[Geografia] Mundo espiritual

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 17 Out 2009, 09:38

Inspirado tanto pela Umbra do antigo WoD quanto pelos mundos espirituais de uns povos que andei lendo por aí, estava pensando numa dimensão paralela, mais simples, ligada aos sonhos (como os aborígines australianos), aos espíritos e, claro, sem perder aquela identidade que tanto prezamos: a incerteza sobre as religiões e sua veracidade.

Em jogo, esse plano seria útil, pois é um reflexo meio distorcido do mundo real, em que o tempo e o espaço são tomados de diferentes formas (e aí personagens teriam que usá-lo para longas viagens, só que tomando cuidado com os perigos dessa dimensão, algo como o Noturno dos X-men). Então espíritos habitariam essa dimensão, e os xamãs do cenário teriam esse mundo espiritual como segundo lar.

Mitologias falariam de pessoas que dormem e sonham com esse mundo, rituais e magias possibilitariam viagens astrais, magias com o subtipo [força] atingiriam alvos que viajassem por ali, e não haveria uma geografia definida (como os chatíssimos e mapeados infernos de D&D ou os reinos da Umbra do WoD).

E aí, sugestões, críticas, dúvidas...?
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Bahamute em 17 Out 2009, 10:10

Pô, cara, eu achei bem legal a idéia.

Principalmente pelo citado fato de ser um plano como aquele que o noturno usa quando se teleporta.
Por ser uma dimensão ligada aos sonhos (seria um mundo onirico, ou algo mais tangivel?), ele seria, de alguma forma, um plano paralelo completo? Como são os reinos divinos em D&D?
Ou algo mais limitado, como o plano etéreo de D&D (uma cópia quase idêntica ao mundo natural)?

Mas, a idéia do tempo e espaço dele ser essencialmente diferente (e, de certa forma, ilimitado), abre possibilidades para idéias como as já citadas viagens astrais. Outra, também dá uma idéia legal para ser um lugar onde alguns médiuns do cenário possam ir para buscar suas respostas.

E, uma ultima pergunta, seria para lá que a alma dos mortos migrariam? Ou isso é algo que não existe (ou não é relevante) ao cenário?

A idéia é bem legal, e dá margem para varias outras coisas no cenário.
Aquele abraço!
Avatar do usuário
Bahamute
Coordenador do Cenário Futurista da Spell
 
Mensagens: 2848
Registrado em: 26 Ago 2007, 00:25
Localização: São Paulo - SP -

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Youkai X em 17 Out 2009, 10:41

Basicamente esse mundo onírico é muito indefinido e misterioso, de onde não dá pra saber com total certeza o que tem ou que realmente ocorre por lá. Ninguém tem certeza plena pra onde as almas das pessoas vão (se é mesmo que elas existem). Possivelmente siga o esquema de que a mente das pessoas, a consciência coletiva desses povos, é que moldem a geografia desse plano onírico, mas sem que elas saibam ou percebam, mas nem isso poderia ser definido. A única certeza disso é a incerteza e a fé que seu povo tem (no caso, povo X vê que alcançou algum tipo de paraíso duramente vigiado ou um inferno medonho, povo Y enxerga apenas um vazio púrpura que corrói a pessoa com apatia, e por aí vai). Pelo menos é como eu vejo.


Isso aí, madruga, estávamos precisando de uma remexida por aqui! Go go go, Terras Sagradas :frenzied: !
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Emil em 17 Out 2009, 13:14

Eu só tenho medo de isso mexer na incerteza sobre as religiões do cenário. Teoricamente, as religiões que exploram o plano onírico como parte de seus dogmas e preceitos teriam um elemento da realidade garantido pelo cenário, o que possibilita mais sua exploração por mestres, jogadores e até nós, os criadores. E tudo isso me parece levar, meio sem querer, para algumas religiões estarem mais certas sobre o funcionamento do mundo do que outras, coisa que mata a graça do cenário. (Só pra fazer uma comparação tosquinha com cenários que vocês podem achar familiares: os goblins adoram o deus Blé, que é uma corruptela do deus Blergh dos orcs, que na verdade é o Grimm, nome oficial que o cenário dá ao deus da morte, que é como os humanos chamam, e a religião deles é a que está certa, porque o mundo foi criado pelos deuses dos humanos, e os deuses em que os humanos acreditam é que estão em guerra, e todas as outras espécies são meros acessórios. Tá, eu não acho que esse tipo de coisa exagerada pode acontecer com as TSagr, mas é um pequeno problema quando todos os povos começam a ter acesso ao mesmo tipo de coisa.)

Por outro lado, é um aspecto muito interessante. Eu acho meio estranho ser usado pra viagens, mas eu não gostava inicialmente dos pássaros pra transporte do Ninho e agora já acho uma ótima idéia. Temos só que ruminar um pouco. Eu acho que uma das grandes vantagens é melhorar a comunicação dentro do jogo. Nós eliminamos um idioma geral (e eu continuo achando: isso é excelente), e em campanhas em que é necessário viajar a diversos lugares do mundo, os jogadores estão em maus lençóis. A comunicação no plano onírico pode ficar por contas de signos não verbais, o que é um agente facilitador pra personagens de diversas nações. Vocês me acompanham?
ImagemImagemImagem

Lutai primeiro pela alimentação e pelo vestuário,
e em seguida o reino de Deus virá por si mesmo.

Hegel, 1807
Avatar do usuário
Emil
 
Mensagens: 893
Registrado em: 05 Ago 2008, 23:05

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 17 Out 2009, 13:49

Bahamute escreveu:Principalmente pelo citado fato de ser um plano como aquele que o noturno usa quando se teleporta.
Por ser uma dimensão ligada aos sonhos (seria um mundo onirico, ou algo mais tangivel?), ele seria, de alguma forma, um plano paralelo completo? Como são os reinos divinos em D&D?
Ou algo mais limitado, como o plano etéreo de D&D (uma cópia quase idêntica ao mundo natural)?


Não, de modo algum seria completo e formado. Precisamos ter cuidado com as "certezas", até porque falta de certeza é um dos nossos bastiões.

Não entenda "sonhos" literalmente nesse caso; aqui é mais como aquela dimensão em que os mitos colocam as pessoas que dormem. Se elas REALMENTE vão lá, é outra coisa. Eu disse mais como o "tempo do sonho" mítico dos aborígines, um período de criação do mundo.

Eu acho que seria uma coisa mais limitada, como o plano etéreo de D&D ou a Umbra rasa do WoD.

Bahamute escreveu:E, uma ultima pergunta, seria para lá que a alma dos mortos migrariam? Ou isso é algo que não existe (ou não é relevante) ao cenário?


Não existe. Pode haver almas perdidas nesse plano astral, mas não se sabe para onde elas realmente vão... e se vão.

Youkai X escreveu:Basicamente esse mundo onírico é muito indefinido e misterioso, de onde não dá pra saber com total certeza o que tem ou que realmente ocorre por lá. Ninguém tem certeza plena pra onde as almas das pessoas vão (se é mesmo que elas existem). Possivelmente siga o esquema de que a mente das pessoas, a consciência coletiva desses povos, é que moldem a geografia desse plano onírico, mas sem que elas saibam ou percebam, mas nem isso poderia ser definido. A única certeza disso é a incerteza e a fé que seu povo tem (no caso, povo X vê que alcançou algum tipo de paraíso duramente vigiado ou um inferno medonho, povo Y enxerga apenas um vazio púrpura que corrói a pessoa com apatia, e por aí vai). Pelo menos é como eu vejo.


É basicamente isso.

Emil escreveu:Eu só tenho medo de isso mexer na incerteza sobre as religiões do cenário. Teoricamente, as religiões que exploram o plano onírico como parte de seus dogmas e preceitos teriam um elemento da realidade garantido pelo cenário, o que possibilita mais sua exploração por mestres, jogadores e até nós, os criadores. E tudo isso me parece levar, meio sem querer, para algumas religiões estarem mais certas sobre o funcionamento do mundo do que outras, coisa que mata a graça do cenário. (Só pra fazer uma comparação tosquinha com cenários que vocês podem achar familiares: os goblins adoram o deus Blé, que é uma corruptela do deus Blergh dos orcs, que na verdade é o Grimm, nome oficial que o cenário dá ao deus da morte, que é como os humanos chamam, e a religião deles é a que está certa, porque o mundo foi criado pelos deuses dos humanos, e os deuses em que os humanos acreditam é que estão em guerra, e todas as outras espécies são meros acessórios. Tá, eu não acho que esse tipo de coisa exagerada pode acontecer com as TSagr, mas é um pequeno problema quando todos os povos começam a ter acesso ao mesmo tipo de coisa.)


Mas o lance, Emi, é ser uma área inexplorada, uma geografia incerta, impossível de mapear. Algumas culturas podem ter referências a esse mundo espiritual no corpus religioso, mas em níveis variados; algumas podem nem saber que é possível viajar, outros podem ter proibido tentativas de viagem astral, outros podem ir com freqüências (mas com resultados variados). A rigor, isso nem é tão diferente das religiões normais e seus ritos espirituais.

Emil escreveu:Por outro lado, é um aspecto muito interessante. Eu acho meio estranho ser usado pra viagens, mas eu não gostava inicialmente dos pássaros pra transporte do Ninho e agora já acho uma ótima idéia. Temos só que ruminar um pouco. Eu acho que uma das grandes vantagens é melhorar a comunicação dentro do jogo. Nós eliminamos um idioma geral (e eu continuo achando: isso é excelente), e em campanhas em que é necessário viajar a diversos lugares do mundo, os jogadores estão em maus lençóis. A comunicação no plano onírico pode ficar por contas de signos não verbais, o que é um agente facilitador pra personagens de diversas nações. Vocês me acompanham?


Melhora a comunicação e as viagens; histórias podem ser contadas lá dentro, por causa das disparidades espaço-temporais. Eu não sei sobre viagens CORPORAIS, mas elas podem ser extremamente perigosas, sei lá.

