Estava pensando hoje, em uma mecânica para representar itens que tenham valores históricos específicos.
Vou usar como exemplo a Matadora de Povos, a espada mais poderosa forjada pelos nagashi.
Ela acompanhou a história inteira desse povo, e foi usada em muitas guerras. De certo modo, ela é uma representação física do desejo belicoso do povo serpente.
Para representar a importância de carregar ela, alguém que dê bola para sua história poderia receber bônus morais ao empunhá-la ou simplesmente carregá-la.
Outros exemplos poderiam ser um escudo usado por uma potestade, um cajado feito do primeiro galho arrancado da grande árvore de Snegsara, o robe de um mago que morreu defendendo Nam-sari dos homens escorpiões, etc.
Para receber esses bônus empáticos, o personagem tem de alguma forma estar ligado à história do item. Por exemplo, ser um nagashi, ser um refugiado de Nam-sari, etc. Isso pode exigir testes de conhecimentos para reconhecer o item e saber sua história.
Para quem não souber a história do item, eles se tornam simples itens mágicos (ou até mesmo itens normais).
Claro, há um revés em ter a honra de ser o detentor de um item de importância tamanha: o personagem fica tão psicologicamente ligado ao item, que ele tem de viver à altura de sua história. Por exemplo, um mago que utiliza o robe de Nam-sari provavelmente passaria noites estudando a mácula, como curá-la, e provavelmente ficaria tentando achar aliados para retomar Nam-sari. Falha em manter-se "à altura" do item converteriam ele de volta a um item mágico comum/item normal, com chance de "se redimir" e voltar a ter os bônus morais.
De certa forma, esses itens substituiriam os artefatos/itens inteligentes. Os primeiros podem ainda existir, mas seriam ainda mais especiais... e de itens inteligentes nunca gostei.
E aí, o que acham?