[Região] Gerav

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Região] Gerav

Mensagempor Madrüga em 15 Ago 2010, 22:04

Imagem
Vista da cidade de Ireemsai.


GERAV


Gentílico:
Idioma oficial:
Regime: um conselho de anciãos guia cada cidade. Um deles é eleito como porta-voz em reuniões entre cidades. O único requisito é passar da idade de 60 anos, seja homem, mulher, rico ou pobre.
Regente atual: o Conselho Safira (um conselho formado de cada porta-voz de cada cidade, mais um deles eleito para um mandato curto).
Exportações:
Importações:
Principais Cidades: Nyerastai (15500 habitantes), Pyemontas (10000 habitantes), Khayaram (9500 habitantes), Luvgarav (8000 habitantes), Ireemsai (5000 habitantes), outras aldeias menores.
Demografia racial: 70% haruum, 25% shas'tak, 5% outras raças (primordialmente humanos).

Características Gerais

Gerav [gue.ráv] é o nome não de um povoado ou cidade, mas de uma pequena nação de exóticas criaturas, os Haruum. Uma raça antiga, os Haruum são parentes próximos dos humanos, transformados pelos milhares de anos de isolamento no gélido ar montanhês. Um pouco mais baixos que um humano comum e de pele ligeiramente azulada, os Haruum são completamente adaptados à vida nos picos que habitam. Outras nações têm apenas um vago conhecimento dos Haruum, misto de desconfiança, medo e curiosidade. Os Haruum preferem manter o segredo, mas atualmente estão em contato com diversos dos povos que os cercam; os anciões das montanhas resolveram quebrar o isolamento por motivos ainda não explicados.

As terras tradicionais dos Haruum se situam nas cordilheiras ao sul de Neerghul e ao norte de Sakya, perto do grande deserto de Varun, na parte centro-sul do continente. Embora bastante extensas, as cordilheiras de Yerenzev são, além de muito altas, extremamente frias, tornando-as de difícil habitação para humanos comuns e outras criaturas. O clima nas altitudes é agreste: pouca vegetação e rajadas eternas de vento congelante, junto de neve e, às vezes, garoa fina. O clima é invariável, a não ser nas ocasiões em que a neve cessa e a visibilidade se torna boa. A vegetação é formada por espécies de árvores e arbustos pequenos, porém resistentes; contudo, esta vegetação é bastante espalhada pelas montanhas e platôs que se situam espalhados por estas terras.

Os povos vizinhos, conhecendo pouco os povos de Haruum, nomeiam as cordilheiras pelo nome eternizado por seus habitantes: Yerenzev. Contudo, os Haruum nomeiam seu território como a nação de Gerav, que em sua língua tem um sentido relacionado a "pilar", mostrando a força e estabilidade secular de seu povo. Em tempos antigos, os Haruum não habitavam somente as montanhas, mas a expansão dos povos humanos, a agressividade dos povos monstruosos e a inimizade dos Nagash acabaram por empurrar os Haruum para a cordilheira, onde eles puderam, mesmo isolados, desenvolver suas artes e sociedade.

Existem umas poucas cidades espalhadas por platôs em torno do maior pico da região, o Vayerus. Os Haruum estimam que o Vayerus tenha mais de trinta mil lyônsod (medida própria que equivale a aproximadamente 0,4 centímetros), e mesmo eles temem alcançar o pico de tal montanha. O cume do Vayerus tem significado místico para os povos Haruum, sendo um local importante para rituais e iniciações.

