário "realístico" ou é horrendo, ou é tedioso ou é assustadoramente bizarro..
... ou é *mitologicamente correto* como poucos. Aliás, esse é um belo exemplo do que quero dizer com "realista". Quem conhece o tratamento que Glorantha dá ao mito e religião, em comparação ao que D&D tradicionalmente dá, sabe do que estou falando. ( e quem não conhece, basta ver a comparação entre suplementos incônicos desses jogos, aqui:
Cults of Prax vs
Deities & Demigods, ou aqui:
Gods of Glorantha vs
Deities & Demigods. )
E, mais uma vez, não é por acaso - afinal, o autor de Glorantha é um mitólogo, que aplicou teorias de seus estudos ao cenário, resultando em um mundo que, mesmo sendo de fantasia, possui um aspecto mitológico assustadoramente
crível.
Elven escreveu:..fruto de alguma orgia que envolve drogas psicóticas, gases alucinogénos e fantasias "feathery" com patos humanóides bárbaros.
Bah... um cenário com seres
assim não tem envergadura moral pra falar de homens-pato..

"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda