[História] Linha do Tempo

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Emil em 28 Out 2009, 14:26

Olá, spellianos e terra-sagradianos,

Eu estava pensando no desenvolvimento de Chemkrë, e dando uma olhada nos tópicos de outros reinos e regiões, e uma coisa me atrapalhou um pouco: a falta de datas claras de quando as coisas aconteceram. Então que tal esborçarmos uma linha cronológica das Terras Sagradas? Poderia começar a um basilhão de anos atrás, com o fim do reinado dos Nagash, passando pela chegada dos principais povos do continente, desenvolvimento dos principais reinos, desenvolvimento e fim dos reinos antigos já citados, etc., criação, desenvolvimento e expansão da religião do Uno, guerras, conflitos, mais etc., e terminar no ano zero, que seria o ano em que as campanhas do cenário se realizariam.

Um esboço seria mais ou menos assim:

SPOILER: EXIBIR
há 1.000.000 ou mais

Afunda Najatash e começa o sono dos Nagash. Um ser gigantesco extraplanar morre durante a travessia entre o seu mundo e o mundo das TSagr. O choque é tão grande que altera o tecido do plano ao redor de onde corpo está deitado e cria uma estática que interfere em todas as viagens planares feitas neste mundo desde então. É o fim da era das antigas espécies inteligentes do continente.

Entre 1.000.000 de anos e 500.000

Chegam e/ou se desenvolvem as principais espécies inteligentes do continente.

Entre 500.000 e 250.000 anos atrás.

Os susko se estabelecem no corpo do ser extraplanar. Os grandes reinos antigos alcançam seus ápices.

Entre 250.000 e 1.000 anos atrás.

Decadência e fim dos reinos antigos.

Entre 1.000 e 500 anos atrás.

Ascensão dos novos reinos.

Entre 500 e 100 anos atrás.

Ápice dos grandes reinos da nova era.

Entre 100 anos atrás e hoje.

Contornos finais dos mapas das Terras Sagradas.
Editado pela última vez por Emil em 30 Out 2009, 12:09, em um total de 2 vezes.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 28 Out 2009, 14:40

Uma possibilidade interessante é fazer de forma reversa a linha do tempo. Ou seja, ao invés de começar a linha do tempo do passado distante e ir até o presente, fazer ela começar do presente e ir até o passando, ficando cada vez mais confuso e conflitante a visão de cada povo, misturando com mitologia, lendas e origens místicas religiosas. Agora, como proceder ao fato de vários povos terem calendários diferentes? Um calendário unificado, mas fora da existência desse mundo (um meta-calendário apenas para os mestres de jogo e para os leitores) enquanto dentro do mundo são vários calendários? Claro, o calendário mais importante seria esse calendário fora do mundo.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Emil em 28 Out 2009, 14:57

Olha, eu acho que cada povo tem seu calendário e histórias, e todos devem ser muito confusos em si, imagine comparativamente. Mas eu acho que seria bom ter um meta calendário pra nós desenvolvedores, que não precisa nem ir pra mestres e jogadores. Exemplo prático:

Eu estou desenvolvendo Chemkrëbyuch e o Madrüga está desenvolvendo o Ninho. A história dos dois lugares se relaciona, porque a seita que controla a fortaleza é uma dissidência da igreja de Chemkrë. Então é interessante que nós saibamos quando o racha aconteceu, pra não gerar discrepâncias, mesmo que essa informação nunca seja publicada para mestres e jogadores, seja pra manter o mistério, seja por falta de relevancia. Porque ia ser muito feio ter uma informação num lugar falando que a separação se deu há algumas centenas de anos e em outro lugar ter um cara vivo atrás de vingança que conhece o Pyodinn original.

editado pra corrigir erros de digitação
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 28 Out 2009, 17:04

É uma boa idéia, e, embora eu fosse contra a princípio, vejo como é importante. Precisamos de um marco para o ano zero, e determinar onde estamos atualmente.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Emil em 29 Out 2009, 21:45

Fiz um esboço ali na primeira postagem do tópico, preciso de feedback antes de começar a encaixar os acontecimentos.

