Locke Winchester escreveu:É como empresas que não contratam negros, e nem são tão poucas, é só alegar qualquer outro motivo subjetivo. Fica difícil pra um advogado provar a maior parte dos casos.
Isso realmente é um problema, lembre-se que estamos discutindo na teoria. Na prática tem que comprovar, e dependo do Juízo (cível, trabalhista ou criminal) as provas são mais fáceis ou mais difíceis.
_Virtual_Adept_ escreveu:De acordo com a minha mãe, no Código Penal Militar, homossexualidade masculina é crime (crime de "pederastia").
Isso eu acho um verdadeiro absurdo, você não vê nenhum chefe de executivo que defende a igualdade berrar contra isso.
Frost escreveu:Deixando claro aqui. Existe uma discussão em relação ao poder do empregador. Alguns acreditam que seja um direito subjetivo do empregador, mas a nova lei fala sobre a negação de emprego. Isso é perigoso, vai depender do entendimento dos tribunais, mas, em uma leitura mais clara, é possível que se entenda por crime, sim.
Cara, acho que
crime ainda não pode ser considerado não. Isso no caso do homossexual, por que no caso de preconceitos de cor, credo e classe social pode.
Cebolituz escreveu:darklan escreveu:-E aquele garoto branco, que por acaso acaba sendo agredido por garotos mais pobres, sendo chamado de "burguesinho de merda", sei lá. Já vi acontecer, no SENAI por exemplo, e considero isso tão ofensivo quanto qualquer outro dos citados. A questão é, podemos incluir isso nessa lei por ofensa e tal?
Xingar um branco de "polaco de merda" jamais terá o mesmo tratamento ou efeito do que dirigido a um negro, visto que o branco é o dominante e o negro é o oprimido historicamente. Por mais que os motivos sejam os mesmos, que é ofender uma pessoa pela sua raça.
Criminalmente é a mesma coisa que xingar um negro de "preto de merda". A lei não discrimina, o que vale pra negro, vale pra branco (ou rosa-com-bolinhas-verdes).
Cyrano escreveu:Mas ferdineidos, Um patrão pode demitir qualquer funcionário sem qualquer motivo, basta pagar a idenização sobre o FGTS. Então, digamos, ele decide te demitir por ser homossexual. Atualmente isso é crime?
Olha eu não lido (graças a deus) com direito trabalhista, mas acredito que ele não possa dar como motivo o fato do cara ser homossexual. Sei que se o cara for demitido por ser homossexual, no campo civil rola um indenização por danos morais fácil.
Agora, quanto a ser crime, ainda não. O que é descabido, por que ser demitido por que é branco/ preto/rosa-com-bolinhas-verdes é crime. O projeto de lei quer mudar especificamente isso, igualar o preconceito à opção sexual ao preconceito de cor, credo e classe social.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."