Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Lumine Miyavi em 10 Set 2010, 12:42

Assuma que todas as perguntas abaixo são, quando aplicáveis, ao limite máximo do cenário.

  • Qual é o grau de desenvolvimento tecnológico?
  • Qual o nível de magia máximo? O quão difundida ela é?
  • O quão comuns itens mágicos são?
  • O quão comum são monstros?
  • Quais monstros icônicos de D&D normal existem?
  • Existem planos paralelos como na cosmologia normal de D&D?
  • (ver acima) Se sim, qual a relação entre planos e o mundo? Se não, quais existem?
  • Existem elementais e outros extraplanares, como anjos, demônios, diabos, inevitáveis, etc?
  • Qual é a relação entre mortos-vivos e "tendência"?
  • Qual é o nome da mácula pra povos que a encaram como algo benéfico?
  • Existem seres naturais como ninfas, entes, etc?
  • Existem seres não-humanóides inteligentes?
  • Monstros inteligentes como centauros, titãs, e outros existem?
  • Existem Yuan Tis? Algum parentesco com Nagashis?

Acho que por enquanto é só isso.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Madrüga em 11 Set 2010, 15:29

Lembrando que as respostas são opiniões MINHAS. Eu não me arrogo o direito de responder em nome de todo mundo e nem no nome do cenário, visto que o projeto pertence a todos que estão colaborando. Quem quiser adicionar, corrigir, discordar... seja muito bem-vindo.

Lumine Miyavi escreveu:Qual é o grau de desenvolvimento tecnológico?


VAREIA. Mas acho que nenhum lugar descobrir a pólvora, como aproveitar a eletricidade e máquinas a vapor, se existirem, são muito primárias. Existe imprensa nos lugares mais desenvolvidos. Mesmo lugares com mais magia (que são poucos) não a utilizam com efeitos permanentes (como um poste com a magia luz). Por mim, o ritual de permanência nem existiria.

Lumine Miyavi escreveu:Qual o nível de magia máximo? O quão difundida ela é?


Se por "nível" estamos falando do d20, nível 4 e efeitos similares. Algumas outras coisas, a exemplo da 4e (agora temos que dizer 4e, mas eu queria fazer isso com os incantations do UA há tempos), serão rituais, mas nada MUITO milagroso. Gosto da ideia de componentes especiais para os rituais, espalhados pelo mundo e gerando aventuras (bem como componentes metamágicos, seria bacana).

A magia é misteriosa para a maior parte dos povos, exceto talvez aqueles mais ligados com a natureza em suas terras natais. Vê-se, por exemplo, que o haruum têm uma pequena organização de magos ígneos que saem pelas cidades ajudando os mais velhos a preparar comida e se aquecer, derreter neve de deslizamentos, etc.

Lumine Miyavi escreveu:O quão comuns itens mágicos são?


Desde o começo queríamos evitar o esquema da "árvore de Natal". No e8 que eu estou ENVISIONANDO, itens que meramente dão bônus serão reduzidos (armas e armaduras terão funções e efeitos, por exemplo) para dar lugar a itens mais personalizados, com efeitos mais interessantes.

Mas leia-se que as pessoas comuns não têm arados místicos, carroças encantadas, limpadores de chaminé +2, nada assim. Provavelmente só as pessoas com mais grana/influência (ou aventureiros safados) teriam acesso a um ou mais itens mágicos... então eu imagino aquele chefe da guarda da cidade Xis, temido porque tem um florete que solta chamas, ou um ladrão lendário que tem botas que o fazem correr e saltar e uma capa que chama as sombras para escondê-lo... essas coisas.

Lumine Miyavi escreveu:O quão comum são monstros?


Um dos chavões do começo do cenário era que evitaríamos coisas muito estúpidas ou sem explicação, como o urso-coruja. Eu sou a favor de existirem monstros desde que eles façam o mínimo de sentido dentro do ecossistema deles. Então, turíbulos brutais vivendo em colônias em Kotrug, vivendo em tocas e se alimentando de arbustos ou de animais herbívoros... faz algum sentido. Agora, ter cubos gelatinosos soltos por aí fere um pouco a dignidade do sentido.

Então são razoavelmente comuns, desde que tenham motivo para existir. Categorias de tamanho muito acima de Grande já começam a forçar a barra.

Ah, e eles também fazem parte daquela ideia de "mundo hostil": os povos sentem dificuldade de se expandir muito porque o terreno é agreste, os animais são ferozes, os mares estão infestados de lulas imensas e serpentes monstruosas... então monstros fazem parte disso.

Lumine Miyavi escreveu:Quais monstros icônicos de D&D normal existem?


Não sei dizer, era coisa de sentar e decidir com os amicos.

Lumine Miyavi escreveu:Existem planos paralelos como na cosmologia normal de D&D?


Existem. Até agora, o mundo espiritual foi citado, bem como (acho) um plano das sombras. Só que não são os mesmos de D&D, sempre quisemos que os planos fizessem sentido e tivessem lá seu mistério.

Lumine Miyavi escreveu:(ver acima) Se sim, qual a relação entre planos e o mundo? Se não, quais existem?


O mundo espiritual é um reflexo do nosso mundo, só que visto por um prisma mais... surreal. :haha: Fora que ele é cheio de espíritos (hurr) e mortos-vivos, mesmo estando no mundo físico, têm uma representação simultânea no mundo espiritual, uma âncora astral, por assim dizer. Então é possível em uma aventura um grupo enfrentar um lich no mundo físico e no espiritual AO MESMO TEMPO. Seria deMAS.

Lumine Miyavi escreveu:Existem elementais e outros extraplanares, como anjos, demônios, diabos, inevitáveis, etc?


Até agora, elementais e espíritos da natureza. Esses outros são muito ligados à cosmologia de D&D para funcionarem, sei lá. Se aparecessem, poderiam ter uma origem indistinta (por exemplo, eu acho ridículo diferenciar "devil" de "demon" de "fiend" só por causa do plano de origem), ser ameaças maculadas, ou surgidas de portais profanos, etc.

Lumine Miyavi escreveu:Qual é a relação entre mortos-vivos e tendência?


Não existe tendência.

Lumine Miyavi escreveu:Qual é o nome da mácula pra povos que a encaram como algo benéfico?


Boácula? Não sei.

Lumine Miyavi escreveu:Existem seres naturais como ninfas, entes, etc?


Sim, pelo menos até agora nas regiões mais florestadas do cenário, como Snegsara e Avkhass. Não sei se chega a ents, mas eles poderiam ser uma coisa especial, algo além de "herp, árvores que andam".

Lumine Miyavi escreveu:Existem seres não-humanóides inteligentes?


Sim, mas poucos e ninguém descreveu um ainda.

Lumine Miyavi escreveu:Monstros inteligentes como centauros, titãs, e outros existem?


Depende do monstro. Aí tem que ver mesmo.

Lumine Miyavi escreveu:Existem Yuan Tis? Algum parentesco com Nagashis?


Também não imagino.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor GoldGreatWyrm em 11 Set 2010, 15:44

Lu escreveu:Qual é o nome da mácula pra povos que a encaram como algo benéfico?

Os nagashi chamam de dádiva.

Lu escreveu:Existem seres não-humanóides inteligentes?

Nagas.

Lu escreveu:Existem Yuan Tis? Algum parentesco com Nagashis?

Até agora não, e não vejo por que ter, visto que já tem uma raça serpente, e por que Yuan Tis são propriedade intelectual da Wizards of the Coast.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Léderon em 11 Set 2010, 17:40

O pior é que o tempo todo que eu desenvolvi os reinos, pensei em algo MUITO low magic, pra poder aumentar depois, caso fosse preciso. Tanto que Snegsara, por mais ~márrika~ que seja, tem lá uma possibilidade absurda de existir aqui no nosso mundo (só 'surrealizei' mesmo no Portal das Feras, e olhe lá).

Também queria saber o que o Madruga achava dos monstros, e é bem o que eu idealizo pro cenário: desde que façam sentido no mundo, que não rasguem a verossimilhança, podem existir.

Vou lá tacar umas dríades na Floresta Celestial e já volto, :haha:

... aliás, isso não poderia entrar como um item a mais, na descrição das regiões? Algo como "Fauna", com indicações dos "monstros de D&D" existentes no território? :hum:
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Madrüga em 11 Set 2010, 17:46

Léderon escreveu:O pior é que o tempo todo que eu desenvolvi os reinos, pensei em algo MUITO low magic, pra poder aumentar depois, caso fosse preciso. Tanto que Snegsara, por mais ~márrika~ que seja, tem lá uma possibilidade absurda de existir aqui no nosso mundo (só 'surrealizei' mesmo no Portal das Feras, e olhe lá).


Eu gosto dessas coisas como as Feras, que são além das possibilidades dos PJs simplesmente irem lá e detonarem com magia. É o caso da mácula e de regiões inteiras afetadas: não importa o quão épico você seja, você não vai dar um jeito em Nam-Sari sozinho.

Léderon escreveu:... aliás, isso não poderia entrar como um item a mais, na descrição das regiões? Algo como "Fauna", com indicações dos "monstros de D&D" existentes no território? :hum:


Pô, vamos adicionar isso, faz todo o sentido do mundo.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Youkai X em 11 Set 2010, 17:58

Respondendo com a minha visão de tais ítens e dúvidas do Lumine.


Qual é o grau de desenvolvimento tecnológico?
R: Até agora o desenvolvimento máximo de tecnologia é medieval e antigüidade (onde fizeram várias obras arquitetônicas impressionantes e de uma organizaçào inigualável), mas algumas tecnologias nunca foram realizadas, como pólvora ou uso de eletricidade. No entanto, alguns engenhos ao estilo Alexandria feitos a vapor poderiam existir, mas inviáveis economicamente (servos/escravos são muitoa mais viáveis economicamente)

Qual o nível de magia máximo? O quão difundida ela é?
Cenário low-magic, com magia pouco ou quase não influenciando o cotidiano das pessoas comuns, a não ser por ocasionais milagres simples do curandeiro ou bruxo da aldeia ou cidade. 'Maravilhas mágias mais óbvias estariam somente com pessoas muito ricas ou aventureiros mais viajados, mas nada que possa ser verdadeiramente implementado em larga escala. E também com a vontade de todos que classes como mago não roubem os papéis de outras classes, a tendência é ainda ser mais low magic.

O quão comuns itens mágicos são?
R: Madruga já matou essa pergunta.

O quão comum são monstros?
R: Madruga já matou essa também. O cenário é perigoso em suas áreas selvagens e mesmo nas áreas despovoadas dos reinos, mas é preferível que animais e monstros mais mundanos sejam as ameaças principais ao invés de monstros muito cheios de poderes e elementos claramente sobrenaturais, com exceção de algumas regiões (como as maculadas ou territórios verdadeiramente especiais, como Yerenzev ou Avkhass)

Quais monstros icônicos de D&D normal existem?
Até agora descritos e colocados os goblins em Kotrug e as nagas em Nova Najatash. Esse é o tipo de coisa que deve ser considerada com muito cuidado, dar uma roupagem nova as criaturas colocadas, e evitar colocar aquelas que estão protegidas por copyright, obviamente

Existem planos paralelos como na cosmologia normal de D&D?
por enquanto apenas o mundo espiritual existe ou é conhecido.

(ver acima) Se sim, qual a relação entre planos e o mundo? Se não, quais existem?
R: plano espiritual de onde os xamãs extraem seus poderes e contactam espíritos. Plano muito onírico e indefinido, mutável e caótico. Ocasionalmente suas fronteiras com o mundo material se afinam.

Existem elementais e outros extraplanares, como anjos, demônios, diabos, inevitáveis, etc?
R: Elementais e espiritos naturais por enquanto. Realmente quanto aos anjos, demônios e diabos, o melhor é que não tenham no cenário mesmo, especialmente os balores, solares, inevitáveis, githyankis, nalfenshnee e cia. Ainda é um ponto muito sensível sobre extraplanares sescientes e capazes de se comunicar sem dificuldades com mortais, mas deveriam ser acima de tudo raros e de propósitos pouco claros.

Qual é a relação entre mortos-vivos e "tendência"?
R: Madruga matou essa.

Qual é o nome da mácula pra povos que a encaram como algo benéfico?
R: GG já deu a resposta dos nagashi. Eu ainda vou elaborar isso para os shuskho.

Existem seres naturais como ninfas, entes, etc?
R: Léderon já deu o parecer dele, mas como praticamente tudo, precisa dar a roupagem certa ao ambiente ou criar coisas novas por cima.

Existem seres não-humanóides inteligentes?
R: As nagas de nova-najatash sào o maior exemplo disso. Em algumas regiões maculadas possivelmente existem. Tais criaturas, novamente friso, devem ser elementos raros ou icônicos, e não algo corriqueiro, além de deixar interpretações dúbias a povos diferentes.

Monstros inteligentes como centauros, titãs, e outros existem?
R: De preferência não colocar ou no caso de alguns que sejam indivíduos únicos ou em espécies verdadeiramente raras (tipo, só existem 5 esfinges pelo cenário, com relatos confusos sobre cada uma delas e serem um pouco mais fortes, indicado pra personagens de níveis altos em Terras Sagradas).

Existem Yuan Tis? Algum parentesco com Nagashis?
R: GG matou essa.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Agnelo em 15 Set 2010, 11:24

Dúvidas bobas que me ocorreram sobre os reinos:

  • Existe casamento nesse reino? Poligâmico? Monogâmico?
  • Como homossexualismo é visto?
  • Quem cuida das crianças? Mães, famíias, comunas?
  • Quando se atinge a maioridade? Como são vistas as crianças?

Sei lá se são perguntas pertinentes, mas elas me ocorreram já mais de uma vez.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Set 2010, 15:46

Acho que tive umas perguntas bobas aqui também.

  • Existem animais de carga? São os normais do nosso mundo?
  • Do que as raças maculadas se alimentam, se a vida vegetal normal (e por consequência, toda cadeia alimentar deve cair) não é capaz de nascer na mácula?
  • Existe alguma raça inteligente aquática?
  • Existe alguma criatura única?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Madrüga em 16 Set 2010, 15:58

Locke Winchester escreveu:
  • Existe casamento nesse reino? Poligâmico? Monogâmico?
  • Como homossexualismo é visto?
  • Quem cuida das crianças? Mães, famíias, comunas?
  • Quando se atinge a maioridade? Como são vistas as crianças?


Isso é verdade. Eu coloquei algo assim em Neerghul, mas podemos estender.

Lumine Miyavi escreveu:Existem animais de carga? São os normais do nosso mundo?


Sim, claro. Só se alguém inventar algum animal novo, mas até agora...

Lumine Miyavi escreveu:Do que as raças maculadas se alimentam, se a vida vegetal normal (e por consequência, toda cadeia alimentar deve cair) não é capaz de nascer na mácula?


Acho que ninguém disse que a vida não pode proliferar na mácula, as raças maculadas se reproduzem numa boa. As coisas só mudam, se distorcem, etc.

Lumine Miyavi escreveu:Existe alguma raça inteligente aquática?


Nunca pensei nisso... :hum:
Os mares ficaram meio em segundo plano, na verdade.

Lumine Miyavi escreveu:Existe alguma criatura única?


Como assim? Tipo o Diablo?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Youkai X em 16 Set 2010, 16:07

Locke Winchester escreveu:
  • Existe casamento nesse reino? Poligâmico? Monogâmico?
  • Como homossexualismo é visto?
  • Quem cuida das crianças? Mães, famíias, comunas?
  • Quando se atinge a maioridade? Como são vistas as crianças?



  • Essas perguntas são mais específicas a reinos/regiòes do que ao cenário como um todo, onde uma sociedade pode ser monogâmica, outra poligâmica, outra baseada em poliandria (mulher compartilhada por dois ou mais homens, geralmente irmãos), etc..
  • Quanto a orientações sexuais diferentes ou a visào que se tem delas, não sei dizer no cenário em geral, até porque muitos povos alheios ao cristianismo/islamismo/judaísmo tinham visões bem diferentes (só ver os gregos, romanos, japoneses antigos, etc).
  • Só sei dizer que em Terras Sagradas no geral não existiria o conceito moderno de adolescência. Na maioria dos povos, ou é criança ou adulto e se prova que alguém é adulto por ritos de iniciação diversos. Mas no entanto, isso depende muito de região a região.



Lumine Miyavi escreveu:
  • Existem animais de carga? São os normais do nosso mundo?
  • Do que as raças maculadas se alimentam, se a vida vegetal normal (e por consequência, toda cadeia alimentar deve cair) não é capaz de nascer na mácula?
  • Existe alguma raça inteligente aquática?
  • Existe alguma criatura única?


