Vegetarianismo

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Vegetarianismo

Mensagempor Dahak em 16 Nov 2007, 23:43

Seth, acho que ele quis mostrar que normalmente os argumentos em questão seguem uma via muito mais emotiva do que uma via científica.

Um prisma que não lida com os fatos nus.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Vegetarianismo

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Nov 2007, 00:03

Lorde Seth escreveu:
Eltor Macnol escreveu:
<Todo o post do Lorde Seth:

Eu acho tão frustrante que a maioria absoluta dos argumentos anti-carne se resumem a Apelos à Emoção...

Ué... Me diga, velho Eltor, há algo errado com a emoção?

Seth, se o inglês não for um problema, leia o link. Ou mesmo, procure no Google por "Appeal to Emotion", te dará uma boa visão geral.

Basicamente, em uma discussão sobre um assunto sério e polêmico, usar o apelo à emoção é uma forma quase certa de se ofuscar os pontos importantes dos argumentos e manipular a opinião dos presentes apelando apenas para as suas emoções mais básicas.

Como já quebraram a Lei de Godwin lá no começo do tópico, vou usar um exemplo bem apelativo:

Sabe quem usava muito o Apelo à Emoção? Hitler.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Vegetarianismo

Mensagempor Kamus de Aquário em 17 Nov 2007, 01:13

Outro argumento dos carnivoros que eu não concordo muito é dizer meramente que uma dieta vegetariana não é tão atrativa, uma comida saborosa é agradavel, mas a falta de uma fonte tão importante de proteina como a carne tem reflexos diretos no desenvolvimendo do individuo, sobretudo crianças, crianças alimentadas por uma dieta vegetariana tem desenvolvimendo físico e até mental aquem de individuos da mesma idade alimentados com uma dieta onivora.

Não comer carne faz mal, quem diz isso não sou eu, qualquer nutricionista vai concordar comigo.
Kamus de Aquário

Vegetarianismo

Mensagempor Dahak em 17 Nov 2007, 01:15

Verdade. Até certa idade o consumo de carne é muito importante pra síntese proteíca.
Claro, há métodos alternativos, mas em geral, são caros, extremamente artificiais e dependentes de matéria prima animal.

Dahak Out
Life. Live.
Dahak

Vegetarianismo

Mensagempor Lorde Seth em 17 Nov 2007, 07:12

Dahak:

Mas é verdade. O Eltor está 100% certo e eu concordo com ele, e entendo o que ele diz. Aliás, continuarei sua resposta na resposta dele.

Eltor:

Mas é exatamente isso, velho e bom Eltor. Assim como em meus outros posts, e nos textos que mencionei, o ponto principal não se resume ao vegetarianismo, ou ao abate de animais ou algum tema relacionado. Nenhum desses fatores possui um fim conclusivo e determinístico em si.

Como você mesmo notou, são textos que possuem um fator emocional. E é esse fator emocional, essa compaixão extendida a animais, o ponto principal. Logo, não é possível, nesse caso, dissociar a razão do sentimento porque o primeiro fator é a origem e o agravante do segundo e vice-versa.

Por isso a minha pergunta, ''se havia algo errado com a emoção''. Exatamente porque essa emoção resume-se a um amor maior e menos restrito, e uma compaixão mais abrangente.

Haverá, então, algum problema com essas emoções? Seria um problema se as cultivássemos dentro de nós, não importando se o objeto é um caro (animal) ser humano ou apenas um outro animal?

Eu de fato acredito que razões mais altas nos elevam a sentimentos mais altos.

Logo, como mencionado, a questão não encontra seu fim no vegetarianismo em si. É apenas uma ferramenta, uma certa especificidade no plano, para algo muito maior. Talvez um ponto de partida ainda, mas como um grande amigo meu diria: ''Tudo tem de começar em um certo ponto''.

Mas agora, é possível para alguém vivenciar, realizar ou experienciar isso, através de ''uma razão pura?''

Não. Bem, ao menos eu diria que não. A razão passa a ser dependente em sentimentos, e vice versa.

Um grande abraço do seu amigo Lorde Seth aqui.
Para viver a realidade, primeiro é preciso acordar do sonho.
Lorde Seth

Vegetarianismo

Mensagempor banned_guardian em 17 Nov 2007, 08:53

velho e bom Eltor

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA. :rolando:

Não resisti. :ops:

Cuidado pra discussão não chegar no "o pênis do meu boi é maior do que as tetas da sua vaca", ou coisa do tipo.
banned_guardian

Vegetarianismo

Mensagempor Cak em 17 Nov 2007, 11:13

Dahak escreveu:
Cak escreveu:Cara o problema não é comer carne, o problema é a merda que o pessoal faz até a carne chegar na tua mesa.

Pode dar exemplos, por favor?

Na minha sala tem uma ambientalista. Nos damos super bem, mesmo que nós não tenhamos as mesmas idéias e concepções. É muito legal conversar com ela a respeito e ela é super engajada, sem paranóias e tal.