Eu gosto da idéia de impossibilidade de comunicação verbal, mas é bem complicado. Facilita de um lado, mas piora de outro.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Youkai X em 17 Out 2009, 14:30

Ainda tem que levar em conta que signos não-verbais não são 100% universais, tendo muitas diferenças (mesmo que hajam algumas similaridades) do modo como cada povo enxerga um desses símbolos. Claro, de forma geral são bem menos codificados que um idioma, mas mesmo assim em alguns povos, religiòes ou organizações há muitas codificações em cima de sinais, gestos, imagens, etc.

Ou seja, nunca haverá linguagem ou comunicação comum para o cenário :P .

Campanhas globais são bem difíceis pelo cenário mesmo, não são viagens "fáceis" como se fosse Avatar ou "medianas" como por vezes cenários de fantasia costumam mostrar. Em TSagr as viagens seriam mais próximas com as feitas por Alexandre o grande, a odisséia (que demorou muuuuitos anos) ou a de Marco Polo. Ou seja, no meio do caminho os PCs passariam um bom tempo tendo que aprender mesmo como funciona uma cultura distinta, seus costumes, idiomas, etc. ou contar com bons intérpretes e aliados.

mas é claro, ninguém quer que esses empecilhos tornem-se uma trava que tira a diversào do jogo, mas nào podemos mesmo dar margem para que viajar pelo mundo torne-se um passeio pelo expresso Appa ou expresso teleporte umbral.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Lanzi em 17 Out 2009, 17:48

Não precisaria ser uma coisa estritamente religiosa, porque qualquer pessoa sonha. Poderia ser um mundo paralelo todo retalhado e composto com as diversas visões e leituras que cada raça e povo faz da realidade.

O problema é que não sei como isso seria acessível de pessoa para pessoa e como isso influenciaria o cenário.

Por exemplo; meu personagem está explorando esse mundo durante um sonho (por que ele faria isso?), e morre durante a exploração. O que aconteceria à ele no mundo real?

E se não for uma coisa tão física assim, como esse mundo seria acessível? Como ele atuaria sobre o nosso? É quase como um mundo das idéias do Platão. Aauhuahuahuuahua.

Nota: eu SEI que o sonho de que vocês estão falando é outra coisa. Só tô dando uma outra abordagem pra ver se nascem idéias.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Youkai X em 17 Out 2009, 17:57

Talvez esse plano enigmático tenha vários modos de ser acessado, variando conforme o estilo de magia dos povos e classes, como arcanistas que criam portais para entrar fisicamente nesse mundo ou xamãs que fazem projeções astrais para alcançar esse mundo. De viagens indiretas a esse mundo incluiriam os sonhos e visões mediúnicas. Assim como por vezes esse plano (ou outros completamente desconhecidos e inacessíveis) se manifestam no mundo material, criando efeitos incomuns (como alguns dos territórios afetados pela mácula, locais santos que manifestam a capacidade de remover mácula, e alguns outros poucos locais. Enfim, algo bem abrangente, flexível e misterioso.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 17 Out 2009, 19:06

A idéia dos sonhos pode ser só uma teoria, nada literal. Afinal, morrer porque está sonhando é fogo, XD.

Mas eu imagino duas formas de se entrar lá: fisicamente e espiritualmente. Da maneira espiritual, você pode morrer, mas seu espírito fica vagando enquanto seu corpo fica em coma. Da maneira física, você morre e sua alma é dilacerada em mil pedaços. Algo assim.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Lanzi em 17 Out 2009, 22:46

Isso teria de ser aplicado às diferentes religiões, porque de cada abordagem nasceria um mundo espiritual diferente. Mas, um interagiria com o outro?
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 18 Out 2009, 01:36

Acho que vocês não entenderam o que eu quis dizer. Não é a visão de mundo que molda a região, a região está lá. A explicação para ela é que é moldada pela religião.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Aluriel de Laurants em 18 Out 2009, 11:24

O Mais legal também é que isso pode receber interferências constantes e mudanças radiciais, como por exemplo, aquele cadáver gigante deve interferir bastante no consciente coletivo dos shus'kuo e tragédias que matem centenas ou milhares podem interferir muito nesse mundo se é o que entendi.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.


twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Avatar do usuário
Aluriel de Laurants
 
Mensagens: 6838
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:26
Localização: Escapamento do inferno... quer dizer Manaus - AM

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Lanzi em 18 Out 2009, 11:58

Ora, mas aí acabou o mistério do cenário...
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Madrüga em 18 Out 2009, 12:51

Lanzi... você está só se fazendo, não é?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

[Geografia] Mundo espiritual

Mensagempor Lanzi em 18 Out 2009, 14:31

Não, cara, eu entendi tudo o que você quis dizer. Eu sei que é uma área inexplorada, que atua em níveis diferentes etc, etc. Mas se EXISTE, já diz que há alguma coisa ALÉM.

A não ser que esse além só sirva pra criar mais mistérios ainda.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Próximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes

cron