As cidades são relativamente desprotegidas, devido à inabilidade de outros povos de simplesmente entrar na região. Em tempos mais antigos, uma grande campanha de guerreiros da cidade de Urz'ala, em Neerghul, liderada pelo lendário Dar-Haanul, resultou em uma catástrofe; ignorando o rigor do eterno inverno das cordilheiras traiçoeiras de Yerenzev, Dar-Haanul iniciou, com seu exército, uma perseguição a uma comitiva Haruum que supostamente havia roubado seu palácio, resultando na perda de diversos artefatos da família do senhor de Urz'ala, muitos deles de vasto poder místico. Por esta tolice, Dar-Haanul e todo o seu exército pereceram nas montanhas, pois os suprimentos logo terminaram e o perene inverno lançou suas garras por sobre os neerghulianos. Logo as cidades vizinhas a Urz'ala perceberam o mal-entendido, encontrando os reais ladrões, mas o lendário general e seu exército já haviam pago com as vidas.

Com prédios pequenos, feitos de pedra e madeira das árvores nystr (encontradas somente na região e reputadas por sua resistência e durabilidade), as cidades de Gerav carecem de muitos adornos ou nada que fuja a uma função essencialmente prática. Famílias mais tradicionais, contudo, adornam seus prédios com esculturas religiosas e tintas especiais, especialmente douradas, geralmente obtidas através do frágil elo comercial com Sakya. As cidades não têm muralhas e nem torres de vigia; os recursos de construção e as técnicas arquitetônicas são por demais escassas para se perder tempo com isso. Afinal, com o inverno a proteger o povo de Gerav, para que tais adornos?

Religiões

Haruum são muito ligados aos espíritos da natureza, reverenciando o Sol (com suas raras aparições) e temendo os espíritos do frio. Existe uma crença de que o deus Sol castigou a todos os Haruum por sua ousadia exilando-os nas montanhas e fazendo com que outros seres imperfeitos da Criação (como os primatas) os atormentassem de diversas maneiras. O Haruum típico é bastante espiritualizado e supersticioso, interpretando sinais e fenômenos naturais como presenças de espíritos da natureza. Embora pareçam um pouco condescendentes, o povo safira não tem piedade de seus inimigos e nem daqueles que ameaçam a pureza do mundo.

O recente fim do exílio autoimposto dos Haruum tem a ver com a percepção de um grande mal assolando o mundo e ameaçando tomar até as montanhas. Profecias e presságios apareceram aos montes, e diversos aventureiros saíram de seu lar nas montanhas para obter informação pelo mundo, forjar alianças e trazer novas tecnologias, mundanas e mágicas, para manter seu povo vivo. Embora relutante, o povo safira agora é obrigado a caminhar pelas Terras Sagradas e abandonar a segurança de seu antigo mundo.

Instituições, organizações, guildas

Os exímios ferreiros da forja cerúlea são os responsáveis pela criação do gelo místico que orna os artefatos mais nobres de Gerav, bem como serve de matéria-prima para armas, armaduras e escudos muito prezados na região. Tendo acesso a uma magia antiga, essa confraria é bastante fechada, e passa seus segredos apenas para aqueles dispostos a devotar uma vida inteira à Forja. As chamas que alimentam a forja cerúlea são ora azuladas, ora esverdeadas, não emanando nenhum calor, apenas frio intenso. A água pura que é usada no preparo do gelo miraculoso é preparada de um modo especial e secreto, e muitas vezes os ferreiros precisam dos serviços de aventureiros mais jovens para coletar essa água pura e os ingredientes místicos para forjar o gelo.

Uma força de elite a serviço do Conselho Safira, a guarda cárdea representa os maiores guerreiros, caçadores e feiticeiros disponíveis nas montanhas geladas de Yerenzev. Treinados na rigidez do frio cortante, esses valentes guerreiros são chamados quando as situações fogem completamente do controle das milícias locais (que são formadas por voluntários). Ultimamente, eles têm sido bastante chamados para atender a emergências relacionadas à misteriosa rede de cavernas recém-descoberta pelos haruum, e os treinamentos se intensificam em busca de mais bravos para compor uma guarda que atenda a essa nova e ominosa demanda.

A ordem ígnea é composta, em sua maioria, de jovens aprendizes que concordam em usar sua magia em prol do povo de Gerav. Como a magia é cada vez mais rara, essa organização tem poucos membros ativos nas cidades. Especializados em magias que manipulam o fogo, esses feiticeiros fazem a diferença na hora de derreter um deslizamento de neve ou auxiliar os mais velhos no acendimento de fogueiras para aquecê-los ou cozinhar. A ordem não costuma ter muitas regras, e seus membros viajam com frequência para poder cobrir uma área maior das montanhas.

Áreas selvagens e despovoadas

A cordilheira de Yerenzev é pontilhada por cavernas, abismos escarpados, elevações e outros perigos típicos de áreas montanhosas. Além disso, os primatas (ou shas'tak) são uma ameaça constante e um inimigo antigo do povo safira, andando em bandos e já tendo eliminado um outro povo das montanhas, os Salruk (espécie de homens-bode que antigamente ocupavam cavernas e pequenos povoados nas montanhas).

Além disso, uma descoberta mais ou menos recente (cerca de cinquenta anos) preocupa os Haruum: túneis complexos entremeiam algumas cavernas de Yerenzev, mostrando sinais de um povo misteriosamente dizimado há cerca de duzentos anos. Não há nenhum registro dessa etnia na história do povo safira, o que levou os anciãos a todo tipo de pergunta. Aparentemente, os primatas têm referências a esse antigo grupo em suas lendas e canções, e os Haruum começam a perceber a importância de tentar, se não a paz com os Shas'tak, pelo menos algum contato que possa esclarecer mais sobre isso.

Os túneis estão repletos de esqueletos humanoides, de baixa estatura mas de estrutura larga. Parece ter sido um povo dedicado à mineração, pois muitos equipamentos típicos de mineiros e vários veios de metal expostos foram encontrados dentro das montanhas. Livros e outros escritos, escritos em uma linguagem rúnica aparentemente indecifrável, estão espalhados por todo lugar. Seja qual tenha sido a tragédia que vitimou esses humanoides, é um assunto de extrema importância para os Haruum, pois pode ser uma ameaça latente para o povo safira e seus aliados.

Principais áreas e cidades


Ganchos para aventuras

A exploração da rede de cavernas pode render muitas histórias nos territórios de Gerav. Rumores cada vez mais persistentes falam de criaturas inomináveis habitando as grutas. Relatos confusos falam desde criaturas feitas de sombra até estranhos espíritos ígneos. Além disso, os recursos existentes nessa nação subterrânea muito interessam os anciões de Gerav, que cada vez mais organizam expedições de busca e apreensão de materiais.

Emissários nagashi também podem tentar manipular tribos de shas'tak para que estes ataquem o povo safira. Os ofídios também entrariam na corrida pelas riquezas subterrâneas ou então meramente transformariam os primatas em bucha de canhão, para que eles eliminem um povo antigo e potencialmente perigoso frente à dominação mundial dos homens-serpente.

O pico do Vayerus também tem uma reputação que se espalha pelas Terras Sagradas, e pobres desgraçados vitimados pela mácula podem procurar esse cume em busca de redenção. É claro que muitos perigos e mistérios habitam no caminho de tal demanda.

Guerreiros valorosos das terras adjacentes (e mesmo dos Shas'tak e Haruum) também arriscam suas vidas pelo couro do vorme cerúleo, uma serpente terrestre raríssima que vive nas montanhas e se alimenta de pessoas e animais desavisados. Parte das lendas contadas nas fogueiras de Yerenzev envolve bravos que sucumbiram à peçonha do vorme cerúleo e, eventualmente, os que sobreviveram à prova. Armaduras feitas com o couro do vorme são raras e consideradas prova de bravura (ou riqueza).

Por fim, as Terras Sagradas veem, pela primeira vez, uma espécie de êxodo dos Haruum, e eles viajam para todo lugar sedentos por conhecimento e aliados na luta contra a (suposta) destruição de seu povo. Membros do povo safira podem ser encontrados nas maiores cidades do continente, em caravanas e mesmo em grupos de aventureiros ou mercenários.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Região] Gerav

Mensagempor Léderon em 15 Ago 2010, 22:28

DELS

Acabei de ler e, ainda que Gerav seja incrível, ficou ainda melhor pelo povo. Gostei DEMAS dos Haruum. Deu vontade de criar um, sério.

Interessante o desenvolvimento do reino agora que os vizinhos estão mais certos; ligar com Neerghul e Sakya na descrição deu um tom bem mais realista e bacana, assim como já ir encaixando os shas'tak.

Adorei. Aguardo o restante.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

[Região] Gerav

Mensagempor Madrüga em 16 Ago 2010, 19:52

Coloquei os ganchos de aventuras, e espero opiniões principalmente na questão dos cadáveres dos túneis. Ficou muito podre?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Região] Gerav

Mensagempor Emil em 16 Ago 2010, 21:25

Aqui não tem anão! Eles cavaram muito profundamente e muito ganonciosamente, e o mal que eles encontraram era perigoso mesmo. Perigoso do tipo genocida efetivo. Eu gostei.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[Região] Gerav

Mensagempor GoldGreatWyrm em 16 Ago 2010, 23:35

Os nagashi poderiam estar incitando os primatas contra Haruum com a desculpa dos minérios... quando na verdade querem cortar acesso definitivamente para o pico do Vayerus, uma vez que consideram o perigoso que alguém consiga alguma forma de retirar as energias do lugar e conseguir curar a mácula nagash... especialmente de seus escravos, o que implicaria em uma revolta.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

[Região] Gerav

Mensagempor Madrüga em 17 Ago 2010, 15:41

Emil escreveu:Aqui não tem anão! Eles cavaram muito profundamente e muito ganonciosamente, e o mal que eles encontraram era perigoso mesmo. Perigoso do tipo genocida efetivo. Eu gostei.


Fica uma homenagem não-dita a SdA, XD. Imagino um balrog do inverno apavorando geral. Até me falaram de coisas maculadas dentro das montanhas, mas eu prefiro pensar numa força mais primal, mais de energia primeva do mundo, sabe?

GoldGreatWyrm escreveu:Os nagashi poderiam estar incitando os primatas contra Haruum com a desculpa dos minérios... quando na verdade querem cortar acesso definitivamente para o pico do Vayerus, uma vez que consideram o perigoso que alguém consiga alguma forma de retirar as energias do lugar e conseguir curar a mácula nagash... especialmente de seus escravos, o que implicaria em uma revolta.


Gostei, é uma boa para uma invasão e mais plots.

Aliás, Gegê, você já viu coisas sobre a teoria da conspiração dos reptilianos? Dizem esses pirados que a família Bush, por exemplo, é de metamorfos reptilianos, e que ocasionalmente eles "se denunciam" com pequenos gestos, como piscar uma segunda pálpebra ou mostrar uma língua de serpente... então os nagashi poderiam ter essa capacidade de transformação, mas ela não é perfeita e ocasionalmente dá uns paus, mostrando a verdadeira naturezas deles num átimo. Que tal? Deixa os caras mais assustadores, menos fodões e até mais interessantes.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Região] Gerav

Mensagempor Youkai X em 17 Ago 2010, 16:01

Madruga, eu gostaria que você descrevesse um pouco mais como seria a aparência dos Haruum, suas vestimentas e tal, só pra eu conseguir enxergar bem o visual deles XD

No mais ficou bom o texto e ainda tem algumas coisas a terminar (como as descrições de cada uma das cidades). A sugestão do disfarce dos nagashi é boa, e ainda acrescento a idéia de precisarem usar a pele de pessoas de verdade que foram mortas para então "vestir" a pele e o disfarce se concretizar, sem poder ser detectado por magias que detectem ou anuelm ilusões, mas tendo essas falhas que tu citaste.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo


Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron