[desenvolvimento] Padronização dos Reinos

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[desenvolvimento] Padronização dos Reinos

Mensagempor Emil em 01 Jun 2010, 20:16

Então, terra-sagradianos,

Fato que a forma como os reinos estão descritos está despadronizada. A gente vai escrevendo e criando conforme as ideias vão surgindo, e embora coisas incríveis surjam, fica tudo muito árido pra quem não faz parte do projeto. Além disso, excetuando-se um reino ou outro, tudo está muito pouco jogável. Há excesso de coisas interessantes para nós, os desenvolvedores, e falta de material prático, jogável, para mestres e jogadores. Pensando nesses fatores, eu criei um modelo de "ficha"de reino. Apresento-lhes:

Modelo de “ficha” do Reino.

SPOILER: EXIBIR
Objetivos deste modelo de ficha:

Criar um padrão para facilitar a organização;
Ser um guia simples para os desenvolvedores;
Nos lembrar de manter a jogabilidade do cenário.

Nome do reino.
Regime: (principado, teocracia, despotismo, monarquia, conselho de anciões, democracia, etc...)
Regente: (nome ou nomes do(s) regente(s) atual(is), se for o caso)

Características Gerais: História (breve, de preferência), Geografia, população, política, economia, sociedade & cultura, pode ser tudo aqui, de preferência tudo resumido. Lembrar de focar no que for mais jogável. História, por exemplo, já aconteceu, os jogadores não podem influir sobre ela. Então é melhor se concentrar no que rende gancho. "Ah, mas eu já tenho um monte de coisa, vou ter que apagar tudo?" Não, não vai. Ajeite o que você já tem aqui dentro e a partir de agora nos focaremos no que falta ao cenário.

Religiões: sim, um espaço fora de características gerais para religiões, porque pode ser importante para o mestre, como fonte de ganchos, ideias para npcs, e para jogadores que queiram jogar com clérigos, guerreiros sagrados, xamãs, etc.

Instituições, Organizações, Guildas e etc.:
Acho que isso é mais interessante para mestres e jogadores, porque essas organizações podem oferecer missões aos jogadores, assumirem o papel de antagonista, e acho que estão entre os principais fornecedores de gancho.

Principais áreas e cidades:
É importante para os mestres, então pensar em duas ou três. Fazer um pequeno texto descritivo com características gerais, apontar que guildas, grupos, sindicatos, etc. atuam na cidade. Sugerir npcs famosos e lugares importantes, como tavernas, arenas, templos, castelos.

Áreas selvagens e despovoadas:
Nem só de cidades vive um reino de rpg. Uma descrição breve de lugares que os personagens podem precisar explorar, por onde se aventurar, se perder, e enfrentar criaturas que evitam as cidades. Dicas de criaturas para encontros aleatórios e de ganchos que causem a necessidade de os jogadores andarem pelo ermo.

Ganchos para Aventuras:
Ideias para mestres e jogadores aproveitarem o seu reino, e fazer a galera jogar nas Terras Sagradas.


Claro que ela ainda não é definitiva, postei-a aqui para que nós possamos discuti-la e alterá-la juntos, conforme as nossas necessidades. Mas eu estou instituindo um prazo. Nós temos até o dia 15 de junho pra decidir. Se nada acontecer até o dia 15, fica esta, entenderam? Então se você não gostou, tem outra proposta, acha que pode mudar alguma coisa? Você tem até o dia 15 de junho pra apresentar e convencer todo mundo. Se não fica esta.

E depois de decido o modelo final, temos até o dia 25 pra ajeitar os reinos existentes dentro do modelo, e até o dia 30 pra decidir se vamos levar algo das Terras Sagradas para o RPG con. Dúvidas, reclamações, flames? Pode jogar tudo aí embaixo.



NOME
Nome Oficial


[mapa da região]


Gentílico:
Idioma oficial:
Regime:
Regente Atual:
Exportações:
Importações:
Principais Cidades:
Demografia racial:

Características Gerais


Religiões


Instituições, organizações, guildas


Sub-item


Principais áreas e cidades


Áreas selvagens e despovoadas


Ganchos para aventuras


Código:

Código: Selecionar todos
[justify][center][size=230][b][color=#008000]NOME[/color][/b][/size]
[i]Nome Oficial[/i][/center]

[Center][img]{mapa}[/img][/Center]

[b]Gentílico:[/b]
[b]Idioma oficial:[/b]
[b]Regime:[/b]
[b]Regente Atual:[/b]
[b]Exportações:[/b]
[b]Importações:[/b]
[b]Principais Cidades:[/b]
[b]Demografia racial:[/b]

[center][color=#004000][size=150]Características Gerais[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Religiões[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Instituições, organizações, guildas[/size][/color][/center]

[right][color=#004000][size=120]Sub-item[/size][/color][/right]

[center][color=#004000][size=150]Principais áreas e cidades[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Áreas selvagens e despovoadas[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Ganchos para aventuras[/size][/color][/center][/justify]
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e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

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Mensagempor Madrüga em 01 Jun 2010, 20:36

Eu gostei. Isso pode ser uma "preformatação" para um possível netbook das TSagr, :wub:
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Mensagempor Léderon em 02 Jun 2010, 20:52

Gostei também. Acho que não tá faltando nada; o essencial pra jogar fica aí, mesmo.
Logo eu remodelo o texto de Daguna (e adiciono umas coisinhas~).
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Mensagempor Youkai X em 02 Jun 2010, 22:35

Admito que fiquei com o pé meio atrás da idéia, apesar de realmente ser importante. Deve ser porque eu já tinha comigo um modelo de como esquematizar/padronizar um reino.

Eis ele aqui:

Modelo de reinos
Nome do reino
Nome completo
Regime:
Regente:
Exportações:
Importações:
Principais cidades:


História:

Geografia:

População:

Política:

Economia:

Religião:

Sociedade&Cultura:

Relações:

Personalidades influentes:


Eu gostaria de saber como manter essas características nos reinos E conjugar com essas características importantes para que os reinos possam ser jogáveis ou interessantes para quem quer que visite eles em busca de aventuras.
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Mensagempor Madrüga em 02 Jun 2010, 22:41

É que, para fins de jogar JOGAR, não é de muito uso saber importações e exportações de uma região, acho. Mas o Emil levou isso em conta na hora de criar o modelo, Fab.
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Mensagempor Emil em 02 Jun 2010, 23:22

Putz, falha minha faltar dizer isso, Fabs. Eu li todos os reinos antes de pensar no modelo e inclusive li o seu modelo. Foi a partir dele que eu construí o meu, e eu ia linkar o tópico e dar os créditos. Então, mais uma vez, desculpe, eu realmente esqueci de linkar e de dizer que a ideia original de padronizar tudo nem era minha, e você já tinha feito um esforço nesse sentido. Como o Madruga disse, eu estou pensando numa coisa para deixar mais jogável. E vários reinos foram criados após a organização do seu modelo, mas poucos se enquadraram nele. O meu mesmo, por exemplo, não está enquadrado. Enfim, desculpe pela confusão.

Mas não precisamos jogar fora os itens que você organizou. Eu acho que a maioria deles pode ser enquadrada em "caracteríticas gerais".
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[desenvolvimento] Padronização dos Reinos

Mensagempor Emil em 19 Jun 2010, 18:22

Desculpem o double-post, mas é que a data que eu sugeri expirou. Bora organizar os reinos conforme a indicação?
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Mensagempor Madrüga em 19 Jun 2010, 18:57

Sou super a favor.
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Re: [desenvolvimento] Padronização dos Reinos

Mensagempor Léderon em 29 Ago 2010, 09:33

Queridos, em Daguna usei o padrão de formatação que o Madruga fez em Pehelnaur, esse aqui:

NOME
Nome Oficial


[mapa da região]


Gentílico:
Idioma oficial:
Regime:
Regente Atual:
Exportações:
Importações:
Principais Cidades:
Demografia racial:

Características Gerais


Religiões


Instituições, organizações, guildas


Sub-item


Principais áreas e cidades


Áreas selvagens e despovoadas


Ganchos para aventuras


Pra ficar mais fácil e deixar o de todos com a mesma cara (o que tá ficando lindo <3), vou deixar o código aqui, para quem quiser já ir adequando:

Código: Selecionar todos
[justify][center][size=230][b][color=#008000]NOME[/color][/b][/size]
[i]Nome Oficial[/i][/center]

[Center][img]{mapa}[/img][/Center]

[b]Gentílico:[/b]
[b]Idioma oficial:[/b]
[b]Regime:[/b]
[b]Regente Atual:[/b]
[b]Exportações:[/b]
[b]Importações:[/b]
[b]Principais Cidades:[/b]
[b]Demografia racial:[/b]

[center][color=#004000][size=150]Características Gerais[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Religiões[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Instituições, organizações, guildas[/size][/color][/center]

[right][color=#004000][size=120]Sub-item[/size][/color][/right]

[center][color=#004000][size=150]Principais áreas e cidades[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Áreas selvagens e despovoadas[/size][/color][/center]

[center][color=#004000][size=150]Ganchos para aventuras[/size][/color][/center][/justify]
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Re: [desenvolvimento] Padronização dos Reinos

Mensagempor Madrüga em 29 Ago 2010, 11:22

Demas. Posso copiar no primeiro post?
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Re: [desenvolvimento] Padronização dos Reinos

Mensagempor Léderon em 29 Ago 2010, 11:57

Deve! Eu fiz pra isso mesmo. :haha:
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