Corvo da Tempestade escreveu:Acho que ter "clã" repetido não é tão ruim assim...nosso mestre mesmo queria mestrar uma aventura "uni-clã" (ou seja todos os pcs de um só cla)
O problema de L5R (não bem um problema e sima uma característica) é que a politica entre os clãs é insanamente dinamica, ou seja, o seu inimigo de hoje pode ser seu aliado de manhã.
Considerando que na criação de personagens de RPG estamos limitados a proposta da ambientação (querendo ou não todo personagem está em um contexto social e não cumpri-lo acarreta algum tipo de punição, para um samurai tais punições são geralmente a morte ou algo pior

) as aventuras de L5R acabam seguindo dois caminhos:
1) Ou você joga apenas com personagens do mesmo clã e aliados;
2) É criado um motivo para todo mundo andar junto (aqui entra o esquema de grupo de magistrados, utilizado em cerca de 6 em 10 campanhas de L5R).
Quando seguimos o segundo é comum limitar a escolha de escolas a opções diferentes (não necessariamente clãsdiferentes) para garantir diversidade e, especialmente, aquele atrito interno que apimenta as coisas

Dito isso, no PbF pretendo seguir o caminho mais funcional, ou seja, ele irá se basear no cenário e não em um grupo de jogadores, desta forma a campanha continua independente da chegada ou saida de jogadores. Com isso não há limite para escolha de clãs (se todo mundo quiser pegar a mesma escola sem problemas, inclusive, de acordo com as mudanças do cenário, escolher a mesma escola pode levar os personagens a serem inimigos mortais), não há nem a necessidade de todo mundo estar junto.
Só esperem para ver se o contexto esta de acordo com o que vocês esperam (para adiantar um pouco as coisas Rokugan estará dividida emduas, de um lado com os defensores de um imperador ainda pre-gempuku, no caso os clãs Leão, Fênix, Dragão e um punhado de Shosuro Shinobi e do outro lado os seguidores do Shogun: Unicornio, Louva-deus, Garça e Escorpião. Os Caranguejo serão neutros, eles tem mais o que se preocupar). Inclusive exisitirá a opção de jogar no cenário do "1000 years of darkness" (ele faz parte do metaplot da campanha, vamos dizer assim), onde outros limites são impostos (não existem Garça neste canário, por exemplo).
Se estiver meio confuso agora não se preocupem pois uma mini-linha de tempo irá atualizar a ambientação (partindo do inicio do Lotus, que é onde termina os livros oficiais).