Dahak Out

Posso, claro que posso. Primeiro ponto:

Muitas vegtações nativas são desmatadas para criar gado, por exemplo. E o pior, confinam o bicho num espaço tão pequeno que pelo fato do solo não ser tão resistente já começa a dar problemas como erosão. Alias outro fator desse confinamento de gado é que cada vez se come menos carne e mais gordura, já que você não deixa o bicho se exercitar, ele até fica gordo mais rápido, só que é mais gordura.

Bom isso são alguns fatores de problemas que a nossa carne causa até chegar na nossa mesa. Vamos para os vegetais???
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Vegetarianismo

Mensagempor FreeSample em 17 Nov 2007, 11:35

Bom isso são alguns fatores de problemas que a nossa carne causa até chegar na nossa mesa. Vamos para os vegetais???

Plantação de arroz emite quase tanto metano quanto a criação animal (e arroz é um alimento principal em várioas regiões do mundo). Plantações de soja prejudicam o terreno muito mais que áreas para pastagens.

Sobre seus exemplos, vc se equivoca em duas coisas: se existe desmatamento, então dificilmente teremos bois criados em locais apertados (ou é uma coisa ou outra). as criações em confinamento estão entrando em declínio aceleradíssimo - não existe mais mercado consumidor para esse tipo de carne. por isso que o brasil exporta carne, afinal criamos o gado solto.
FreeSample

Twitter: @loleite

Vegetarianismo

Mensagempor Cak em 17 Nov 2007, 11:59

FreeSample escreveu:

Plantação de arroz emite quase tanto metano quanto a criação animal (e arroz é um alimento principal em várioas regiões do mundo). Plantações de soja prejudicam o terreno muito mais que áreas para pastagens.

Sobre seus exemplos, vc se equivoca em duas coisas: se existe desmatamento, então dificilmente teremos bois criados em locais apertados (ou é uma coisa ou outra). as criações em confinamento estão entrando em declínio aceleradíssimo - não existe mais mercado consumidor para esse tipo de carne. por isso que o brasil exporta carne, afinal criamos o gado solto.

Como não? Até em confinamento os bois precisam de um espaço mínimo, então o pessoal que tem fazendo pertos de grandes florestas(como o amazonica) chegam e desmatam pra ter mais terreno pros bois em confinamento. Bom lembrar que isso acontece pra plantar soja.

E um detalhe: você falou bem, exportação. Se você for ver os nossos produtos exportados, são os de melhores qualidades, como a laranja e o suco de laranja, agora chega aqui e pede um suco de laranja comprado no Brasil e compara os dois.

Por último: plantação de arroz é muito mais difícil que criar gado, normalmente usa o sistema de jardinagem por ser muito difícil de plantar, então mesmo que vários países asiáticos plantem arroz, ainda sim não se compara com a quantidade de bóis que nós e outros países temos.
Cak

Vegetarianismo

Mensagempor Lanzi em 17 Nov 2007, 13:39

Agora parece que os maiores compradores de frango do Brasil são os países arábicos. Então as condições de criação dos bichos devem estar melhorando, já que os muçulmanos não admitem o sofrimento dos animais que serão sacrificados pra servir como alimentação. Parece também que os animais devem estar voltados para Meca na hora do abate.
Lanzi

Vegetarianismo

Mensagempor Cak em 17 Nov 2007, 14:04

Lanzi escreveu:Agora parece que os maiores compradores de frango do Brasil são os países arábicos. Então as condições de criação dos bichos devem estar melhorando, já que os muçulmanos não admitem o sofrimento dos animais que serão sacrificados pra servir como alimentação.Parece também que os animais devem estar voltados para Meca na hora do abate.

Essa piada não teve graça.
Cak

Vegetarianismo

Mensagempor Kamus de Aquário em 17 Nov 2007, 14:26

Pq a criação de gado confinado tá declinando? Achei que esse tipo de criação gera animais que tem engorda mais rápida (pq n gastam energia se deslocando a procura de pasto) e um gado que engorda mais rápido gera um lucro melhor em menos tempo.

Agora fiquei curioso.
Kamus de Aquário

Vegetarianismo

Mensagempor Eltor Macnol em 17 Nov 2007, 14:27

Lorde Seth, sendo o mais breve e o mais claro possível:

Emoções não são um problema.

Usar as emoções da audiência pra manipular suas opiniões é um problema.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Vegetarianismo

Mensagempor Lanzi em 17 Nov 2007, 15:10

Cak escreveu:
Lanzi escreveu:Agora parece que os maiores compradores de frango do Brasil são os países arábicos. Então as condições de criação dos bichos devem estar melhorando, já que os muçulmanos não admitem o sofrimento dos animais que serão sacrificados pra servir como alimentação.Parece também que os animais devem estar voltados para Meca na hora do abate.

Essa piada não teve graça.

Não foi piada.
Lanzi

Vegetarianismo

Mensagempor Torneco em 17 Nov 2007, 15:38

Certo, vou reiterar o pedido do Eltor. Alguém tem boas receitas vegetarianas pra passar? Eu gosto muito pouco de vegetais, como bem menos do que eu deveria, então, se quiserem contribuir para que eu tenha uam dieta mais equilibrada, eu ficaria feliz.

Não vou dizer que vou parar de comer carne, mas posso começar a comer mais vegetais, e menoscarne.
Torneco

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic