Gente, vamos pensar em não-conjuradores também. Cisto necrótico que existe no Libris Mortis é... só pra conjuradores. Magia com poder de mácula também.
Cuspir Sangue é legal, mas até agora só temos esse e nenhuma mecânica proposta.
Eis eu aqui pra perguntar o funcionamento e limites, ainda mais de criaturas imunes; certo, Nagashis são imunes à mácula de onde residem, mas isso significa que um Nagashi qualquer (vamos chama-lo de... Sssilvio) tenha um controle ilimitado ou uma reserva, em teoria, inesgotável de pontos mácula? O corpo deles também tem limite como criaturas não-imune?
Para Sssilvio, portar mácula, mesmo que não seja nocivo... teria algum 'trabalho' ou dificuldade, ou é algo tão natural pra raça que não exige nenhum esforço de manutenção, nem mental?
Só perguntas de mecânica mesmo, não quero saber de fluff aqui.
Ainda valem as guias do outro tópico, baseadas no srd, com nível de mácula baseado na Constituição e em limiares de 25%, 50% e 75%?
Porque não basear poderes baseados nessa corrupção; ao invés das penalidades, os maculados que detém ciência e sabem que estão contaminados poderiam "controlam" e até mesmo transformar suas deformidades (ou CRIAR deformidades para) em formas ofensivas e defensivas, indo mais longe que uma pessoa normal.
Por exemplo, um dos efeitos baseado em mácula suave, que diz que a "pele engrossa, racha e adquire consistência de couro" poderia conceder Armadura Natural ou Redução de Dano limitada, junto com um forte redutor em perícias sociais.
Como o Madruga sugeriu ali em cima, podemos utilizar os pontos de mácula em 'moeda de troca' para poderes; ou basear poderes numa tabela, usando pontos de mácula como reserva para fortalecer esses poderes.
Pode-se ter, por exemplo, Sssilvio poderia gastar 1 ponto temporário de mácula de sua
reserva (que vai ser recobrado) para aumentar o dano de seu Cuspe de Sangue Maculado, ou então como "ponto de ação" para conceder algum bônus profano numa jogada.