[4e] Descanso Prolongado = Turno do vilão

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor ferdineidos em 12 Ago 2009, 12:34

Isso foi o que eu entendi da ideia inicialmente.

Lê tudo, o que todos escreveram. O âmago da questão dele é poder fazer uma aventura onde o tempo entre um descanso estendido e outro não é de apenas um dia, mas sim de uma semana.

Pra isso, ele dará a oportunidade aos jogadores de poder: dormir simplesmente ou usar um descanso estendido. Se eles só dormirem, as coisas progredirão normalmente, se eles descansarem as coisas irão piorar. Esse é o estímulo para os jogadores escolherem dormir ao invés de descansar.

Dessa forma, o mestre pode colocar desafios no caminho do grupo que serão sempre perigosos, já que os healing surges estão minguando e os poderes diários devem ser mais bem gerenciados.

É uma ideia interessante para quem quer fazer uma aventura que se estenda ao longo de dias ao invés de horas. Mas em resumo, essa ideia quer dizer: "vamos manter o nível de dificuldade alto em missões demoradas, sem precisar enfiar 6 encontros por dia."
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Phoenix em 12 Ago 2009, 13:08

Não vejo motivo pra mudança. Prefiro simplesmente fazer os encontros mais difíceis pra compensar os recursos extras dos personagens.
Phoenix

Mensagempor Agnelo em 12 Ago 2009, 13:22

Luminus escreveu:A cara é minha, se eu passar um ridículo (ou dois, ou três...) é problema meu.

Frase do dia :b

Luminus escreveu:E, sendo para mim ou para outros, o comentário que eu fiz é pertinente.

Não, não é, quotaste apenas uma parte do post do lumine fora de contexto e usou pra ridicularizar um ponto, como eu fiz logo a cima, isso é pertinente? Não creio.

Luminus escreveu:Assim sendo, sua intervenção nesse ponto, além de tardia, é inócua, quando não prejudicial, pois reaviva um ponto irrelevante, superado e abandonado por ambas as partes da conversa.

Sobre ela ser tardia devo pedir desculpas por minha vida profissional estar atrapalhando minha participação por aqui nos últimos dias.

Sobre ser inócua discordo, porque teres sido avisado de que estavas equivocado sobre teu ponto de argumentação não diminui o fato de que foste sim "desnecessariamente provocativo".

Luminus escreveu:
Em terceiro lugar nesse quote tu foste desnecessariamente provocativo sem a menor necessidade. pare com isso, ou vamos ter problemas por aqui.

Opa, as pessoas então passaram a receber advertências logo na primeira provocação, mesmo quando não há uma ofensa contrabandeada nessa provocação? Puxa, que mudança bacana no fórum da spell!!! Tomara que dure!

Aqui tem duas coias a serem ditas:

Primeiro essa nem de longe é tua primeira provocação, dê uma olhada em outros tópicos da seção e vais perceber isso.

Segundo não recebeste advertência nenhuma. Eu, como usuário que sou, te disse que isso não ajuda em nada. Discordas? Meu msn está na assinatura, podemos conversar melhor sobre isso por lá.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Kinn em 12 Ago 2009, 17:21

Acho que o ponto principal da confusão é que o Nibelung se expressou mal no primeiro post e só depois lendo no orkut achei o que ele queria de fato com essa house rule. O link apareceu aqui, mas pode ser localizado facilmente por lá em uma das duas únicas comunidades de 4E.

Lá ele explica melhor que o ponto é mesmo manter o clima investigativo com raros encontros por dia, o que inviabiliza o impacto do gerenciamento de recursos entre cada ação.

Assim, como sugeriu alguém aqui, não recuperar os recursos mesmo em dias, seria como o stress de investigar quem raptou o duque de Fnordia para sacrifica=lo no dia do ritual de alinhamento entre Eberron e outra palavra cujo nome não me lembro, cria um espectro investigativo de tensão, onde recuperar os recursos seria como tirar férias enquanto os criminosos continuam agindo.

A proposta vale especialmente em jogos investigativos onde não se sabe onde o vilão se esconde, o que quer exatamente ou quando vai agir de novo. Por isso quotar o post1 não vale de nada. É preciso ver o contexto inteiro da discussão por aqui, para não gerar a confusão e exaltação de ânimos que surgiu.
Kinn

Mensagempor ferdineidos em 12 Ago 2009, 17:43

Phoenix escreveu:Não vejo motivo pra mudança. Prefiro simplesmente fazer os encontros mais difíceis pra compensar os recursos extras dos personagens.

É uma solução, mas aí obrigatoriamente você terá que colocar só quebra-pau hardcore na aventura. A vantagem da regra do nibelung é que até um conflito com uns capangas menores será mais perigoso.

Mas ei, aí vai de cada um...rs
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
ferdineidos

Mensagempor Kinn em 12 Ago 2009, 19:25

Nibelung escreveu:
Kinn escreveu:Ou tipo: o ritual vai ser daqui a um mês. Mas não sabemos onde, quem são os cultistas e qual dos tesouros do barão tentaram roubar três 3 vezes sem conseguir é a peça chave para que o ritual seja executado.

Ou algo tipo um seqüestro onde contatos ocorrem entre os dias e se o resgate não for pago, a vítima vai sendo devolvida aos pedaços, até ter morrido.

Ou a minha favorita, "Quando Férnia estiver alinhada com Eberron", um evento planar de difícil análise, e só determinar o prazo em si já demandaria um tempo razoável que eles talvez não tenham disponível.

Mas sim, a ideia é essa: Aventuras de longo prazo, onde ela não se resolve em "um dia". Uma briga com capangas na terça, uma tentativa de roubo na quarta, dois desafios de perícia na quinta, um assassino contratado na sexta...

Aqui resume o que ele queria dizer o que realmente era onde, como e porque aplicar a house rule.
Kinn

Mensagempor Hermes em 13 Ago 2009, 10:03

Ainda acho desnecessário. Seria mais lógico neste caso impor que um descanso extendido equivalesse a vários dias com os personagens tendo apenas atividades leves e não arriscadas.

Desta forma mesmo em uma campanha que você deseje extender por vários dias você não terá que fazer somente encontros difíceis e a restrição de tempo se dará de uma forma muito mais normal.
Hermes

Mensagempor Luminus em 13 Ago 2009, 10:43

No meu modo de ver, é mais fácil colocar a fortaleza do vilão a 7 dias de viagem do local onde os PC's usam como base.

Eu desacredito que necessite-se de uma REGRA desse tipo apresentada aqui...

E.
Luminus

Mensagempor Kinn em 13 Ago 2009, 20:19

Não não é. Vocês é que estão bitolados no modo dungeon crawn. A fortaleza do vilão e vizinha da padaria do Seu Manoel, e o vilão sobrinho do barbeiro, mas os jogadores não sabem disso. O vilão pode até saber quem são os heróis (especialmente se forem membros da autoridade local como um CSI medieval ou se forem do tipo pouco discreto em suas ações), mas até chegar na identidade do cultista que construiu uma identidade sólida e confiável na sociedade local, terão que investigar muito e ir no rastro do vilão antes que o plano mestre dele se realize (como o vilão maior da saga da Soul Society no anime Bleach - praticamente impossível de descobrir quem é sem chutes).

É esse tipo de proposta que ele está pensando, algo que usei muito no meu passado de mestre de Gurps, onde não havia necessidade de observar tal gerencialmento de recursos. Entendi a proposta dele e gostei da ação - acho até que seria legal de jogar nesse estilo, mas não é mais meu estilo de mestrar, já que gostei do dungeon crawn, mas quem sabe no futuro faça algo parecido...
Kinn

Mensagempor Torneco em 14 Ago 2009, 00:49

Como disse anteriormente, idéias que venham a reforçar essa regra seriam aumentar o tempo necessário pra um descanso prolongado de 6 horas pra mais, talvez até um dia inteiro, para dar a impressão de que é realmente necessário mais tempo para se recuperar, ou então, diminuir o benefício de um descanso prolongado.

Eu achei interessante a idéia, mas não acho necessário a uma regra tão específica para isso, afinal, cada caso é um caso, cada vilão tem seus planos e recursos.
Torneco

Mensagempor Kasuya em 19 Ago 2009, 10:42

Cara, achei essa idéia brilhante (pelo menos em teoria).

E tem uma aplicação direta em RPGs virtuais (eu adoro desenvolver softwares de games) e vou fazer um RPG assim, com certeza.

Isso tende a tirar aquela cena absurda que vê-se muito em uma mesa de D&D.

Mestre: "E aí, vocês pretendem seguir por qual caminho dentro da masmorra?"

Jogadores: "Estamos com poucos pulsos de cura e alguns já gastaram os poderes diários. Vamos domir!".

Mestre: ¬¬...

É importante esse tipo de mente, especialmente para os narradores de improviso, porque isso define uma regra mental para ele que o "obriga" a pensar em alguma coisa. Muitas vezes, o narrador passa a impressão de que o mundo está parado e que gira em torno dos jogadores (igualzinho video-game). Então se eles domirem, o mundo pára e espera eles acordarem.

Ou seja, pode não resolver os problemas de todo mundo, mas vai ajudar certos mestres que tem dificuldades para fazer os jogadores sentirem que o mundo não gira em torno deles.
Imagem
Kasuya

Anterior

Voltar para Sistemas e Cenários