por cigano em 06 Jun 2010, 23:45
Tava aqui pensando com meus parcos e pobres botões!
Tá surgindo muita Máfia-não-Máfia. Ate gosto, jogos que tem alguma lembrança da Máfia normal mas são diferentes o suficiente. Só olhar os jogos mais divertidos e/ou comentados nos últimos meses. São Zumbis, Máfia no Escuro. Ata algumas ideais boas que foram paras nas Micros. A Máfia Básica do Nib, a minha Micro Máfia das Máfias, a recente do FreeSample Cash In Guns. Enfim, ótimos jogos, exigiram muito dos narradores e jogadores, mas não são exatamente Máfias.
O que noto, ao menos é o que eu vejo, é que a maioria dos jogos que ficam na fila entre esses jogos mais diversificados acabam gerando aquele pensamento de "Passa logo", pra o povo poder tentar as mecânicas novas etc e tal. E sinceramente acho isso muito chato pra quem tem uma idéia super bacana pra uma Máfia, tenta inovar um pouco e acaba que passa despercebido.
Minha sugestão é simples. Atualmente temos duas Máfias rolando juntas, e a despeito do que penso a maioria gosta de encher as Máfias, jogos com 20 cabeças ou mais, dura fácil duas semanas. O que é meio difícil de acontecer, todo mundo sabe como a maioria dos jogadores aqui é meio ausente vez por outra (e isso não é uma critica é uma peculiaridade dos jogos aqui). Então me parece que seria uma coisa interessante de se fazer dividir as Máfias em Máfias normais e Máfias Alternativas. Assim ocorreriam dois jogos, um convencional e outro inovador. De um lado você pode se divertir com um tema agradável e se divertir com as maquinações já conhecidas, do outro você quebra a cuca com mecânicas diferentes.
Claro, não acho que seja só pegar meia duzias de jogos e jogar na frente da fila de espera, mas acho que com alguma discussão talvez essa idéia seja legal. Sei lá, um narrador não pode estar nas duas filas ao mesmo tempo? Tem que ter no mínimo um teste sobre a mecânica diferenciada numa Micro? Acho que dá pra ao menos se pensar nisso, mesmo que seja só balela da minha cabeça.