Um novo sistema, para um cenário novo

Não é só o D&D que merece respeito! Existem muitos outros sistemas bons, vários deles gratuitos. Aqui você pode conhecê-los!

Moderadores: 3libras, Moderadores

Mensagempor Kliviwiki em 09 Nov 2007, 09:21

Quanto ao sistema que eu estou desenvolvendo em conjunto com um amigo meu, ainda estou na dúvida se ele deve ficar como um sistema semi-genérico (pois é mais voltado para fantasia medieval), ou se devemos criar um cenário para ele.
O poderoso HOOIA obliterará todos vocês.

Kliviwiki is not in any way associated with Wikipedia

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor Letthull em 12 Nov 2007, 18:10

Pensar num sistema genérico é bem complicado.
Eu acho, porque requer maior cuidado pra haver verossimilhança com a nossa realidade. E muitas vezes, no meu rpg por exemplo, não há limites certos limites.

Eu prefiro criar o sistema pra funcionar pro cenário. Fica mais fácil e gostoso de manipular qualquer coisa, sem se preocupar se está totalmente fora da realidade, da nossa realidade.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Letthull

Mensagempor Kliviwiki em 14 Nov 2007, 09:32

É verdade. Mas como eu já disse, o meu sistema é "semi-generico", pois é voltado para fantasia medieval. Assim fica mais fácil, pois as possibilidades são um pouco mais limitadas. Tem muita coisa nele, no entanto, que pode ser aproveitada para qualquer tipo de cenário.

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor DracoDruida em 16 Nov 2007, 19:00

Kimble escreveu:Já olhou o sistema Trash? É antigo, difícil de encontrar na internet hoje em dia, mas era um ótimo sistema livre que tinha ênfase exatamente em jogos de luta, animes, etc. Muito bom aliás. Décadas a frente de 3d&t e cia.

Difícil mesmo, hein?
Não tem nem na lista da wikipedia de sistemas. o_O
Não tem idéia de onde tenha?
DracoDruida

Mensagempor FreeSample em 17 Nov 2007, 00:25

Pensar num sistema genérico é bem complicado. Eu acho, porque requer maior cuidado pra haver verossimilhança com a nossa realidade.

Quotei para questionar isso. é necessário para um sistema genérico ser realista? o Primetime Adventures, por exemplo, permite jogos bem fora da realidade quanto jogos realistas. E sem mudar nada no sistema.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor DracoDruida em 17 Nov 2007, 14:51

O que me enrola nesse primetime adventures, agora, é questão de combate. To vendo que vou ter que inventar alguma coisa. XD
DracoDruida

Mensagempor Kliviwiki em 21 Nov 2007, 07:20

FreeSample escreveu:
Pensar num sistema genérico é bem complicado. Eu acho, porque requer maior cuidado pra haver verossimilhança com a nossa realidade.

Quotei para questionar isso. é necessário para um sistema genérico ser realista? o Primetime Adventures, por exemplo, permite jogos bem fora da realidade quanto jogos realistas. E sem mudar nada no sistema.

Acho que, quanto mais realista um sistema é, mais genérico ele pode ser. Quanto mais verossímeis forem as regras, menos problemas aparecerão mais à frente, quando o sistema for adaptado para um cenário específico (a não ser que o próprio cenário seja completamente absurdo).

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor Letthull em 23 Nov 2007, 01:58

A verdade é que dificilmente um sistema consegue ser totalmente verossimil com nossa realidade. Por isso minha maior preocupação, nesse sistema que ando desenvolvendo, é ser verossímil com o cenário, e só.

Não tenho interesse comercial em publica-lo, talvez mais por prazer. Nem em tornar suas regras adaptáveis a qualquer outro cenário.
Venho estudando e procurando novos elementos, justamente, para se encaixar no que eu proponho com o cenário.
Grande parte dele foi retirada de d20 e Street Fighter de Storyteller.

Ultimamente tenho me dedicado pouco, por uma infinidade de razões, como estudar pro vestibular. :/
Imagem
Letthull

Mensagempor Kliviwiki em 23 Nov 2007, 09:01

É, o vestibular é dose.

Eu também não tenho interesse em comercializar este sistema que estou desenvolvendo. Acontece que, como não temos um cenário próprio, acabamos ficando com um sistema semi-genérico, como eu já falei, voltado para a fantasia medieval.

Claro que é impossível ser totalmente verossímil, em alguns casos por absoluta impossibilidade e em outros por questões de praticidade. Mas eu acho que dá pra ter sempre uma margem segura o bastante para evitar problemas futuros. Posso estar enganado, mas parece-me que sistemas pouco verossímeis e genéricos demais acabam por virar um 3D&T da vida. Falo isso mas não conheço o tal Primetime Adventures, que o FreeSample citou como sendo um sistema genérico mas que permite tanto aventuras realistas quanto fantásticas (absurdas).

Zatoichi!
Kliviwiki

Mensagempor Letthull em 30 Nov 2007, 04:12

É, o vestibular é dose.

É, torço pra ter passado pra não voltar a ter que estudar ano que vem... :aham:

Eu também não tenho interesse em comercializar este sistema que estou desenvolvendo. Acontece que, como não temos um cenário próprio, acabamos ficando com um sistema semi-genérico, como eu já falei, voltado para a fantasia medieval.

Sabe qual era minha idéia original? Misturar Warcraft, One Piece, Breath of Fire e mais algumas coisas, e fazer um cenário com toda essa salada, em d20. Desistí da idéia na época, porque era garoto e não gostava de mestrar, preferia jogar a campanha que rolava a 6 anos seguidos em D&D também, que um amigo meu mestrava (e muito bem).

Quando ele foi deixando esfriar a campanha, minha mente começava a fervilhar de idéias que eu percebi, eram diferentes das dele, e que se encaixariam perfeitamente, tanto em um sistema, como em um cenário novo. E daí comecei a procurar pilares que sustentassem meu sistema, e que transmitissem o sentimento do meu cenário. Street Fighter - RPG, com certeza, me fez nem sequer pensar em outra coisa.
Acho que se você quer criar um cenário, procure definir primeiro os conceitos dele.

Eu queria no meu:
- artes marciais
- máquinas à vapor
- fantasia medieval
- armas de pólvora
- muita magia
- pirataria
- raças únicas e híbridos animais humanóides

Com conciliar tudo? Com um sistema que permita ações absurdas, e que os que alcançam poder sobre-humano, fazem por treinamento e estudo. Ou seja, tudo no cenário é mágico. Só resta o ser em questão desenvolver o tato para expandir seu corpo e mente, para adquirir poderes. Não que todos os mestres em algum aspecto sejam grandes filósofos. Mas que estudaram a finco aquilo que buscaram.

No meu rpg, a ênfase maior é no auto-aperfeiçoamento. Independente do objetivo do personagem, o meio para alcançar é treinar. Não a busca por poder com base em terceiros (artefatos, deuses, patronos, etc).
Imagem
Letthull

Mensagempor Kliviwiki em 30 Nov 2007, 12:45

Letthull escreveu:(...) Acho que se você quer criar um cenário, procure definir primeiro os conceitos dele.

Eu queria no meu:
- artes marciais
- máquinas à vapor
- fantasia medieval
- armas de pólvora
- muita magia
- pirataria
- raças únicas e híbridos animais humanóides

Com conciliar tudo? Com um sistema que permita ações absurdas, e que os que alcançam poder sobre-humano, fazem por treinamento e estudo. Ou seja, tudo no cenário é mágico.

No meu rpg, a ênfase maior é no auto-aperfeiçoamento. Independente do objetivo do personagem, o meio para alcançar é treinar. Não a busca por poder com base em terceiros (artefatos, deuses, patronos, etc). (...)

Seu objetivo parece-me muito louvável. No entanto, ainda acho que, para conciliar isso tudo que você quer por no seu cenário, uma maneira infalível é fazer regras verossímeis. Lembre-se: regras verossímeis não resultam necessariamente num cenário verossímil. O meu sistema é assim: as regras são quase todas muito plausíveis, mas isso não impede que existam artes marciais, máquinas a vapor, magia, raças incomuns, etc., tudo num cenário só. O problema é partir de um sistema e chegar a todo um cenário. Isso leva muito tempo, não importa se o cenário seja verossímil ou não. Na pior das hipóteses, é só colocar cada um dos itens (magia, artes marciais, pirataria, armas de fogo, etc.) em continentes diferentes :bwaha: .

Zatoichi!
Kliviwiki

Anterior

Voltar para Outros Sistemas