  • existem sim animais de carga. Na maioria das regiões são cavalos e bois. Em Ramkûd usam uma variedade de antílope pequena e mais encorpada (a ser descrita em breve). Em Phaak Mlat/Sreok Epsang eu tinha pensado em elefantes, mas na época emil sugeriu que eu fizesse a partir de rioncerontes (apesar do problema de rinoecerontes serem animais estúpidos e pouco inteligentes, sem comparação com um elefante ou cavalo. Claro, uma variedade nativa de rinocenrontes um pouco mais inteligentes talvez seja viável, mas isso eu gostaria de rever). No norte, pra Imgiibhara ou Urz'ala poderiam haver renas e alces glaciais (incluindo algo semelhante ao Megaloceros). Em Nova Najatash haveriam grandes lagartos-monitor servindo de montarias e animais de carga.
  • Errado. A mácula não necessariamente extingue a vida vegetal. A maior prova disso é Nova Najatash, que continua com uma flora exuberante mesmo sendo maculada. No entanto, há sim profundas mudanças ambientais e aqueles que sobreviverem a mácula acabam sofrendo mutações drásticas.
  • Nenhuma até agora. e dificilmente será implementada.
  • Nenhuma confirmada até agora, no entanto é bem viável sim.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Madrüga em 16 Set 2010, 16:59

Aliás, eu quero discordar oficialmente do conceito de que "animal tem Inteligência 1, e se tiver 2 ou 3 é besta mágica".
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Youkai X em 16 Set 2010, 18:31

Só a partir de 3 que é besta mágica. Inteligência 2 ainda é inteligência animal, como a de lobos, cães, macacos, etc
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Seth em 14 Jan 2011, 00:46

- O mundo espiritual atinge todo o cenário?
- Há uma moeda padrão?
- Como ficamos com nossa árvore de ítens únicos, como a obsidiana que ataca fantamas?

Em tempo, Sakya tem bordéis públicos pra ambos os sexos. Então, a coisa lá é consideravelmente liberal nesse quesito.
E eu penso Sakya como uma espécie de baixa "idade média/renascimento".

Por fim, tenho de me ater 100% a ficha? A parte história eu queria um sub-ítem específico. Mas se não puder, beleza.

Por outro lado, proponho religião como um ítem da microficha de cada região/reino.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Madrüga em 14 Jan 2011, 12:13

Bom, pouco se discutiu o mundo espiritual, mas a ideia é que ele abranja o mundo inteiro, e talvez além (caminhos desconhecidos). Seria como a Umbra rasa no oWoD, sendo uma representação do mundo real, mas povoado por espíritos e outras coisas.

Não há moeda padrão, mas valores em POs, PPs e PCs são um indicativo neutro que funciona para referência em jogo. Eu acho que isso pode ser abstraído em favor do JOGO (para não ter que existir uma "aventura cambial" toda vez que os PJs viajarem).

Como assim, como ficamos? Vamos continuar criando tais itens, atribuindo-lhes valor, etc.

A ideia da ficha é dar o primeiro resumo, a parte jogável. Depois então podemos detalhar, mas separadamente. Imagine um livro básico de RPG: o que é essencial para se colocar no livro que apresenta o cenário? A padronização é isso.

Religião é um item que deveria existir mesmo, :hum:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Perguntas e Dúvidas sobre o Cenário

Mensagempor Agnelo em 14 Jan 2011, 12:34

Wiki escreveu:As moedas foram uma tentativa bem sucedida de organizar a comercialização de produtos, e substituir a simples troca de mercadorias. Há divergências sobre as quais o povo foi o primeiro a utilizar a técnica da cunhagem de moedas, pois de acordo com alguns, a China utilizava moedas cunhadas antes do século VII a.C., época que é creditado ao povo lídio esta realização. Durante muitos anos, a moeda possuia um valor real, dependia do metal de que era feita. Hoje, a maioria dos países do mundo usam moedas de valor nominal, pois seu valor não corresponde ao metal de que é produzida.

Acho que aqui dá pra usar a politica de D&D sem perder em nada pra verosimilhança.

Mesmo que uma moeda de ouro de tervat pese 9 gramas e uma em sakya pese 12 a questão é que todas vaem seu proprio peso no mesmo material referencia, que vocês acham?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Próximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes

cron