Ontem, por exemplo, eu fui dormir e pensei: 1.000.000 de anos, 500.000 anos, é tempo demais. Pensa bem... a civilização que mais durou, durou quanto tempo?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 30 Out 2009, 00:43

A verdade é que os shusk'o só chegaram ao corpo do Grande Cadáver/Kamuk-Aaruu a pouco mais de 1.000 anos (eu tinha num caderno anotado bem, assim como o nome das eras do calendário shusk'o, e não a 250 mil anos. Uma linha do tempo assim fica muito Forgotten Realms, o que não condiz com TSagr.

Possivelmente os primeiros impérios humanóides atuais (ou antecessores dos atuais) de TSagr teriam uns 5000 anos de história. Os Nagash podem ter vindo de um passado muito distante, de centenas de milhares ou milhões de anos atrás, mas eles não tem como precisar a data exata. E sim apenas que foi a muuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás e que o mundo era beeeeeeeem diferente.
Editado pela última vez por Youkai X em 30 Out 2009, 12:21, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 30 Out 2009, 07:36

Eu penso numa coisa de evolução humana mesmo, pode tirar uns zeros. Os reinos mais velhos e esquecidos teriam, no máximo, uns 3 mil anos. Se muito.

EMI! ASCENSÃO!
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 30 Out 2009, 12:24

Até agora os únicos três eventos certos que eu me lembro da história de TSagr são a invasão herpetocéfala e guerra contra os Três Reinos (Ramkûd, Nam-Sari e Daguna) a uns 700 anos, a queda de Nam-Sari a uns 350 anos atrás e a aliança de Phaak Mlat com Gerav a uns 500 anos atrás (e fim da civilização dos primatas, que regrediram a tribos muito primitivas)
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Emil em 30 Out 2009, 12:31

Opa, valeu, Madrü. Mal ae, já arrumei.
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Lanzi em 30 Out 2009, 16:02

Kawi'ole existe como reino apenas há 70 anos, mais ou menos. O período em que esteve sob domínio de Ciwe corresponde há 400, 500 anos. Antes disso, os kawwakes eram diversas tribos, mas de mesma etnia, que não respondiam a nenhum comando central, mas que frequentemente se aliavam para guerrear contra os homens-lagarto.

Agora, não sei quando os seres humanos chegaram naquelas ilhas, nem de quando são os primeiros confrontos entre kawwakes e homens lagarto.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 30 Out 2009, 22:10

Possivelmente coisa de alguns milhares de anos mesmo (algo como de 7 mil a 30 mil anos, embora eu acredite que mais para 7 mil do que para 30 mil), mas nada precisamente datado.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 05 Jan 2010, 19:44

Aliás, vamos começar a agitar mesmo essa linha do tempo? Vamos ver se finalmente sai alguma coisa daqui, afinal. Podemos pegar um reino grande do oriente (Meshvanikrasta? Sakya?) e tentar usar como referência de data, de acordo com a crença local.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Seth em 05 Jan 2010, 19:49

Aliás, vamos começar a agitar mesmo essa linha do tempo? Vamos ver se finalmente sai alguma coisa daqui, afinal. Podemos pegar um reino grande do oriente (Meshvanikrasta? Sakya?) e tentar usar como referência de data, de acordo com a crença local.


Pensei nisso. No tópico de Sakya, eu fiz o que me sugeriram uma vez no chat: o passado antigo e mitológico de Sakya, mas não aprofundei - e nem acho, por hora, necessário de aprofundar.

Tem referências tanto aos boníssimos Nagash, e aos belíssimos susk'o.
Avatar do usuário
Seth
 
Mensagens: 1162
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:51

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Madrüga em 16 Mai 2010, 15:05

Olha, não é bem tendencioso, mas foi um evento sentido em quase todo lugar: a morte de nef-Tehab quando caiu da torre. Isso marca o surgimento de Nova Meshvanikrasta, etc etc.

Que acham?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[História] Linha do Tempo

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2010, 15:31

Prefiro algo mais neutro mesmo, algo que realmente seja visto pelo PLANETA inteiro, incluindo outros continentes, pólos, um pouco os subterrâneos. Algo como a queda de um cometa ou alguma aurora a nivel global. Claro, nada que resulte em fim do mundo/apocalipse, mas como algo que cada povo possa interpretar de uma maneira e tirá-los um pouco da rotina anterior. Que acham assim? A tal idéia que comentei no outro tópico.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Próximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron