As montanhas geladas de Yerenzev abrigam a maior concentração de uma curiosa raça das Terras Sagradas: o povo safira, os haruum. De suas cidades nos platôs ocultos pela neve eterna, os haruum observam o mundo e, pela primeira vez em séculos, abandonam seus picos eternos para desbravar as Terras Sagradas.
Traços físicos
Os haruum têm uma altura que varia entre um metro e meio e um metro e setenta. Sabe-se de poucos que chegaram a um metro e oitenta. Além disso, eles têm a pele ligeiramente azulada, traço que atribuem aos séculos vividos em meio ao gelo. Os haruum ficam com o azul mais acentuado quando tomam bastante sol.
Muitos haruum são longilíneos, embora a vida de isolamento possa deixar alguns obesos, principalmente os mais idosos. O povo safira não é muito conhecido por sua capacidade muscular ou atlética.
Eles têm poucos pelos no corpo e seus cabelos geralmente são encaracolados ou ondulados e de cor branca, azul-clara ou creme. Existem poucos haruum de cabelos lisos ou de tons mais escuros, mas muitos tingem seus cabelos quando querem se imiscuir em outras sociedade. É bastante comum trançar cabelos ou barbas, e mesmo os homens têm cabelos longos.
Os traços característicos dos haruum são orelhas ligeiramente pontudas e olhos amendoados (de cores que variam do vermelho ao roxo) e levemente puxados.
As vestimentas dos haruum são coloridas e geralmente feitas de peles e lã. É comum que vários padrões, bordados ou tingidos, adornem as roupas. Gorros, botas e luvas são acessórios obrigatórios para a sobrevivência nas montanhas. Mesmo quando não residem no frio, os haruum favorecem roupas coloridas e padrões repetidos.
Personalidade/temperamento
A existência nas montanhas geladas poderia deixar, à primeira vista, os haruum frios e pouco sociáveis, mas exatamente o oposto aconteceu: normalmente cheios de histórias para contar, o povo safira se acostumou a passar muito tempo junto, sem poder sair para nada. Isso se reflete em uma cultura festiva e dada à conversa, ao flerte e ao contato olho-a-olho.
É normal que um haruum fale alto, gesticule bastante e goste de conhecer gente nova. Embora não sejam dados às bebidas (proibidas por uma questão religiosa), eles não costumam se importar de passar uma noite numa taverna cheia de beberrões, falantes e brigões.
A curiosidade é um traço comum do povo safira. Sempre ávidos por conhecer os costumes do mundo, muitos haruum saciam essa vontade ficando cheios de perguntas ou remexendo bibliotecas e documentos, chegando a ser bisbilhoteiros de vez em quando.
Precisando sobreviver nos rigores do clima das montanhas, os haruum costumam ser bastante atentos a detalhes: a qualquer momento, uma avalanche pode varrer um grupo de pessoas ou um animal feroz pode atacar.
Quando o assunto é guerra, contudo, é comum vê-los transformados: com uma tradição de batalhas cirúrgicas, sempre visando um ataque preciso para minimizar perdas, os haruum costumam ser frios, eficientes e ter uma intuição impressionante.
Traços culturais
A palavra-chave da cultura haruum é comunidade. Sendo forçados a viver em abrigos comunais, muitas vezes isolados em cavernas quando nevascas fustigam Yerenzev, os haruum sabem que só unidos eles podem triunfar sobre as adversidades. Como diz a religião deles, o Sol os castigou isolando-os em uma cadeia de montanhas com mil inimigos, então nada mais natural que todos tentem conviver o melhor que puderem.
Por isso, o povo safira reconhece o valor da união e, principalmente, tende a não formar ideias de superioridade acerca de nada ou ninguém. O respeito aos mais velhos, detentores da história e da voz da experiência, é um traço comum, mas mesmo eles não abusam de sua posição.
Os haruum gostam de contar histórias e jogar, principalmente jogos musicais ou de blefe. Essas atividades fazem parte do repositório cultural do povo safira, e muitas assembleias são abertas com uma história do passado, contada sempre com drama e pompa. Os jogos geralmente são realizados com dados e palitos de osso.
Tipicamente, o haruum é um indivíduo religioso e cheio de superstições, enxergando portentos e presságios em fenômenos naturais e coincidências. É curioso que mesmo os que chegam a seguir outras religiões apresentam essa mesma característica. Esse lado espiritual forte dá origem ao respeito pelos mortos (e ódio contra a dessacralização de cadáveres), pelos antepassados e principalmente pelo mundo espiritual e seus porta-vozes, os xamãs.
Localização
Os haruum vivem primordialmente nas montanhas de Yerenzev e em alguns assentamentos dos Manhul, embora já seja possível vê-los em diversos lugares. Poucos chegaram a Pehelnaur, Daguna e Ramkûd, mas são vistos nas regiões que circundam suas montanhas natais.
Nomes e sobrenomes
Exemplos de aventureiros
(salvando para não perder -- digitando direto no fórum)
Traços físicos
Os haruum têm uma altura que varia entre um metro e meio e um metro e setenta. Sabe-se de poucos que chegaram a um metro e oitenta. Além disso, eles têm a pele ligeiramente azulada, traço que atribuem aos séculos vividos em meio ao gelo. Os haruum ficam com o azul mais acentuado quando tomam bastante sol.
Muitos haruum são longilíneos, embora a vida de isolamento possa deixar alguns obesos, principalmente os mais idosos. O povo safira não é muito conhecido por sua capacidade muscular ou atlética.
Eles têm poucos pelos no corpo e seus cabelos geralmente são encaracolados ou ondulados e de cor branca, azul-clara ou creme. Existem poucos haruum de cabelos lisos ou de tons mais escuros, mas muitos tingem seus cabelos quando querem se imiscuir em outras sociedade. É bastante comum trançar cabelos ou barbas, e mesmo os homens têm cabelos longos.
Os traços característicos dos haruum são orelhas ligeiramente pontudas e olhos amendoados (de cores que variam do vermelho ao roxo) e levemente puxados.
As vestimentas dos haruum são coloridas e geralmente feitas de peles e lã. É comum que vários padrões, bordados ou tingidos, adornem as roupas. Gorros, botas e luvas são acessórios obrigatórios para a sobrevivência nas montanhas. Mesmo quando não residem no frio, os haruum favorecem roupas coloridas e padrões repetidos.
Personalidade/temperamento
A existência nas montanhas geladas poderia deixar, à primeira vista, os haruum frios e pouco sociáveis, mas exatamente o oposto aconteceu: normalmente cheios de histórias para contar, o povo safira se acostumou a passar muito tempo junto, sem poder sair para nada. Isso se reflete em uma cultura festiva e dada à conversa, ao flerte e ao contato olho-a-olho.
É normal que um haruum fale alto, gesticule bastante e goste de conhecer gente nova. Embora não sejam dados às bebidas (proibidas por uma questão religiosa), eles não costumam se importar de passar uma noite numa taverna cheia de beberrões, falantes e brigões.
A curiosidade é um traço comum do povo safira. Sempre ávidos por conhecer os costumes do mundo, muitos haruum saciam essa vontade ficando cheios de perguntas ou remexendo bibliotecas e documentos, chegando a ser bisbilhoteiros de vez em quando.
Precisando sobreviver nos rigores do clima das montanhas, os haruum costumam ser bastante atentos a detalhes: a qualquer momento, uma avalanche pode varrer um grupo de pessoas ou um animal feroz pode atacar.
Quando o assunto é guerra, contudo, é comum vê-los transformados: com uma tradição de batalhas cirúrgicas, sempre visando um ataque preciso para minimizar perdas, os haruum costumam ser frios, eficientes e ter uma intuição impressionante.
Traços culturais
A palavra-chave da cultura haruum é comunidade. Sendo forçados a viver em abrigos comunais, muitas vezes isolados em cavernas quando nevascas fustigam Yerenzev, os haruum sabem que só unidos eles podem triunfar sobre as adversidades. Como diz a religião deles, o Sol os castigou isolando-os em uma cadeia de montanhas com mil inimigos, então nada mais natural que todos tentem conviver o melhor que puderem.
Por isso, o povo safira reconhece o valor da união e, principalmente, tende a não formar ideias de superioridade acerca de nada ou ninguém. O respeito aos mais velhos, detentores da história e da voz da experiência, é um traço comum, mas mesmo eles não abusam de sua posição.
Os haruum gostam de contar histórias e jogar, principalmente jogos musicais ou de blefe. Essas atividades fazem parte do repositório cultural do povo safira, e muitas assembleias são abertas com uma história do passado, contada sempre com drama e pompa. Os jogos geralmente são realizados com dados e palitos de osso.
Tipicamente, o haruum é um indivíduo religioso e cheio de superstições, enxergando portentos e presságios em fenômenos naturais e coincidências. É curioso que mesmo os que chegam a seguir outras religiões apresentam essa mesma característica. Esse lado espiritual forte dá origem ao respeito pelos mortos (e ódio contra a dessacralização de cadáveres), pelos antepassados e principalmente pelo mundo espiritual e seus porta-vozes, os xamãs.
Localização
Os haruum vivem primordialmente nas montanhas de Yerenzev e em alguns assentamentos dos Manhul, embora já seja possível vê-los em diversos lugares. Poucos chegaram a Pehelnaur, Daguna e Ramkûd, mas são vistos nas regiões que circundam suas montanhas natais.
Nomes e sobrenomes
Exemplos de aventureiros
- O caçador das montanhas: um haruum treinado para ações que vão desde achar iaques e outros animais para o sustento de sua comunidade até encontrar e perseguir inimigos, como bandos de primatas que rodeiem as cidades de Gerav. Geralmente usa roupas mais discretas e brancas, para se misturar com a neve. A falcoaria é uma técnica valorizada por esses caçadores.
- O líder espiritual: cheio de histórias para contar, esse haruum conhece os segredos do mundo dos espíritos. Sempre pronto a oferecer auxílio e proteção (e sabendo que tem muito a aprender), esse sacerdote sabe falar e ouvir muito bem. Respeita os mortos e animais, e geralmente se ofende com subversões da natureza, como aberrações e mortos-vivos.
- O mago ígneo: um item de muito valor para uma comunidade safira(embora raro), o mago ígneo entende e valoriza o fogo e a luz, que protegem, aquecem, iluminam e até defendem seu povo nas horas de necessidade. Poder acender uma fogueira ou derreter um deslizamento de neve já salvou a vida de muitos haruum, e uma chance de ajudar os outros é tudo que esse mago deseja.
Características raciais dos haruum
- Atributos: +2 Destreza, +2 Sabedoria
- Tamanho: médio
- Velocidade: 6 quadrados
- Perícias: +2 Diplomacia, +2 Sobrevivência
- Proficiências: picaretas.
- Aclimatados: haruum não sofrem com altitudes e recebem +2 para resistir a efeitos nocivos do frio natural.
- Localizados: em qualquer situação, um haruum sempre sabe onde está o norte. Eles recebem +2 para resistir a qualquer magia ou efeito que vise confundi-los espacialmente, como uma magia labirinto.
- Sangue gélido: haruum recebem +2 para resistir a magias e efeitos com descritor [frio] ou que causem dano por frio.
- Idiomas: harugaf (automático).
(salvando para não perder -- digitando direto no fórum)